TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

A reciclagem de óleo Você sabia que despejar o óleo resultante de suas refeições na pia da sua casa pode impermeabilizar caixas de passagem, entupir encanamentos, contaminar milhares de litros d"água enquanto passa pelo esgoto? E até levar várias espécies de peixes e outros animais aquáticos à morte? Por esses motivos, é de extrema importância dar um fim correto a esse líquido aparentemente inofensivo.

12/09/2011








Você sabia que despejar o óleo resultante de suas refeições na pia da sua casa pode impermeabilizar caixas de passagem, entupir encanamentos, contaminar milhares de litros d"água enquanto passa pelo esgoto? E até levar várias espécies de peixes e outros animais aquáticos à morte? Por esses motivos, é de extrema importância dar um fim correto a esse líquido aparentemente inofensivo.

Este é o objetivo da empresa Preserve, que em parceria com a ONG Ecóleo, está com vários pontos de coleta de óleo em Cotia e na Granja Viana (confira locais abaixo). A Preserve atua da seguinte forma: um ponto de coleta de óleo, constituído por uma bombona azul, é instalado gratuitamente em condomínios residenciais e comerciais, supermercados, restaurantes etc., onde as pessoas podem depositar o resto de óleo usado em casa ou em seus estabelecimentos. Quando a bombona fica cheia, a empresa faz a coleta com um caminhão e a leva para sua usina, localizada no km 26 da Rodovia Raposo Tavares, onde o óleo recolhido é submetido a um processo de purificação. O passo seguinte é entregar a outra empresa, que transforma o óleo de cozinha purificado em biodiesel para veículos. Um fim muito mais nobre do que o esgoto ou o encanamento de casa, não? A usina é aberta à visitação pública, para quem tiver curiosidade de conhecer de perto o processo de transformação do óleo.

Em conversa com o Site da Granja, o sócio da Preserva, Leonardo Giardini, morador da Granja há anos, disse que o que o move é transformar lixo em combustível. "Existe uma lei que exige que todo o diesel vendido no Brasil contenha 5% de biodiesel em sua composição". Isso mostra que a demanda por este tipo de resíduo é alta. Leonardo lembra ainda que o segmento é novo e mal explorado: "a maioria dos que fazem isso são trabalhadores informais, que encaminham o óleo para empresas nem sempre preparadas para lidar corretamente com o produto", diz ele.

Quem deu a dica à nossa reportagem sobre a iniciativa da Preserve foi seu gerente Marcelo Torres Ribeiro, que nos abordou durante a última Ecofeira (evento que tem tudo a ver com a causa). Marcelo se considera um "ambientalista travado", ou seja, muito consciente das causas ambientais. Ex-morador do Butantã, em São Paulo, Marcelo milita pela sustentabilidade desde 1992, quando fortes enchentes castigaram o bairro. Foi aí que ele começou a pressionar a prefeitura de São Paulo para o desassoreamento anual do Rio Pirajussara, para evitar que novas enchentes ocorressem.

Então, não é uma ótima idéia? Que tal po-la em prática e solicitar um ponto de coleta em seu condomínio? Para iso, basta enviar um email para adm@preservarecicla.com.br com a sua solicitação. A instalação do coletor é gratuita e o meio ambiente agradece!

Lista de pontos de coleta na Granja:
Delegacia da Granja - R Mazel, 24 - Parque São George
Clube Pitangueiras - Rua Santarém, 223 - Parque São George
Comunidade São Benedito - Rua das Morangueias - Jardim Petrópolis
Igreja Nossa Senhora de Fátima - Rua dos Canários, 369 - Jardim Coimbra
Igreja São Vicente - Rua da Paz, 209 - Jardim Cotia
Igreja Matriz - Rua Sen Feijó, 64 - Centro
Projeto Âncora - Estrada do Espigão, 1239 - Jardim Rebelato
Supermercado Aquineuz - Av Roque Celestino Pires, 1071 - Caucaia do Alto
Igreja Santo Antonio - Av Santo Antônio, 486 - Portão
Felix Epi"s - Rua Paraná, 13 - Jardim Silvia
Subprefeitura de Caucaia - R Urbano Silva, 624 - Caucaia do Alto

Victor de Andrade Lopes


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR