23/01/2025
O primeiro bolo de que se tem registro foi feito no antigo Egito e era adoçado com xarope de frutas, tâmaras e passas. As receitas foram se desenvolvendo e hoje temos uma infinidade de opções que são sonhos gastronômicos e pesadelos, para quem é “doçólatra”.
A confeiteira Gabriela Rodrigues, da João e Maria, cresceu com o aroma do bolo de pão de ló de sua madrinha e desde então fazia bolos informalmente. Começou a fazer doces como profissional na festa de 15 anos da filha Sarah, em 2020. Ali foi o início do sucesso e desde então, só foi se aprimorando, fazendo cursos, testando receitas e trocando informações.
Na primavera de 2023, a pedido de uma cliente para primeiro aniversário do seu bebê, desejava oferecer algo que ele pudesse degustar na própria festa. Justo, não? Assim surgiu a ideia dos docinhos “baby friendly” (abordagem que busca criar condições que facilitem o cuidado e o desenvolvimento saudável dos bebês, ao mesmo tempo em que oferecem suporte aos pais ou cuidadores).
Na Páscoa de 2024, lançou os ovos que atendiam tanto bebês como pessoas veganas “Com zero lactose, zero glúten, zero açúcar... faço uso de leites vegetais, aquafaba no lugar de ovos (espuma de grão de bico), frutas, corantes de cúrcuma, beterraba e outros que as pessoas nem percebem a diferença”, relata a empreendedora cotiana conectada com a possibilidade de adoçar o paladar sem comprometer a saúde ou o meio ambiente.
O brigadeiro de banana é um dos doces “queridinhos” da casa! Abaixo segue a receita que Gabi Rodrigues compartilha com o Site da Granja:
Brigadeiro de banana da Gabi
Ingredientes:
• 2 bananas nanicas maduras;
• 2 colheres de cacau em pó;
• 5 colheres de leite em pó integral;
• Cacau em pó ou aveia em flocos para enrolar.
Modo de preparo:
Coloque as bananas descascadas e amassadas em uma tigela e aqueça no micro-ondas por 2 min. Acrescente o cacau e o leite em pó, misture muito bem todos os ingredientes, cubra com plástico filme e leve à geladeira até esfriar por aproximadamente 1 hora. Após frio, enrole e passe no cacau ou na aveia em flocos.
Rendimento aproximado: 15 unidades de 13 g cada.
Doces e bolos personalizados sem pasta americana
A João e Maria também produz doces tradicionais com o diferencial de não usar pasta americana e reproduzir temas que façam sentido, “Essa de oncinha eu pintei a mão com corante e as flores são naturais”. Temas de séries, teor adulto, mensagens divertidas em palavras ou impressões de qualquer ordem também podem ser incorporadas à entrega diferenciada. “O bolo do Van Gogh foi uma pintura de observação da obra do artista feitos por mim. O prédio é de papel que se retira para degustar”, explica a artista confeiteira.
Cardápios para todas as escolhas
Um diferencial da João e Maria é a quantidade de opções, sabores e escolhas. Tem, por exemplo, doce sem glúten e sem açúcar que atende diabéticos, outros veganos e com açúcar e assim se combinam diversas formas, já que em seus três cardápios você tem a liberdade de fazer diversas combinações:
Baby Friendly: Acesse AQUI
Doces: Acesse AQUI
Bolos: Acesse AQUI
Em todos você faz a composição de recheios, coberturas, massa e adicionais, com as características de ser BabyFriendly, vegano, ou não.
Instagram: @jem.gourmet/