TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cotia inicia nova etapa de vacinação Município recebeu mais 2.490 doses nesta quarta-feira (03) e idosos de 90 anos ou mais começam a ser vacinados na sexta-feira (05)

02/02/2021


Por Mônica Krausz
com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia, Secretaria de Saúde e Portal do Governo do Estado de São Paulo

(reportagem atualizada nesta quinta-feira (04/02)

Cotia recebeu, nesta terça-feira (03), mais 2.490 doses da vacina Coronavac/Instituto Butantan. Com isso, será iniciada hoje a vacinação de profissionais de saúde em geral (aqueles que não atuam na linha de frente) e idosos com 90 anos ou mais. 

No dia 19/01 Cotia já havia recebido do Governo do Estado de São Paulo 2.600 doses da Vacina Sinovac/Instituto Butantan e no dia 26/01, mais 1.970 doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz, totalizando 4.570 doses. As novas doses chegaram na hora, pois até a noite desta segunda-feira (01/02), 1.818 trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia e 384 idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência (ILPs) já haviam sido vacinados, totalizando 2.202 doses. Como do total de doses recebidas só a metade, 2.285, podiam ser aplicadas para que a outra metade ficasse reservada para a segunda dose, Cotia já havia aplicado quase tudo o que podia aplicar até o momento. Com a nova remessa que chegou nesta quarta-feira, mais 1.245 pessoas de grupos prioritários poderão ser vacinadas.

Sendo assim, nesta quinta-feira (04) foram vacinados os profissionais de saúde em geral e a partir desta sexta-feira (05) é a vez dos idosos com idade a partir de 90 anos. A vacinação acontecerá no polo montado em frente à prefeitura, no Jardim Nomura, mediante a distribuição de senhas. 

Nesse mesmo local também funcionará o sistema de drive-thru para que os idosos e os trabalhadores da saúde não precisem descer do carro para receber a 1ª dose da vacina, mas será necessário que todos os ocupantes dos veículos estejam usando a máscara de proteção. "A orientação para todos, inclusive para aqueles que já receberam a 1ª dose da vacina, é para que não deixem de usar a máscara. Ainda não podemos nos livrar dela", alertou o Secretário de Saúde, Magno Sauter.

Com o início da imunização dos idosos com idade a partir de 90 anos, a Secretaria de Saúde antecipa o atendimento a este público de idosos, pois, de acordo com o cronograma do Governo Estadual, ele começaria a ser vacinado na segunda-feira (8/02). "Estamos com um cronograma de vacinação montado, com as equipes preparadas e toda uma logística pronta para avançarmos com a cobertura da vacina. No entanto, é fundamental que as pessoas acompanhem as informações oficiais sobre a vacinação e respeitem as orientações, pois só conseguiremos vacinar tendo abastecimento de doses", destacou Sauter.

Por enquanto a vacinação dos trabalhadores da saúde está sendo realizada mediante agendamento no polo de vacinação e, segundo a Secretaria de Saúde, o local do armazenamento, que dispõe de gerador para garantir a conservação das preciosas vacinas em caso de falta de energia, não foi divulgado por motivos de segurança. 

A reportagem do Site da Granja questionou a Secretaria de Saúde sobre a forma como os trabalhadores da saúde estão realizando este agendamento nesta primeira fase e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia, Silvana Silva, respondeu que se o trabalhador da saúde está na linha de frente contra a pandemia, a própria unidade ou serviço de saúde em que ele trabalha confirma a relação de profissionais a serem vacinados com o seu nome para a Secretaria de Saúde. "A partir daí, a Vigilância Epidemiológica verifica no Cadastro Nacional de Equipamentos de Saúde e faz o agendamento para que o profissional compareça ao local de vacinação no dia e horário definido, com documento CPF e comprovante do seu Conselho Profissional", explicou.  

Esclareceu ainda que a confirmação do profissional como atuante na linha de frente contra a pandemia é de responsabilidade da unidade de saúde em que ele trabalha. "Caso haja indicação de algum profissional que não esteja na etapa de vacinação corrente, a instituição ou equipamento de saúde poderá responder judicialmente", alertou a coordenadora.

Nos próximos dias a Secretaria de Saúde deve divulgar  novos cronogramas de vacinação e toda a divulgação será feita pelo Portal da Prefeitura, redes sociais e imprensa local. Além disso, as pessoas podem acompanhar as informações e o  cronograma de entrega das doses aos municípios no site do Governo do Estado.

Importante salientar que quem puder deve fazer um pré-cadastro em https://vacinaja.sp.gov.br/ para agilizar o procedimento no dia da vacina. "Destacamos que este pré-cadastro NÃO é agendamento de vacinação, é apenas uma forma de agilizar a inserção dos dados da pessoa no sistema de vacinação, facilitando e dando mais agilidade ao processo que será feito pelo profissional que aplica a vacina. Além disso, o pré-cadastro dará ao Governo do Estado uma dimensão de quantas pessoas e a faixa etária dos que aguardam para ser vacinados", explicou Silvana.

"É importante que a população esteja atenta às divulgações oficiais da Prefeitura. Por ora, o que está definido é que a vacinação vai avançando na medida em que novas doses são enviadas e que as aplicações são feitas em polos montados pela Vigilância Epidemiológica, e não nas UBS's", acrescentou.

Novas doses

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira a entrega de mais 578,1 mil doses da vacina contra COVID-19 do Instituto Butantan para abastecer os 645 municípios do Estado e prosseguir com a imunização.

O envio aconteceu na quarta-feira (3) do CDL (Centro de Distribuição e Logística), localizado na capital, rumo aos GVE (Grupos de Vigilância Epidemiológica), onde os municípios deverão retirar os respectivos quantitativos. 

As vacinas distribuídas nesta etapa destinam-se à imunização de idosos acima de 90 anos e do público-alvo restante da primeira fase da campanha, que inclui trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, além de idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência a partir de 18 anos que vivem em instituições de longa permanência.

A divisão das grades é baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. O cálculo de distribuição para regiões e cidades tem como referência os públicos-alvo da campanha de vacinação contra a gripe de 2020.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em São Paulo tem se desenvolvido conforme a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. Quando o governo federal viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.

Fases da campanha em SP

A primeira fase da campanha começou com profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas. Este último grupo foi inserido no Plano Estadual de Imunização de São Paulo, mas não estava contemplado no PNI.

O PEI também definiu o início da segunda fase para 8 de fevereiro, contemplando idosos a partir de 90 anos. A partir do dia 15 deste mês, começa a imunização em idosos na faixa etária de 85 a 89 anos. A inclusão de novos grupos populacionais é embasada no PNI.

Serviço

Vacinação contra a Covid-19

Polo de vacinação Av. Prof. Manoel José Pedroso (em frente à Prefeitura)

Dia 4/02 (quinta-feira) – a partir das 17h30

Haverá distribuição de senhas a partir das 17h

Público: Profissionais da saúde em geral

Obrigatório:

Apresentar documento oficial com foto

CPF

Documento do seu conselho regional de saúde


Dia 5/02 (sexta-feira) – a partir das 9h

Haverá distribuição de senhas a partir das 8h30

Público: Idosos com idade a partir de 90 anos

Obrigatório:

Apresentar documento oficial com foto

CPF


Fotos: Alexandre Rezende/Divulgação Prefeitura de Cotia



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR