TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

26 de julho, No dia 26 de julho comemora-se, discretamente, o dia dos avós.

27/07/2011








No dia 26 de julho comemora-se, discretamente, o dia dos avós. A data refere-se ao dia dos santos, Ana e Joaquim, pais de Maria e portanto, avós de Jesus. É curioso pensar numa relação de parentesco mais extensa de Cristo, mas até Ele teve a sorte de ter avós! Porém, nada consta na Bíblia, até onde sei, sobre esse relacionamento, se é que em sua vida atribulada houve tempo para os mimos que só avós são capazes de dar.

E como são! Avós são uma categoria especial de seres humanos, cuja única missão é amar seus netos, encher armários e geladeiras de gostosuras que nem sempre os pais aprovam, permitir que reguem de vez em quando as flores dos estofados, carrega-los muito além do peso que a coluna permite, dar aquele esperado dinheirinho quando são visitados (quase sempre sem correção monetária!), contar histórias que só eles conhecem e, entre tantos outros carinhos, acolhe-los sempre que os pais precisam de um socorro.

Esse é um ponto importante, que merece um comentário à parte. Tem se visto com bastante freqüência avós assumindo o papel dos pais, que por razões diversas, delegam seus pequenos (muitas vezes nem tão pequenos) aos seus cuidados. A principio, os avós adoram a nova missão, pelo amor infinito que os netos lhes inspiram. Muitos pais, no entanto, acabam se acomodando com o serviço prestado, pela confiança e garantia de ter seus filhos amados e bem cuidados. E de graça! Às vezes, é mesmo uma mão na roda ter a vovó disponível para a troca de plantão, mas que há abusos, isso há. Casa da avó é uma delícia, mas é para ser exceção e não regra - a missão de cuidar da criança é sempre dos pais. Ainda vale o ditado, "quem pariu Mateus, que o embale!"

Quando falamos em avós, costuma vir a imagem daquele casal de velhinhos de cabelos brancos na cadeira de balanço, que até existem mesmo! Mas hoje há avós muito mais jovens, ainda trabalhando, viajando, em plena atividade física e social, com muito gás para curtir a vida. Outros, já mais tranqüilos, mais caseiros, também gostam de sossego e da casa arrumadinha. E tem até os tais velhinhos fofos, que curtem a chegada dos netos, mas também a despedida! Ou seja, avós são mimosos sim, mas desde que respeitada sua disponibilidade física e mental de acolher seus amados netos. Senão viram vice-pais, com todo o ônus e responsabilidade de cuidar, educar e morrer de preocupação quando as crianças tossem ou os adolescentes demoram para chegar à noite. Essa, definitivamente, já não é mais a sua função.

Assim, neste dia em que os avós são celebrados, vamos lembrar do papel que realmente lhes cabe, sem abusar do amor incondicional que são capazes de sentir por seus netos, de contempla-los com o mesmo carinho que reservam só para eles, visita-los na medida certa, ouvir seus conselhos, dividir suas dúvidas e aprender que um dia eles vão precisar ser cuidados também. De preferência, com o mesmo jeitinho e paciência que só eles souberam dedicar!

Maluh Duprat


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR