Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

24/07/2008

A alma do

Quem passa pela extensão da rua Direita e enxerga grades fechando o Parque Teresa Maia nem imagina o que acontece lá dentro.


Quem passa pela extensão da rua Direita e enxerga grades fechando o Parque Teresa Maia nem imagina o que acontece lá dentro.
Embora sua inauguração esteja prevista para outubro, segundo informações da sub-prefeitura, uma alma já corre de um lado para outro fazendo jardins, podando árvores, plantando mudas e distribuindo sorrisos.

O senhor José Otaviano Ferreira é ajudante geral há 7 anos mas o que gosta mesmo é de conversar com a plantas e cuidar da sua creche, forma carinhosa como se refere ao canteiro do parque.

"Aqui, dona, tem de tudo, aroeira, goiabeira, canafista, anjico, jacaré, fruta de lobo, carobinha, paineira, tem de tudo um pouco", todo solicito a me responder, mesmo sem eu perguntar.

A seca que resseca o solo e dificulta a respiração incomoda o sr. José, que diz estar dando um trabalhão manter tudo úmido para evitar que as novas mudas morram. São 1.300 mudas que foram doadas por um ONG e que enfeitarão também o parque. Olha para o céu, azul, azul... e diz que tá vendo nuvens de chuva.

Como se fosse o dono do mundo naquele pedacinho de chão, o seu José me aponta os fundos do parque, fechados por ele com troncos e tábuas para evitar que os cavalos entrem. Até mesmo sábado e domingo ele dá uma passadinha por lá para ver se as crianças não fizeram travessuras arrancando as mudinhas e nem isso tira a tranquilidade do jardineiro: "falei para elas que não podiam maltratar as plantinhas e ensinei como cuidar delas com carinho, agora todas me ajudam a preservar", afirma.

Se o parque Teresa Maia já era especial por levar o nome de uma granjeira dedicada, agora ele ganhou alma através das mãos cuidadosas do Sr. José!

Thereza Franco e Rose de Almeida

Parque Teresa Maia
Com previsão para inauguração em outubro de 2008, a prefeitura já iniciou algumas obras no local com a implantação dos gradis. O projeto prevê uma pista para corridas e caminhadas, palco para apresentações e um lago com peixes. Fica entre as ruas Santarém e Direita, próximo ao clube Pitangueiras e à Regional da Granja e pode tornar-se um importante espaço de lazer e preservação do verde.

» Veja projeto do Parque Teresa Maia na Granja Viana.

Quem foi Teresa Maia
A idéia de utilizar-se uma área pertencente à prefeitura para um parque, foi da então Diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Cotia - a professora Tereza Maia (falecida em 2004). Tereza Maia, moradora antiga da Granja, foi fundadora e dirigente das Escolas Crescer e Tempo Bom nos anos oitenta, militante política participou do PT e mais tarde foi para o Partido Verde. Assumiu, convidada pelo prefeito Quinzinho Pedroso, o Departamento de Meio Ambiente em 2002.

Fontes: Site da Granja e Jornal D´aqui








 

Pesquisar





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR