TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Apae Cotia atenderá mais adultos A Apae de Cotia, referência em atendimento a pessoas com deficiência intelectual, assinou convênio com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Cotia para atender a 80 adultos com mais de 30 anos, a partir de fevereiro.

17/01/2018








A Apae de Cotia, referência em atendimento a pessoas com deficiência intelectual, assinou convênio com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Cotia para atender a 80 adultos com mais de 30 anos, a partir de fevereiro. 

Eles são oriundos da Escola Especial Cristian Bazillio Camargo que, por força de lei federal, não poderá mais atender alunos com mais de 30 anos. Luzia Rodrigues, coordenadora pedagógica da Apae de Cotia, explica que as escolas de educação especial, como existem na instituição, atendem pessoas com deficiência intelectual com até 30 anos de idade, desde que estejam matriculados até o 5º ano do Ensino Fundamental. “Para os alunos acima desta faixa etária, são criados outros programas vinculados a Assistência Social, como o que vamos ter aqui, pois a educação é um direito de todos, de acordo com nossa Constituição. Estes adultos encerraram o ciclo na escola, mas merecem ter seu espaço e suas atividades”, lembra a pedagoga. 

Denominado “Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos”, o programa irá atender a 80 pessoas com até 55 anos de idade, de segunda a sexta-feira, em dois períodos, manhã e tarde. Mas não em caráter de escola tradicional, e sim com atividades diversas, que visam melhorar o desenvolvimento das pessoas. 

As atividades contemplam musicoterapia, oficinas de dança, karatê, fisioterapia e atividades físicas, além de acompanhamento psicológico e de serviço social. Elas serão oferecidas de acordo com a disponibilidade da instituição e seus profissionais. 

Para o presidente da Apae de Cotia, Paulo Generoso esse convênio reforça a importância social da entidade. “Somos uma das poucas instituições da região com capacidade para diagnosticar e atender pessoas com deficiência intelectual. E com esta parceria, vamos ampliar o atendimento e legitimar ainda mais o objetivo da nossa missão, que é propiciar qualidade de vida para a pessoa com deficiência”, afirma. 

Para atender estes 80 novos adultos, Generoso diz que serão utilizadas duas salas, que passarão por reforma e adequação. Uma delas será no novo prédio, anexo a atual sede, construído recentemente com a doação de uma empresa. Neste novo prédio ficarão também a administração e o bazar. 

“Teremos mais dois profissionais e alimentação balanceada para esse atendimento”, comentou Generoso. Ainda para cobrir os custos do programa, a Secretaria de Assistência Social por meio do Fundo Social repassará o valor anual de R$ 220 mil para a Apae. 

O anúncio da parceria foi feito pelo secretário da Educação de Cotia, André Vasques, que afirmou na ocasião que entende que esta mudança gera desconforto para os familiares. “Estamos falando de outra unidade, de outro local, não serão salas de aula e sim oficinas, mas é o que a lei nos permite”. Mas complementa: “O convênio com a Apae não é uma medida paliativa”. O secretário comentou que após a colocação destes alunos na instituição, vai trabalhar em um Projeto de Lei Municipal, que contemple melhorias para a parceria e vamos encaminhar para apreciação da Câmara. 

Inscrições e matrículas 

Os ex-alunos da escola especial não serão transferidos automaticamente para a Apae de Cotia. Pais e responsáveis deverão manifestar interesse fazendo a matrícula. As inscrições começaram na segunda-feira (15) e vão até sexta-feira, 19 de janeiro, das 7h às 12h, direto na sede da Apae, que fica na rua Eurícledes Formiga, 50, Jardim Claudio. As pessoas que não utilizarem o Transporte Escolar Gratuito (TEG) serão atendidas pelo cartão Bom Especial, de acordo com legislação da Assistência Social. Os documentos necessários para inscrição, são: 
• Documento pessoal do usuário; 
• Documento pessoal do responsável; 
• 1 foto 3X4; 
• Laudo médico atualizado; 
• Comprovante de residência. 

Sobre a Apae de Cotia 

Associação de Pais e Amigos do Excepcional é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é garantir às pessoas com deficiência um espaço digno na sociedade. Em Cotia, a Apae abriu as portas em maio de 1989 e atualmente atende cerca de 240 pessoas entre crianças e adolescentes, que são atendidas por equipe multidisciplinar em diversos programas e atividades. Para manter as atividades, a Apae de Cotia, assim como todas as outras no Brasil, conta com recursos da iniciativa privada e parcerias com governos municipal, estadual e federal. 

Acompanhe pelas redes sociais 
www.apaecotia.org.br | Facebook/apaedecotia | Instagram @apaedecoti




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR