TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Barueri preserva O município de Barueri está investindo cada vez mais em ações ambientais.

24/06/2010








O município de Barueri está investindo cada vez mais em ações ambientais. O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Antônio Carlos Pasinato, está propondo uma revolução ecológica em seu município, tanto nas escolas, quanto na própria secretaria.

A maior parte das ações visa conscientizar os cidadãos a tomar atitudes que preservem o meio ambiente: "procuramos realizar programas principalmente para as crianças, para que elas não cometam erros futuros", contou Pasinato.

Além das escolas estimularem a educação ambiental e contar com uma biblioteca verde, toda quinta-feira as crianças podem assistir filmes com diversos temas ambientais na Secretaria do Meio Ambiente.

O aluno também pode conhecer a nascente pedagógica e as oficinas ambientais, onde se aproveitam latinhas para trabalhos artesanais.

As escolas recebem técnicos ambientais para o plantio de árvores, "já foram plantadas quase 3 mil mudas dentro das escolas", informou Pasinato. Ao todo, segundo ele, existem mais de 30 mil árvores na cidade.

O Secretário nos conta ainda que as escolas organizam uma dinâmica do lixo, para mostrar como é feito o processo de separação do lixo reciclável. "É importante que os alunos saibam que cerca de 116 pessoas que trabalham na cooperativa dependem disso", acrescenta.

Os adultos também são incentivados a preservar os recursos naturais. Pasinato afirmou que todos os carros da frota municipal passam por uma inspeção veicular e o município está gradativamente substituindo as sacolas plásticas pelas retornáveis.

Há ainda a "Cidade do Bem", uma caminhada organizada com o objetivo de orientar a população a não jogar lixo na rua.

Outro trabalho de conscientização, para que haja apenas esgoto tratado na região, é o "Se liga na rede", um projeto da Prefeitura em parceria com a Sabesp, em que esta leva o esgoto tratado à casa do cidadão e a prefeitura o incentiva a fazer a ligação.

O Barueri Sustentável é um projeto que engloba todos os funcionários públicos municipais, "a ideia é que cada secretaria separe o lixo orgânico, economize água e energia", explicou Pasinato. Todas as secretarias precisam reduzir 10% de suas despesas durante o ano. A cada 6 meses é feita uma avaliação e as secretarias podem até ser premiadas.

De acordo com o secretário, todas essas ações visam o bem estar do cidadão. Ele contou que as nascentes e as áreas degradadas também estão sendo recuperadas, "18.886 árvores foram plantadas nessas áreas em 2007".

Apesar de tudo isso, o município de Barueri ainda precisa melhorar muito nas questões ambientais. A última posição no ranking do Município Verde Azul, projeto que avalia o desenvolvimento ambiental dos municípios, foi 348º. Mais uma razão para a Secretaria do Meio Ambiente se empenhar com tanto entusiasmo para reparar as falhas e cuidar cada vez melhor do seu patrimônio ambiental.


Marina Novaes


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR