TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Asfalto ecológico Cotia pode ter em 2011, boa parte de suas ruas pavimentadas com asfalto ecológico.

10/11/2010








Cotia pode ter em 2011, boa parte de suas ruas pavimentadas com asfalto ecológico. Pelo menos esse é o desejo do Secretário de Obras, Benedito Simões, que explicou ao cotiatododia, como é o processo de criação deste pavimento, que usa restos de materiais, como entulho moído e raspas de asfalto e é entre 50 e 60% mais barato que o asfalto convencional. Ele tem alta resistência, durabilidade, maior aderência dos pneus e melhor drenagem e escoamento da água.

Uma experiência já foi feita na cidade, em um trecho entre a Estrada da Represinha e Estrada da União, região que será utilizada como desvio quando houver interdição parcial da Avenida Odair Pacheco Pedroso, para a elevação da ponte próxima ao CT do São Paulo.
Cerca de 55 mil m² serão aplicados ainda este ano, antes da época de chuvas, em ruas de terras e morros e em regiões de risco.

O processo para se ter o produto não é complexo, mas exige o uso de uma usina móvel, que faz a moagem do entulho ou a raspa de asfalto (produto obtido através da fresagem do asfalto, que é feita quando a via recebe uma nova camada de pavimento). É usado um ou outro desses dois materiais na composição. Ainda compõe o asfalto ecológico, pó de pedra, cimento (usado para dar liga) e pneu velho.
A raspa de asfalto usada no trecho experimental foi doada pela concessionária CCR, que destinou toneladas do material para a Prefeitura.

A usina móvel tem capacidade para criar 200 toneladas/hora de pavimento e é de uma empresa contratada pela Prefeitura. Segundo Simões, não é viável comprar uma máquina dessas, pois a capacidade de produção dela é além do necessário para a cidade e seria totalmente deficitária: "Se for para produzir só para Cotia, não tem viabilidade econômica", disse.


Concessão Mista pode dar asfalto a custo zero ao município

Simões sugeriu ao Prefeito Carlão Camargo, que faça uma concessão mista com a iniciativa privada, que possa operar a usina de asfalto de Cotia, produzindo asfalto normal e ecológico.

A Prefeitura teria participação nos lucros, o que faria cobrir os custos da pavimentação feita normalmente no município, que custa aos cofres públicos, cerca de R$ 6 a 7 milhões/ano. A empresa privada exploraria a usina e em contrapartida o asfalto usado na pavimentação de novas ruas e operações tapa-buracos, sairia a custo zero para Cotia.

A meta de produção de asfalto normal para 2011 é de 24 mil toneladas, que já está na programação de obras do município para o ano que vem, disse o secretário.

Fonte: Cotiatododia



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR