TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Animais e As festas de fim de ano costumam ser um pesadelo para animais de estimação, principalmente os cães, que sofrem com o barulho excessivo proveniente das explosões dos fogos de artifício.

19/12/2012








As festas de fim de ano costumam ser um pesadelo para animais de estimação, principalmente os cães, que sofrem com o barulho excessivo proveniente das explosões dos fogos de artifício. De audição aguçada e sem entender o motivo de todo o barulho, eles se desesperam. Vejam os principais acidentes ou problemas que os fogos de artifício podem trazer para os animais de estimação:

*Fugas, perdidos eles podem ser atropelados ou mesmo provocar acidentes.
*Mortes, enforcando-se na própria coleira quando não conseguem rompê-la para fugir, ou mesmo ao tentarem passar por vãos pequenos, ou ainda atirando-se de janelas, atravessando portas de vidro, batendo a cabeça contra paredes ou grades.
*Ferimentos, quando atingidos ou quando abocanham rojão, achando que é algum objeto para brincar.
*Traumas emocionais, resultando em mudanças de temperamento, voltada para agressividade mesmo após as festas.
*Ataques contra os próprios donos e outras pessoas.
*Brigas com outros animais, inclusive com os quais convive.
*Mutilações no desespero de tentar fugir atravessando grades e portões.
*Convulsões.
*Morte e alteração do ciclo reprodutor em casos de animais da fauna silvestre.
*Afogamento em piscinas.
*Quedas de andares e alturas superiores.
*Aprisionamento indesejado em lugares de difícil acesso na tentativa de se protegerem.
*Paradas cardiorrespiratórias.

A PEA - Projeto Esperança Animal, ONG paulista de proteção animal dá as dicas de como proteger os pet nessa época.

*Acomode os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e se possível um radio ligado com música.
*Feche portas e janelas para evitar fugas e acidentes fatais.
*Para abafar o som, coloque cobertores pesados ou mesmo um colchão tampando a janela. Pode forrar o chão com cobertor e cobrir o bichinho com um edredom.
*Forneça alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo).
*Procure um veterinário para sedar os animais no caso de não poder colocá-los para dentro de casa. Animais acorrentados acabam se enforcando em função do pânico.
*Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos.
*Não deixe muitos cães juntos, pois, excitados pelo barulho, brigam até a morte. Tente deixá-los em quartos separados.
*Antes da queima de fogos, leve seu cão para perto da tv ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.
*Escolha um quarto da casa que tenha uma cama e um armário e prepare para ser o quarto dos gatos no revellion. Feche os gatos neste quarto a partir dos primeiros rojões e deixe-os lá. Deixá-los soltos aumenta o medo, a correria e o desespero, e eles acabam se enfiando em lugares como embaixo da máquina de lavar e da geladeira
*Para quem mora em casa, com gatos que têm acesso à rua, recolha-os antes do pôr-do-sol e feche-os da mesma maneira. Na rua é mais perigoso, pois, quando se assustarem, podem se perder. Além disso, podem ser alvo de maus-tratos.
*Forme toquinhas para o gato se esconder, pode ser colocando cobertores ou edredons dentro dos armários, embaixo e em cima da cama. Água, comida e caixinha de areia devem ficar distribuídos estrategicamente pelo quarto, sempre encostados na parede, para que não sejam derrubados.
*Retire qualquer coisa que possa ser derrubada, quebrada ou derramada.

Fonte: PEA


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR