TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

23/01/2020

Aniversário de São Paulo

Roteirão de atividades culturais gratuitas para curtir com toda a família


Neste sábado (25), a nossa capital completa  466 anos e a festa é de todos nós! Quem não curte um passeio em Sampa? Mesmo apaixonados pela nossa região, estamos sempre dando um pulinho por lá, não é mesmo? E neste final de semana a cidade está recheada de opções culturais, inclusive gratuitas. Só a Prefeitura da Cidade promove mais de 300 atividade entre shows, palestras, cinema, dança, circo, teatro, programação infantil, debates e roteiros de memória distribuídos por cerca de 150 pontos em todas as regiões da cidade.

A programação de aniversário integra o Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Entre as atividades programadas na região central, o destaque é o Grande Cortejo Modernista. Na festa da cidade cabem todos os ritmos e gêneros: da cultura indígena, passando pelo forró, pelo hip hop, pelo samba, erudito e rock, até atrações de música brasileira e carnaval.

Participam desse espetáculo itinerante a céu aberto artistas como Elba Ramalho com Bixiga 70, Karol Conka, Rashid, Ney Matogrosso, Skank, Demônios da Garoa e a bateria da escola de samba Vai-Vai. Para dar vida a personagens históricos, foram convidados atores como Pascoal da Conceição, interpretando o escritor Mário de Andrade. A Orquestra Sinfônica Municipal, o Coro Lírico, o Balé da Cidade de São Paulo e o Coral Indígena Guarani Amba Vera também integram a apresentação.

A abertura do cortejo será no Páteo do Colégio, às 14h, e o itinerário inclui o Largo São Bento, Rua Líbero Badaró, Avenida São João, Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo - onde fica o Theatro Municipal de São Paulo -, Largo do Paiçandu, esquina das avenidas Ipiranga e São João e Praça da República. O público é convidado a percorrer pontos históricos e lugares de memória que se relacionam com a cultura brasileira em todas as suas formas.

Entre as atividades descentralizadas, que acontecem nas cinco regiões da cidade, está o show de Emicida, no Palco Praça Brasil, na Zona Leste. Depois de duas apresentações que lotaram o Theatro Municipal, no ano passado, para a gravação do DVD “AmarElo”, o cantor retorna para uma apresentação ao ar livre no aniversário da cidade. O espetáculo foi o vencedor da categoria melhor show do prêmio APCA 2019. O rapper concebeu este trabalho “como quem manda cartas de amor”. No repertório, a faixa-título “Eminência Parda”, entre outras canções, além de músicas que marcam seus dez anos de carreira.

Na Freguesia do Ó, Zona Norte, o tradicional grupo de forró paulistano Falamansa se apresenta às 19h com diversos sucessos que marcaram o início dos anos 2000, entre eles, “Rindo à Toa” e “Xote da Alegria”. O grupo faz ainda versões de canções conhecidas nas vozes de Luiz Gonzaga e Alceu Valença. Na sequência, sobe ao palco o grupo de forró Rastapé. Com 20 anos de carreira, a banda Rastapé lançou recentemente as canções “Contando as Horas” e a regravação de “Vou te Levar”, música do rapper Fábio Brazza e Vulto.

Outro espaço que recebe programação nesse dia é o Centro Cultural da Juventude. Um grande encontro de talentos da nova geração do rap com Drik Barbosa, Kamau e Rashid. A carreira da MC, que participou, em 2015, da música “Mandume” de Emicida, começou na Batalha do Santa Cruz, na qual desenvolveu suas habilidades no freestyle, método baseado na improvisação. Da mesma fonte, vieram também Rashid, Projota e o próprio Emicida. Uma das principais referências entre o rap clássico e o contemporâneo, Kamau é um dos principais nomes do gênero no Brasil. Rashid, que significa “justo” e “corretamente guiado” em árabe é um rapper que tem uma carreira musical recente, mas já muito sólida. Seu primeiro álbum foi lançado em 2016, mas o rapper já se tornou referência no segmento, principalmente em São Paulo, onde nasceu. Seu mais recente trabalho, “Tão Real”, é multiplataforma, com conteúdos disponíveis em podcast e também como documentários, além das faixas musicais.

No Butantã, Zona Oeste, a programação começa às 14h com o grupo Samba Rock Santo Amaro formado por alunos de uma oficina realizada na própria Casa de Cultura. Na sequência, às 15h20, o grupo “Eu soul sambarock” relembra os bailes das periferias de São Paulo desde a década de 1960. Às 16h, a banda Sandália de Prata apresenta seu novo disco, “Maloqueiro e Elegante”. O encerramento fica com a cantora Paula Lima, às 18h. Com foco no samba-rock, o repertório traz canções como “Mil estrelas” e “Meu guarda-chuva”.

Ainda na Zona Oeste, no Centro Cultural Tendal da Lapa, às 19h, o cantor Marcelo Jeneci apresenta seu novo disco, “Guaia”, voltando às origens ao homenagear o bairro em que cresceu, Guaianazes. Para apresentar o terceiro álbum, Marcelo Jeneci (voz, sanfona e teclados) sobe no palco acompanhado por Rafa Cunha (bateria e samplers). No repertório, seus maiores sucessos e as novas canções “Aí Sim”, “Oxente” e “Redenção”, entre outras.

O samba dá o tom da programação do M’Boi Mirim, na Zona Sul. A partir das 18h, a programação começa com a Equipe Black Mad, grupo fundado por Mauricio Black Mad e que traz uma apresentação de dança e música em ritmos como soul music e funk. Na sequência, às 20h, será a vez de Rodriguinho, ex-vocalista do grupo Travessos, que apresenta a turnê “30 anos, 30 sucessos”. Neste show, ele relembra canções que fizeram sucesso no grupo como “Tô te filmando (Sorria)” e “Quando a gente ama”. Quem encerra as apresentações neste palco é o grupo de samba Art Popular, às 21h. Músicas como “Pimpolho” e “Fricote” estarão no repertório.

Grande cortejo modernista

·         12h – Páteo do Colégio: abertura do espetáculo com José Rubens Chachá como Oswald de Andrade. Apresentação do Coral Guarani Amba Vera, seguida da saída do cortejo

·         13h - Show com Elba Ramalho e Bixiga 70 e cortejo com dançarinos e performers até o Largo São Bento

·         14h – Show com Karol Conka, Rashid, bboys, bgirls e DJs no Largo São Bento, seguido de cortejo até a Líbero Badaró

·         14h40 – No Edifício Sampaio Moreira (Rua Líbero Badaró, 340), os personagens Mário de Andrade (Pascoal da Conceição) e Anita Malfatti (Virgínia Cavendish) participam de intervenção

·         15h – Balé da Cidade se apresenta na Praça do Patriarca, reunindo coreografias inspiradas na obra de Tarsila do Amaral, ao som do grupo Aerogroove; atriz Rosi Campos, como Tarsila do Amaral, apresenta os bonecos gigantes da Cia. PiA FraUs, inspirados em obras do modernismo brasileiro

·         15h30 – Nas sacadas da Prefeitura, o grupo Demônios da Garoa apresenta clássicos do samba paulistano. Do saguão do prédio, surge a Escola de Samba Vai-Vai, que conduz o público pelo Viaduto do Chá

·         16h00 – Nas sacadas do Theatro Municipal, Marcos Palmeira interpreta o maestro Heitor Villa-Lobos; João Carlos Martins rege a Orquestra Sinfônica Municipal, com os musicistas usando chinelos, em alusão ao ocorrido na Semana de 22; bloco Pagu segue o cortejo até o Largo do Paissandu;

·         17h30 – No Largo Paiçandu, o boneco do Piolin observa o cortejo com artistas circenses;

·         18h00 – Na Galeria do Rock, a banda Skank faz um show especial, revisitando seus grandes sucessos; depois, o bloco Pagu conduz o público até o cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João;

·         19h30 – Na esquina das Avenidas Ipiranga e São João, Ney Matogrosso faz show de voz e piano (com Leandro Braga);

·         20h30 – Pela Avenida Ipiranga, o bloco Baixo Augusta embala os participantes com ritmos carnavalescos até a Praça da República, anunciando o Carnaval de Rua de São Paulo.

·         PRAÇA BRASIL - ZONA LESTE

Endereço: Cohab 2 - Itaquera - Praça Brasil - Av. Nagib Farah Maluf, Jardim Bonifácio

Horário: 16h até 21h

Programação: Reggae Little Lions (infantil), Banda Caminho Suave e Emicida

·         CASA DE CULTURA DO BUTANTÃ - ZONA OESTE

Endereço: Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri

Horário: 14h até 20h

Programação: Samba Rock Santo Amaro, Eu Soul Sambarock, Sandália de Prata, Cantinho do Samba Rock e Paula Lima


·         TENDAL DA LAPA - ZONA OESTE


Endereço: Rua Guaicurus, 1.100 - Água Branca

Horário: 19h

Destaque da programação: Marcelo Jeneci


·         CASA DE CULTURA DA FREGUESIA DO Ó - ZONA NORTE

Endereço: Rua Simão Velho, Vila Albertina

Horário: 14h até 22h

Programação: Miro de Melo e os Bregapunks, Falamansa e Rastapé


·         CASA DE CULTURA M’BOI MIRIM - ZONA SUL

Endereço: Av. Inácio Dias Silva, s/nº - Piraporinha

Horário: 18 até 22hs

Programação: Rodriguinho, Art Popular, Na Palma da Mão


MASP Na Faixa


O MASP, na Avenida Paulista, terá entrada gratuita neste sábado e funciona com horário estendido, das 10h às 22h. Lá, o visitante pode conferir cinco exposições!


Da Vinci no Ibirapuera


No dia 25, o Parque Ibirapuera vai receber a exposição ""Da Vinci Experience e Suas Invenções", com entrada gratuita. A mostra é dividida em quatro núcleos - "Sala das Máquinas", "Área Self", "Realidade Virtual" e "Sala Imersiva" -, que apresentam obras do artista italiano em projeções e realidade virtual. A exposição fica no local até o dia 22 de março.

Tour do CCBB


Para conhecer a história de Sampa de perto, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) promoverá visitação ao centro histórico da cidade. Nos próximos sábado (25) e domingo (26), o público será convidado a percorrer um trajeto que passa por diversos monumentos tombados para apresentar a história da metrópole. No sábado, serão feitas três caminhadas, com cerca de duas horas de duração, saindo às 10h, 12h e 14h. No domingo, as atividades terão início às 10h e às 14h.

O CCBB fica na Rua Álvares Penteado, 112, no centro paulistano. Lá, também é possível ver uma exposição da artista japonesa Chiharu Shiota, chamada "Linhas da Vida". Ela ocupa quatro andares do prédio com desenhos, fotos, vídeos e instalações.


Musicais do Cinema no MIS


Celebrando os 466 anos da capital paulista, o MIS oferece entrada gratuita ao público na exposição Musicais do Cinema durante o dia 25 de janeiro. Na data, o MIS funciona das 10h às 19h (permanência até as 21h no espaço expositivo). Concebida pelo Musée de la Musique -– Philharmonie de Paris, a exposição traça um panorama sobre o universo do gênero musical no cinema nacional e internacional, desde os primórdios do cinema musicado até obras recentes, como o premiado La La Land (2016) e Rocketman (2019), cinebiografia de Elton John. Se você visitar a exposição, não deixe de compartilhar as fotos com as hashtags #musicaisnomis e #mis_sp.

Ingressos: A distribuição de ingressos se inicia com a abertura da bilheteria às 9h30; Máximo de 4 ingressos por pessoa;

Sujeito a disponibilidade conforme lotação do espaço.


Show do Supla no Shopping Light


O 4º Festival da Cerveja Artesanal acontece nos dias 24, 25 e 26 de janeiro no Rooftop do Shopping e tem entrada gratuita. O destaque da nova edição é a apresentação de Supla, que apresenta seus maiores sucessos no dia 25, a partir das 12h enquanto os visitantes brindam com o que há de melhor no ramo cervejeiro. No dia 24 de janeiro, o Festival terá um happy hour com início às 18h, muita cerveja gelada e discotecagem ambiente para quem quer brindar a sexta-feira ao som da Banda Ralé e Charlie Brown Jr Cover. Já no dia 25, aniversário de São Paulo, a apresentação fica por conta de Supla, Vim de Marte e Appleheads. Dia 26 tem o show da Bohemian Rock, cover da banda inglesa Queen.

Entre as marcas presentes estão cervejarias artesanais famosas pelo sabor único e características próprias. Nomes como Queens, Maisen, Bamberg, Madalena, Vilas e Van Beer apresentam suas deliciosas bebidas feitas com um rigoroso processo de produção, foco na qualidade e fermentação natural do produto. Além disso, o evento conta com deliciosas opções de alimentação como hambúrgueres artesanais, sobremesas e sorvetes. Os pequenos podem curtir também um espaço kids especial com cama elástica e piscina de bolinhas.

O Shopping Light é um espaço ao ar livre com vista privilegiada para todo o Vale do Anhangabaú, de frente a dois dos cartões-postais da cidade, o Theatro Municipal e o Edifício Matarazzo, hoje sede da Prefeitura de São Paulo, proporcionando um clima incrível.

O evento tem entrada gratuita. O Shopping Light fica na Rua Cel. Xavier de Toledo, 23, no Centro de São Paulo. Mais informações:  http://www.oshoppinglight.com.br.

SERVIÇO:

"4º Festival da Cerveja Artesanal"

Data: 24, 25 e 26 de janeiro

Horário: sexta-feira, das 18h às 22h; sábado, das 12h às 22h; domingo, das 12h às 18h.

Local: Rooftop - Shopping Light (R. Cel. Xavier de Toledo, 23 - República - São Paulo/SP)

Entrada: Gratuita


Museu da Casa Brasileira


Para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, preparou uma programação especial. No dia 25, das 10h às 18h, os visitantes poderão visitar as exposições em cartaz, assistir a um concerto e ainda participar de uma oficina com o Educativo MCB. Para quem gosta de história, a exposição 'A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado' é um verdadeiro passeio para compreender as transformações urbanas da cidade na primeira metade do século 20, já que os primeiros moradores da casa que hoje abriga o museu, o casal Renata Crespi e Fábio Prado, foram protagonistas nas mudanças históricas, culturais e urbanísticas de São Paulo. A mostra conta com peças usadas por eles no período em que viveram no imóvel.

A Orquestra Instituto GPA também fará parte da programação especial e iniciará os trabalhos da 21a. temporada do projeto Música no MCB. O concerto no terraço do Museu celebra os 466 anos da terra da garoa com início às 11h. O repertório será composto por grandes obras como Happy Birthday Variations (arr. Hugo Ksenhuk), Rock around the Clock (James Myers e Max Freeman) e canções especiais como Sampa (Caetano Veloso) e Trem das onze (Adoniran Barbosa).

E que tal sentir o clima praiano no meio da Avenida Brigadeiro Faria Lima? O Educativo MCB oferecerá, das 14h30 às 16h30, a oficina Casa na Praia. Os participantes – adultos e crianças – poderão se divertir com atividades como frescobol, peteca, frisbee, esguicho, banho de sol e esculturas de areia, ao som de Tom Jobim, que também comemoraria mais um ano de vida no dia 25 de janeiro e recebe esta homenagem. Os educadores prometem ainda uma atividade surpresa para o dia.

Para fechar o feriado no MCB, vale aproveitar a visita para conhecer as exposições Concurso do Cartaz, 33º Prêmio Design MCB, Remanescentes da Mata Atlântica e Acervo MCB e o painel Pioneiros do Design Brasileiro – José Zanine Caldas.   

SERVIÇO:

Aniversário de São Paulo no MCB

25 de janeiro, sábado

- Visitação às exposições em cartaz das 10h às 18h.

- Concerto com a Orquestra Instituto GPA, às 11h.

- Oficina Casa na Praia, das 14h30 às 16h30.

 Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705

Tel.: (11) 3032-3727

 VISITAÇÃO AO MUSEU

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | mcb.org.br


Walking Tour pelo centro da cidade


O tradicional evento, promovido pelo Shopping Light, que acontece todo último domingo do mês, ganha edição especial em comemoração aos 466 anos de São Paulo. Com a orientação de guias de turismo, o passeio passa por pontos históricos da cidade como Theatro Municipal, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Igreja de Santo Antônio e outros pontos importantes. Para participar, é necessária a inscrição pelo telefone (11) 3154-2299 ou pelo e-mail recepcao.light@gazitbrasil.com. As inscrições são limitadas a 300 vagas.

Os participantes serão recepcionados no Novotel Jaraguá e para dar às boas vindas, receberão um kit especial com itens de café da manhã e uma mochila personalizada, tudo isso para manter a energia e a animação durante todo o passeio. Após o encontro, inicia-se o Tour Externo, com grupos divididos e acompanhados por guias de turismo bilíngues e intérprete de libras e que passa pelos principais pontos turísticos do Centro de São Paulo. Em seguida, inicia o Tour Interno pelo Shopping Light, que reúne fatos incríveis da década de 1920.

Mais informações sobre o "Walking Tour Edição Especial Aniversário de São Paulo" estão no http://www.oshoppinglight.com.br.

SERVIÇO:

"Walking Tour Edição Especial Aniversário de São Paulo"

Data: 25 de janeiro a partir das 10h (é recomendada a presença com 30 minutos de antecedência)

Realização: Shopping Light (ponto de encontro do tour: Novotel Jaraguá - Rua Martins Fontes, 71 - Centro Histórico de São Paulo)

Entrada: gratuita (necessária inscrição prévia pelo telefone (11) 3154-2299 ou e-mail recepcao.light@gazitbrasil.com - 300 vagas disponíveis)


Pedaladas Noturnas em Sampa


O Bike Sampa, sistema de bicicletas compartilhadas operado pela Tembici com o patrocínio do Itaú Unibanco, organizou um passeio ciclístico e cultural gratuito pela cidade, em parceria com o Bike Tour SP.  Durante o passeio, as laranjinhas estarão decoradas com luzes LED e disponíveis para os interessados em participar da pedalada, que vai passar pelos principais pontos do conhecido triângulo histórico de São Paulo, no centro. Os interessados em participar devem ser maiores de 18 anos, fazer a inscrição pelo site da Eventbrite e levar 2kg de alimentos não-perecíveis.


 

Pesquisar




X























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR