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Alckmin oficializa duplicação Está confirmada pelo governo estadual a duplicação do trecho inicial da Rodovia Raposo Tavares (do seu início em São Paulo até o km 34).

20/07/2011








Está confirmada pelo governo estadual a duplicação do trecho inicial da Rodovia Raposo Tavares (do seu início em São Paulo até o km 34). As obras serão anunciadas oficialmente na próxima sexta-feira, 22 de julho, pelo governador Geraldo Alckmin durante a inauguração do Ginásio de Esportes do Parque São George, conforme divulgado pela prefeitura.

Segundo matéria publicada hoje, dia 20 de julho, no Webdiario, o governo do Estado deve recuperar, nos próximos 4 anos, cerca de 5 mil quilômetros de rodovias. E, dentro deste pacote, deve ser incluído o projeto de duplicação da rodovia Raposo Tavares no trecho entre São Paulo e Cotia.

De acordo com o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Clodoaldo Pelissioni, o plano é investir entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões por ano na recuperação da malha viária. As informações foram dadas ao site R7.

Além disso, outros R$ 100 milhões, por ano, estão reservados para o desenvolvimento de projetos. Dentre eles, está o desse trecho da Raposo, hoje considerado um dos principais "gargalos" de trânsito entre as estradas que cortam o Estado.

"O governador mandou fazer o projeto para os dois trechos sem pedágio da Raposo Tavares, do trecho urbano de São Paulo até o Km 30, e o trecho de Itapetininga a Ourinhos", explicou. O governador Geraldo Alckmin, durante entrega de obras em Cotia, no mês passado, já havia anunciado a intenção de realizar esse estudo.

Segundo Pelissioni, a meta é fazer obras nas estradas que não têm pedágio para deixá-las com o mesmo padrão de qualidade das rodovias concedidas à iniciativa privada e que têm cobrança de tarifa. Ainda não há prazo estimado para conclusão do estudo.

Outras obras
Enquanto as novas pistas ainda são um projeto, o DER confirmou, para o próximo ano, a abertura das licitações para obras de melhoria no trecho inicial da rodovia Raposo Tavares.

Elas vão envolver recapeamento da pista e das alças de acessos e retornos; construção de um viaduto no Km 27,3, no sentido Capital, com ligação para a avenida José Giorgi, em Cotia; alargamento da ponte de concreto sobre o rio Cotia, para implantação de faixa extra de desaceleração e acesso à estrada Fernando Nobre; além da criação de uma passarela para pedestres no km 11,2.

Com isso, o governo pretende complementar obras já feitas no ano passado e tentar reduzir os congestionamentos na estrada. Uma de suas principais causas da lentidão no trânsito é o aumento do fluxo, que acabou transformando a rodovia em uma avenida.

De acordo com dados do próprio DER, o movimento de diário de veículos nesse segmento, que vai até o Km 24, passou de 108,9 mil em 2006 para 181,7 mil em 2010, uma alta de 58%. Esse número representa uma injeção de quase 80 mil veículos nesse trecho da rodovia.

Foto: Ligia Vargas

Fontes: Webdiario


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