TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

20 mil toneladas de entulho Com empenho e iniciativas criativas, Carapicuíba se destaca em coleta seletiva

11/12/2019


A Prefeitura de Carapicuíba tem trabalhado bastante para sanar um dos principais problemas enfrentados na cidade – o descarte incorreto de entulho e materiais inutilizados. O governo municipal desenvolveu diversas atividades e programas que possuem como principal objetivo a limpeza e a conscientização da população.

Entre as ações, a Prefeitura instalou seis Ecopontos em diferentes bairros da cidade, oferecendo aos munícipes locais para o descarte correto de entulho e materiais recicláveis. Com o funcionamento intensificado a partir do ano de 2017 e aprimorado em 2018, nos últimos seis meses as unidades somaram cerca de 20 mil toneladas de entulho recolhidas na cidade, que são encaminhadas para a destinação correta.

 Além dos Ecopontos, a Prefeitura também trabalha em operações diárias de limpeza urbana, cata-treco e campanhas de conscientização. Tem até um programa modelo em que as crianças levam recicláveis para a escola e têm descontos na conta de luz (veja abaixo). Como resultado, os números positivos apontam que os trabalhos foram quadruplicados em dois anos com relação ao ano de 2017, em que foram recolhidas 4 mil toneladas.

 Para ajudar e colaborar na fiscalização do descarte irregular, a administração lançou ainda neste ano o Disk Entulho. Agora, quem flagrar infratores jogando entulho em via pública, pode gravar ou tirar foto da placa do veículo e mandar junto com informações para o WhatsApp Denúncia: (11) 94126-4022.

 

Ecopontos 

 

As Regionais funcionam de segunda à sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. 

Horário de recebimento de materiais: das 8h30 às 16h30


- Ecoponto Jandaia - Estrada do Gopiúva, 1557 - Pq. Jandaia

 

- Ecoponto Santa Brígida - Rua Peruíbe, 4 - Telefone 4186-2668

 

- Ecoponto Veloso - Avenida Jatobá, 576 - Telefone: 4167-6806

 

- Ecoponto e Regional Cohab - Avenida Brasil, 292 - Telefone 4184-1179 

 

- Ecoponto Aldeia - Rua José Ailton de Camargo, 75 - Telefone 4184-3867

 

- Ecoponto Ariston – Av. Comendador Dante Carraro, 333 – Tel: 4183-6864


Coleta Seletiva na Escola 

 

O programa Recicla Carapicuíba consiste na convocação de alunos e pais para levar o material reciclável até a escola, onde é pesado, com o respectivo valor deduzido na conta de energia elétrica.

É uma parceria entre a Prefeitura de Carapicuíba e a  Enel. O plano piloto soma 10 unidades do bairro da Cohab. São 9 pré-escolas e uma de Ensino Fundamental, somando cerca de 3 mil alunos.

A criança separa o material reciclável em casa e traz para a escola. Papel, plástico, metal ou vidro, são pesados separadamente por uma equipe da própria escola.  Um software, desenvolvido pela Enel, calcula o valor do material, que será abatido na fatura de energia elétrica.

 A criança inscrita recebe um cartão, em seu nome, onde consta ainda o número da conta de energia de sua casa. "O cartão é emitido em nome da criança porque ela protagoniza a ação. Ela é o agente principal numa ação que envolve orçamento familiar", explica a secretária de Educação Lilian Braga. "O maior compromisso desse programa é a preservação do meio ambiente, mas esse material que a criança ou os pais trazem para a escola resulta em um desconto na conta de luz: quanto mais material trouxer, maior o desconto", finaliza.

Satisfeito com os resultados apresentados nessa primeira fase, com o plano piloto, o prefeito da cidade, Marcos Neves (PV), quer ampliar o programa já no próximo semestre: "Além da coleta seletiva, o programa tem um grande efeito na educação ambiental, reforçando, e muito, a consciência de preservação", comenta, "e é nosso plano estender o programa a toda a rede de educação municipal já nos próximos meses", finaliza.  



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR