TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

1 Milhão de Vidas Mundo ultrapassa 1 milhão de mortes por Covid-19

29/09/2020


O número de pessoas que morreram de Covid-19 já ultrapassou 1 milhão, de acordo com uma contagem de casos mantida pela Universidade Johns Hopkins. Nenhum sinal de que a taxa global de mortalidade esteja diminuindo e as infecções voltam a aumentar em países que pareciam estar controlando seus surtos meses atrás.

O marco foi alcançado na manhã desta terça-feira (29), horário do Reino Unido, nove meses desde que as autoridades na China anunciaram pela primeira vez a detecção de um grupo de casos de pneumonia de causa desconhecida na cidade chinesa de Wuhan. A primeira morte registrada, de um homem de 61 anos em um hospital da cidade, ocorreu 12 dias depois.

Até o momento, houve 1.000.555 mortes causadas pela Covid-19, de acordo com a última atualização do banco de dados, que se baseia em informações da Organização Mundial da Saúde, dos centros americanos e europeus para prevenção e controle de doenças e da autoridade nacional de saúde da China, entre outras fontes .

Mas o número oficial provavelmente subestima o total verdadeiro, disse um alto funcionário da Organização Mundial da Saúde na segunda-feira.

“Na verdade, os números relatados atualmente provavelmente representam uma subestimação dos indivíduos que contraíram Covid-19 ou morreram por causa dela”, afirma Mike Ryan, o principal especialista em emergências da OMS, em uma entrevista coletiva em Genebra.

Mais de um quinto das mortes registradas ocorreram nos Estados Unidos, 205.072,  o maior número de todos os países do mundo, seguido por mais de 142.000 no Brasil e mais de 95.000 na Índia, que atualmente registra o maior número de casos novos por dia.

Esse é o número conhecido da ação de um vírus que poderia já estar se espalhando pelo mundo e matando pessoas antes de ser identificado pela primeira vez na China, em dezembro. Estudos na Itália encontraram traços do vírus em amostras de esgoto coletadas no mesmo mês, enquanto cientistas na França identificaram um caso em 27 de dezembro.

Acredita-se que haja uma subnotificação significativa de mortes em muitos países, incluindo a Síria e o Irã, seja por razões políticas ou por falta de registro confiável. Alguns países relatam qualquer pessoa que morreu com Covid-19 como uma morte por vírus, mesmo que não seja considerada a causa direta, enquanto mesmo em países desenvolvidos, as mortes por Covid-19 em casa podem ser menos prováveis de ser computadas do que aquelas em hospitais.

“A cifra de um milhão indica uma tragédia, diz-nos que muitas pessoas morreram. Mas o que é crucial não é tanto o número real. A questão é quantas pessoas morreram de Covid-19 cujas vidas poderiam ter sido estendidas. Esse é o número real que temos que investigar e descobrir do outro lado desta pandemia”, disse Gianluca Baio, professor de estatística e economia da saúde na University College London.

“O estabelecimento do número de mortalidade excessiva provavelmente viria muito mais tarde, após o fim do estágio agudo da pandemia, e os dados pudessem ser coletados e eliminados com o máximo de incerteza possível”, disse Marta Blangiardo, professora de bioestatística do Imperial College London.

Apesar de suas imperfeições, a contagem de mortes registrada ainda pinta um quadro de uma pandemia que ascendeu com velocidade surpreendente desde fevereiro e não cedeu.

Ainda havia menos de 100 mortes confirmadas por dia no início de março, principalmente na China, mostra o banco de dados da Johns Hopkins. Nas semanas seguintes, as taxas pareceram explodir em países como Espanha , Itália e Irã , e durante todo o mês de abril, uma média de 6.400 mortes foram registradas em todo o mundo todos os dias.

O menor número de mortes por dia desde então foi registrado em maio, com uma média de 4.449 mortes, seguida de agosto, o número mais alto com 5.652 mortes diárias.

“Quase invariavelmente, nos primeiros estágios de uma pandemia, superestimamos, muitas vezes, a proporção de mortes por casos. Simplesmente não estávamos detectando [os casos leves]. Estávamos vendo a ponta do iceberg, e era a ponta do iceberg com as mortes dentro ”, disse Mark Woolhouse, professor de epidemiologia de doenças infecciosas na Universidade de Edimburgo.

“Ficou cada vez mais claro que as fatalidades pelo vírus “estão enormemente concentradas em um subconjunto de 10 a 20% da população: idosos, frágeis e com comorbidades”, disse ele.

“Entre essa população, a taxa de letalidade é muito maior do que a estimativa inicial da OMS. É muito alto, mas para o resto da população é muito menor. É o que podemos esperar de uma gripe, ou até mais do que isso. ”

Segundo a OMS, sem uma ação concentrada para combater o vírus, a perspectiva de o número de mortos chegar a 2 milhões é “muito provável”, a menos que uma vacina seja amplamente distribuída.

Fonte : The Guardian

Leia a íntegra original da reportagem aqui



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR