TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Autismo foi tema da abertura da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

25/08/2021


No mês em que é lembrado o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (22 de agosto), a Prefeitura de Cotia realiza uma programação especial na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla entre os dias 21 e 28. Por conta da pandemia, os eventos não são abertos ao público.

Nos dias 21 e 22, foram divulgadas informações sobre o tema nas redes sociais da Prefeitura com o objetivo de conscientizar o público, e no dia 23, uma palestra sobre 'Acessibilidade e Inclusão para o Autismo', com Amanda Ribeiro, abriu a programação que faz parte do calendário do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPcD).

O evento contou com a presença da vice-prefeita, Ângela Maluf, do secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Roberto Mastromauro, e da presidente do CMDPcD, Darlene Pires.

A palestra aconteceu no auditório do Paço Municipal para um grupo de convidados composto por profissionais da saúde e da educação, mães de autistas e colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Social. Amanda Ribeiro, que é mãe de um autista e especialista e Intervenção Precoce do Autismo pelo CBI of Miami (Child Behavior Institute) abordou temas como: Acessibilidade Básica, PcD e Autismo, Prevalência, Deficiências Não-Visíveis, entre outros.

"Incentivar o processo de transformar o conhecimento em ação é algo que conduz o nosso trabalho na secretaria com os projetos sociais e as parcerias com as instituições. Sabemos que ainda há muito a conquistar, e pensando nisso, estamos sempre abertos a novas ações", disse a Secretária de Desenvolvimento Social e Presidente do Fundo Social, Mara Franco.

Camila Figueiredo, psicopedagoga e professora do CEUC EE. Diego C. B. Camargo, acompanhou e ficou satisfeita com a palestra. "Em tempos atuais, com a necessidade de informação, é bastante gratificante ter e participar de eventos que abordam sobre a pessoa com deficiência. Esta palestra se tornou extremamente útil, com uma linguagem simples, sensível e um conteúdo de experiência de vida. Isso faz com que nos tornemos multiplicadores de informações neste contexto", comentou.

Presente ao evento, Paula Mouratório, Pedagoga/neuropsicopedagoga e idealizadora do Espaço Neurocrescer, destacou a importância da visibilidade ao tema. "Muitas pessoas acham que a pessoa com deficiência é incapaz de realizar diversas tarefas cotidianas, e acabam tratando essas pessoas de forma 'diferente' e às vezes até preconceituosa, porque não têm conhecimento. O evento coloca em evidência a pessoa com deficiência e promove a oportunidade de a sociedade compreender melhor essa questão", avaliou.

Nos próximos dias, novos eventos estão previstos dentro da programação.

Programação:

25.08: Tema: Inclusão no Trânsito / evento fechado

Palestrantes: Agente de Trânsito Municipal Reinaldo Souza e Dr. Leandro Mathias (OAB)

26.08: Tema: A pessoa com deficiência e as possibilidades de atuação educacional / evento fechado.

Palestrante: Prof. Doutora Maria Cecilia de Moura – Fonoaudióloga Clínica. Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP.  Coordenadora do Comitê de Língua de Sinais e Bilinguismo para Surdos da SBFa. Vice-presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia gestão 2014-2016. Autora do livro: O Surdo – Caminhos para uma nova identidade

27.08: APAE COTIA (parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente)

Projeto Horta Solidária com atendidos da APAE / evento fechado.

27.08: Tema: A importância da atividade física para a pessoa com deficiência / evento fechado.

Palestrante: Dr João Baptista - Ortopedista 


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR