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Alternativa à Raposo, fiogf49gjkf0dO que parecia ser uma solução para o trânsito caótico da Raposo Tavares tornou-se um grande problema para os moradores do Jd.

05/08/2015








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O que parecia ser uma solução para o trânsito caótico da Raposo Tavares tornou-se um grande problema para os moradores do Jd. Guerreiro, Chácara Pavoeiro e Jd. Barbacena. No começo de julho, a Prefeitura de Cotia anunciou o projeto de criar uma pista paralela à Raposo, que ligaria o Km 26 ao Km 21, como noticiamos aqui.

Os moradores dos bairros afetados reclamam que não houve uma audiência pública para discutir o tema, que sequer foram devidamente avisados.

"O desvio proposto levará o trânsito de uma rodovia para vias estreitas e sem estrutura para trânsito pesado como a Estrada do Embu, rua Meandro, rua dos Esquilos, Estrada dos Galdinos e Estrada Municipal Walter Steurer (antiga Estrada Municipal do Espigão). Neste trajeto predomina o trânsito de pedestres, incluindo crianças que acessam 3 creches, 2 escolas estaduais, 1 escola municipal, a escola do Projeto Âncora, além de 2 faculdades, através de ruas com calçadas estreitas ou até sem calçadas. Os pedestres são obrigados a transitar pelo leito carroçável das vias, sujeitos a atropelamentos", declara em nota o grupo de moradores da região.

O grupo criado para discutir a proposta da prefeitura e defender o interesse dos moradores, também levanta outros problemas como:

A) Gargalo de trânsito na confluência dos acessos do km 26 para a Estrada do Embu;
B) Gargalo de trânsito no acesso ao supermercado Açaí e no farol com a Estrada do Capuava;
C) Trânsito intenso na rua dos Esquilos no Jardim do Engenho pelo acesso do trânsito da rua João Paulo Ablas;
D) Gargalo de trânsito na Estrada dos Galdinos em trechos com menos de 4 m de largura e postes instalados na pista de rolamento;
E) Congestionamento intenso em frente à Faculdade Mario Schenberg (Estrada Municipal Walter Steurer)
F) Ponto de acidentes recorrentes na rua Monte Alegre e na Estrada Municipal Walter Steurer, notadamente na esquina em frente à escola estadual Fernando Nobre;
G) Gargalo de trânsito na chegada à Raposo Tavares no km 21, onde o trânsito já gera filas de mais de 1 km na Walter Steurer;
H) Em todo o trajeto, buracos constantes nas vias devido ao trânsito de ônibus e caminhões;
I) Em todo o trajeto, iluminação precária em vários trechos;
J) Em todo o trajeto, carros estacionados sobre calçadas devido a pouca largura das ruas;
K) Sinalização quase inexistente e, quando há, é desrespeitada com frequência como, por exemplo, a proibição de trânsito de caminhões com mais de dez toneladas no aclive da Estrada Walter Steurer a partir da Raposo Tavares;
L) Incompatibilidade dessas vias para o trânsito frequente de caminhões, devido aos aclives e à estreiteza, como já constatado em documentos do DER.

Na reunião, os moradores decidiram solicitar à prefeitura audiências públicas para debater o assunto. E também criaram um abaixo-assinado aos moradores dos bairros atingidos que se contrapõem ao projeto.

Outra reunião está sendo agendada pelo grupo, mas ainda sem data definida para acontecer.




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