TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Caminhos para Granja Viana com inovação, escuta e arte

22/08/2024



Cerca de 30 pessoas foram convidadas pelo Site da Granja e Movimento Transition Towns GV a participar de uma Roda de Conversa dinâmica sobre urbanismo, sonhos e receios sobre o futuro de nossa região.


O encontro aconteceu no sábado, dia 17/08 na Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade e a provocação do convite partiu do conto de 'Alice no País das Maravilhas':  “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”

Para nos ajudar com suas experiências amplas, estiveram presentes e em destaque os arquitetos e urbanistas, moradores antigos da região,  Sylvio Sawaya e Roberto Pompéia, ambos professores renomados que engrandeceram o debate, trazendo um panorama regional e pouco romântico.

Mulheres integrantes do Transition Towns GV conduziram o evento. Isabela Menezes, fundadora do Transition na região, Thereza Franco, do Site da Granja e Mariana Pedreira, empresária e pesquisadora de tecnologias sociais, utilizaram a técnica do “Aquário”, que propõe uma forma inovadora e eficaz para os papéis de fala e de escuta dos participantes em dois círculos. O de dentro com os arquitetos e três cadeiras vazias. As pessoas do círculo de fora podem ocupar o lugar de fala nas cadeiras do centro, sempre respeitando que uma cadeira precisa ficar vazia. 


Enquanto as falas aconteciam e se revesavam, Isabela mediava e Mariana anotava o que de mais importante aparecia. A revisão do passado para ressignificar o presente e pensar o futuro, nortearam o encontro. Falou-se sobre adensamento competente, como acontece em Paris com seus prédios de no máximo 7 andares. A Raposo Tavares e a mobilidade foram bastante discutidas e soluções com trilhos e transporte coletivo no entorno dela foi apontado como possibilidade ligando Cotia ao trem de Itapevi. Corredor de ônibus unindo Carapicuíba a Cotia, melhoria da malha viária para menor dependência da Raposo, circulação de ônibus dentro dos bairros, bolsões de estacionamento, revisão dos fechamentos de vias públicas, lembrando que a cidade é para todas as pessoas e que interesses pessoais não devem se sobrepor à mobilidade das soluções do coletivo. 


O encontro foi registrado por Marco Iarussi do Curta a Causa, produtora especializada em promover audiovisuais a favor do desenvolvimento socioambiental, para compor o documentário “Caminhos da Granja”, iniciativa que ganhou em primeiro lugar  na modalidade “Curta metragem”. O documentário “Caminhos da Granja Viana” está entre os projetos premiados pelo Edital 01/|2023 “Mãe Alcina”, lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia com recursos da Lei Paulo Gustavo/Cotia. A equipe do projeto é composta por Andréia Lopes, Thereza Franco, Ana Alcantara, Mauricio Orth, todos dos Site da Granja, e os estagiários Jhulia Martins e Tui, vindos de escola da Rede Pública de Cotia.


“A roda de conversa foi muito rica , a facilitação da Isabela e Mariana foram fundamentais para o sucesso. O futuro é incerto e não vai ser fácil, mas sem dúvida o que foi percebido por todos, inclusive pelos urbanistas, é que temos uma inteligência, uma comunidade pensante que, organizada, pode prever e amortizar este impacto”, diz Thereza Franco, idealizadora do projeto.


O lançamento do documentário “Caminhos da Granja” será em breve. Aguardem!



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR