TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Prefeitura Alerta Sobre cuidados com doenças de transmissão respiratória

30/01/2020


Atenta ao recente surto de Coronavirus que vem se registrando em alguns países do mundo e à declaração de emergência global pela OMS, a Secretaria de Saúde de Cotia, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), reforça mais uma vez seu apelo à população sobre cuidados com todas as demais doenças de transmissão respiratória, como gripes, tuberculose, sarampo, entre outras. Levantamento feito junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostra que, em 2019, quatro pessoas foram a óbito na cidade em decorrência de doenças de transmissão respiratória, sendo três em decorrência de Influenza e uma por tuberculose.

De acordo com a VE, este tipo de doença tem fácil propagação, especialmente pela falta de cuidados simples que devem ser incorporados à rotina das pessoas. "Lavar as mãos várias vezes ao dia, usar álcool em gel, manter os ambientes arejados, evitar locais com aglomerações quando apresentar sintomas de doenças, proteger tosse e espirro com lenço, ou, na falta dele, com as mãos e lavá-las na sequência, estão entre as medidas protetivas de prevenção", disse Silvana Silva, coordenadora da VE.

Ela alertou ainda ser importante procurar o serviço de saúde sempre que apresentar sintomas como tosse permanente, febre, dores no corpo, dificuldade para respirar, manchas na pele, entre outros. "Por sorte, a maior parte das doenças são sintomáticas e isso ajuda a identifica-la, por isso, é importante todos estarem atentos aos sintomas e procurarem ajuda, pois, dependendo da doença, esta pessoa precisará de isolamento", alertou Silvana. A coordenadora reforçou ainda que é importante evitar locais onde sabidamente haja circulação de vírus.

De janeiro a dezembro de 2019, o serviço de saúde recebeu 44 notificações de Influenza, seis casos se confirmaram, destes, três pacientes não resistiram. Em relação à tuberculose, a cidade teve 82 notificações de casos suspeitos, 100% das suspeitas se confirmaram e uma pessoa morreu. Apesar do grande número de notificações e confirmações de sarampo, 602 e 133, respectivamente, a cidade não teve mortes em decorrência desta doença.

"Os números mostram que temos que estar sempre atentos, pois a proporção de confirmação em relação às suspeitas é grande. Nossa rede de saúde conta com profissionais preparados para acolher, realizar os procedimentos, diagnosticar e tratar estas doenças, mas é fundamental que a população mantenha a vacinação em ordem e tome as medidas protetivas de prevenção", salientou Silvana.


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR