TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

A vacina em Cotia Primeiras profissionais de saúde de Cotia foram vacinadas na terça (19)

19/01/2021


Por Mônica Krausz, com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia e Portal do Governo do Estado.

A melhor notícia do ano depois da aprovação da vacina Coronavac pela ANVISA: a vacina chegou à Cotia no final da tarde desta terça-feira (19) e os profissionais da saúde do município já começaram a ser vacinados. 

A primeira aplicação da vacina no município aconteceu às 21 horas do dia 19 com a presença do Prefeito Rogério Franco, da primeira dama Mara Franco, a vice-prefeita Ângela Maluf e o Presidente da Câmara dos Vereadores Celso Itiki, entre outras autoridades. 

A primeira profissional da saúde a ser vacinada foi a enfermeira Érica Cristina Lopes Alexandre Vieira. "Estou super orgulhosa, me sinto lisonjeada e espero que logo mais todas as pessoas possam viver essa emoção também", disse. "Agora eu vou poder dormir tranquila depois de muitas noites mal dormidas com medo deste vírus". Érica trabalha na saúde há 17 anos. "Ao saber que eu seria a primeira a ser vacinada na cidade eu fiquei muito nervosa porque é muita emoção junto, a vontade de ser imunizada, a honra de ser a primeira e ainda ser vacinada por uma grande amiga", comemorou. 

A amiga que aplicou a vacina foi a enfermeira Edna Ramos de Almeida, de 44 anos, enfermeira há 20 anos. "Aplicar as primeiras vacinas em Cotia foi uma grande honra e uma grande responsabilidade. Foi maravilhoso! Agora estou ansiosa para que chegue a minha vez de ser imunizada também e de toda a população", comentou Edna. As outras profissionais vacinadas foram Renata da Silva Almeida Santos, da coordenação do Samu e a enfermeira Viviane Castro da Costa, desde 2011 em Cotia.

A equipe da Vigilância Epidemiológica recebeu as 2.600 doses enviadas ao município nesta primeira remessa. Segundo o Prefeito, nesta primeira etapa de imunização serão atendidos os profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e idosos. A vacinação das três primeira profissionais da saúde foi transmitida ao vivo em uma Live do Prefeito Rogério Franco, que afirmou ter sido o primeiro prefeito a protocolar intenção de compra de vacinas no Instituto Butantã. "Se for permitido que os municípios comprem mais vacinas além daquelas que vão receber do Estado de São Paulo, nós vamos comprar também para agilizar ao máximo esse processo de imunização", prometeu o chefe do executivo de Cotia. 

Segundo o Secretário da Saúde de Cotia, Magno Sauter, Cotia tem hoje cerca de 5 mil profissionais de saúde, contando o setor público e privado e também são estimados 21 mil idosos. "Esperamos conseguir vacinar todos eles até o final de março", estimou. Como cada pessoa precisa de duas doses da vacina, a remessa de ontem imunizará 1.300 pessoas dos grupos prioritários. Dr. Magno se disse muito grato a Deus e feliz em poder fazer parte de processo que vai proporcionar imunização à população de Cotia: "Vamos seguir a ordem de vacinação imunizando primeiro as populações de maior risco de contrair a doença e esperamos voltar o quanto antes à nossa normalidade de vida".  

A vice prefeita Ângela Maluf comemorou a notícia com todo o entusiasmo que lhe é peculiar. "Não vejo a hora de poder sair pra rua e abraçar e beijar o meu povo sem preocupação", disse. "É muito lindo que estejamos vivendo esse momento de esperança proporcionado pelos cientistas do nosso Instituto Butantan que se empenharam tanto para chegar a uma vacina em tempo record", completou. Ângela também elogiou o empenho do Prefeito Rogério Franco e do Secretário Magno Sauter em agilizar ao máximo a vacinação dos profissionais de saúde da cidade e outros grupos prioritários. "Eles estão totalmente empenhados em trazer mais doses para a cidade", contou.  Ela também lembrou que mesmo com a vacina, até que todos estejam imunizados, os cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento social devem continuar sendo seguidos.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia todos os detalhes, como calendário e locais de vacinação contra a Covid-19, serão divulgados nos próximos dias. Em sua Live, o Prefeito adiantou que Cotia terá três pontos de vacinação: um no centro, outro na Granja Viana e outro em Caucaia do Alto. 

Nesta terça-feira (19)  o Governo do Estado de São Paulo distribui mais de 305 mil doses da vacina do Butantan, para seguimento da campanha de imunização contra COVID-19. As doses foram enviadas para 28 locais das regiões da Grande São Paulo, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba. As remessas destinam diretamente a 26 Prefeituras de cidades com mais de 30 mil habitantes e a outros dois Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) regionais que farão a subdivisão para cidades menores em suas áreas de atuação. 

Até as 10hs desta quarta-feira (20), o Governo de SP já havia vacinado 13.396 pessoas  contra Covid-19. 

Reportagem atualizada após evento de imunização realizado na Prefeitura de Cotia.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR