TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

9 de março Os leitores que me perdoem, mas vou falar do dia internacional da mulher às avessas (as letras, em caixa baixa, são propositalmente!).

09/03/2010








Os leitores que me perdoem, mas vou falar do dia internacional da mulher às avessas (as letras, em caixa baixa, são propositalmente!). Sou contra! Chego a ser até desagradável quando alguém vem, logo de manhã cedo, dizendo entusiasmadamente: "Feliz dia da mulher!!!!!!". Não consigo agradecer! Na verdade, nem sorrir! Agora, imaginem no final do dia, depois de ouvir isso umas 289 vezes... Uma coisa que devo esclarecer: não sou feminista e sou adepta do cavalherismo! Uma coisa não tem nada a ver com outra. Liberdade, igualdade de direitos e deveres é diferente de educação e sensibilidade.

Meus filhos costumam dizer que adoooro uma polêmica. Mas não se trata de ser do contra, trata-se de uma questão de hipocrisia. Na verdade, nunca curti dias especiais como dia das mães, dos pais, da criança, de isso e daquilo. Até mesmo o Natal acho esquisito. Teria dezenas de argumentos que agora não viriam ao caso e nem mesmo caberiam neste texto. Um dia, me justificarei e falarei sobre isso. Agora, Dia da Mulher é de lascar! Isso é discriminação oficializada. Vocês já repararam que só tem Dia da Mulher, do Índio e do Negro (Da Consciência Negra)? Por que não institucionalizar o Dia do Branco e do Amarelo? Pra começar, não existem raças específicas. Existe a Raça Humana, da qual fazem parte a mulher, o índio e o negro. Por que então estabelecer um dia especial para as mulheres se o mesmo não é feito para os homens? Aliás, eles adoram fazer gracinha dizendo que o dia do homem é todo dia... A piada já é velha e chata...

Existem mulheres especiais como existem homens especiais. E, mesmo conquistando cada vez mais o seu espaço, de pouco adianta homenagear as mulheres em um dia e nos demais matá-las, estuprá-las, escravizá-las sexualmente, agredi-las (física e moralmente), espancá-las e pagá-las com um salário cinco vezes menor do que se pagaria a um homem exercendo a mesma função? Por essas e outras, sou contra esses dias "especiais". Eu não quero ganhar florzinha de ninguém e o que mais o marketing me oferecer. Eu quero, como todas as mulheres, ganhar salário compatível com o dos homens na minha carreira, não ser preterida em entrevistas de emprego (isso porque já faz um tempo em que a escolaridade das mulheres supera a dos homens), não ouvir que mulher dirige mal (aliás, uma das poucas coisas que faço muito bem é dirigir), que lugar de mulher é no tanque ou pilotando fogão, que pra fazer qualquer coisa tenho que pedir autorização pro marido, que posso ter amigos homens sem ser taxada disso ou aquilo, e assim por diante...

Adoro ser mulher e se houver outras vidas, quero voltar mulher. Mas não precisa me homenagear por isso. Eu tenho plena noção que, nós mulheres, somos maraaaaaavilhoooosas, que sabemos do nosso papel na sociedade e que queremos festejar todos os dias o fato de sermos mulheres. Afinal, dia da mulher, do negro, do índio, do gay, do especial, do cidadão, enfim, da vida, são todos os dias!

Angela Miranda
Jornalista, Geógrafa e moradora da Granja Viana há mais de 20 anos.

angela@granjaviana.com.br



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR