05/07/2024
A vida de Renato e Adriana foi colocada do avesso quando o sr. José Osmar Costa sofreu um sério AVC (Acidente Vascular Cerebral) e, após um mês de internação, precisou de cuidados 24hs em sua própria casa. Uma fatalidade que necessita de apoio e tranquilidade de todos os lados, mas muitas vezes não há clareza e consenso da família para lidar com essa nova realidade.
Esse foi o grande motivo para Renato, que atua como comunicador na área da saúde há duas décadas, resolver pesquisar sobre cuidados em casa e enfermagem específica, com segurança e profissionalismo. “Após o desespero de situação que nunca tínhamos passado antes, decidimos contratar uma pessoa indicada para resolver imediatamente. Ela tinha boa vontade, mas deixou meu sogro cair e quase cair várias vezes. Só a boa intenção não é suficiente”, relata Renato, que abriu no final de 2023 a Padrão Enfermagem em Cotia.
Essa pessoa contratada para cuidar de outras pessoas dentro de uma casa tem formação para exercer essa função? Passou por treinamentos? Tem ficha limpa? E o vínculo empregatício? Essas são algumas das questões que passam pela família, mas que não se tem tempo, energia e experiência para resolver. Ao contratar uma empresa de RH na área da saúde, ela oferece segurança e intermedia a mão de obra especializada, garantindo respaldo jurídico e controle de qualidade para profissionais e clientes.
Propósito, seleção e saúde
A Padrão Enfermagem existe desde 2011, com 62 franquias em 13 cidades do país. A rede oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana e possui um rigoroso processo de recrutamento e seleção, disponibilizando profissionais qualificados e preparados. “Nosso processo seletivo se dá em 3 fases. Primeira fase, passa por inscrição pelo site onde deixará as informações sobre habilidades, formação e experiências. A segunda fase, eu faço uma reunião on line para sentir a pessoa e captar outros detalhes. Para pessoal da enfermagem ainda tem uma avaliação presencial de habilidades. Por último, colhemos os certificados, antecedentes criminais, checagem de referência e então essa pessoa está apta a participar do banco de agenciados”, explica a enfermeira Cleo Alves, sócia da Padrão Enfermagem de Cotia.
Cleo, além de ser responsável pela seleção de profissionais, é também a porta de entrada para contratação, pois ela vai pessoalmente conhecer a casa, entender as necessidades da família, as características de cada realidade e assim dá o “match” e seleciona o cuidador (a) ou enfermeiro(a) que mais combina com aquele perfil. “Tenho o trabalho com pessoas idosas como propósito mesmo, sabia disso desde o meu TCC sobre Casas de Longa Permanência, muitos anos atrás”
Cuidados além da enfermagem
A Padrão Enfermagem tem parcerias com fisioterapeutas e dentistas, além de cuidadores(as) que agregam a função de motorista ou de cozinheiro(a), nos casos da pessoa idosa morar sozinha. Levam para consultas e exames, acompanham prontuário, realizam procedimentos e outras necessidades particulares de cada caso para deixar todas as pessoas envolvidas mais tranquilas e seguras.
Padrão é legal
Após Renato e Adriana passarem pela experiência de uma cuidadora despreparada, contratarem uma empresa de homecare que não oferecia proteção jurídica. Cleo se inscreveu para se tornar franqueada e informou Renato que ele seria o sócio. “Quando Cleo, que confio muito, me apresentou a Padrão, aceitei na hora. Vi solidez, comprometimento e vinha ao encontro de uma necessidade cada vez mais presente no nosso país que acaba de inverter a pirâmide etária”, diz Renato, que divulga seu negócio com empolgação de cliente satisfeito, já que quem cuida de seu sogro é a equipe da Padrão Cotia.
Outro fator de tranquilidade é relacionado às faltas. Se algum imprevisto acontecer e a pessoa que trabalha cuidando não pode comparecer, a Padrão tem uma profissional contratada à disposição para atuar nesse tipo de situação.
WhatsApp: (11) 96607-1357
Saiba mais: padraoenfermagem.com.br
Siga nosso Instagram: @padraoenfermagemcotiasp
cotia@padraoenfermagem.com.br