Já Rolou - Cultura de Paz e território no Café com Axé
25/10/2023
No domingo (22 de outubro de 2023), o Movimento pela Cultura de Paz e Não-violência de Cotia realizou mais uma edição do evento 'Café com Axé' – encontro preparatório para a Caminhada pela Cultura de Paz, que acontecerá em novembro.
O encontro contou com cerca de 100 pessoas, muitas crianças, cantos, danças, exposição de fotos, exibição de vídeos e atividades de despertar de consciência sobre 'Território, Pertencimento e Ancestralidade” que foi o tema do Evento. Esta edição integrou as comemorações de 30 anos da Secretaria do Meio Ambiente de SP, que também promoveu uma “Feira da Saúde”. Neste mesmo dia, o CEMUCAM recebeu cerca de 20 mil pessoas.
"Com tantas mudanças bruscas em nosso mundo cotidiano e sentimentos polarizados da nossa sociedade, nossa comissão de paz se faz ainda mais importante e necessária para o momento de resistência com atos de união, amor, respeito, igualdade e consciência de paz e não-violência", disse Robison Filócomo, do Instituto Gira-Sol.
O mestre de cultura popular Inimar dos Reis abrilhantou o evento com uma colorida ciranda, a jornalista Halitane Rocha promoveu uma conversa sobre direitos e deveres das matrizes africanas e a professora doutora em História Cristina Noseda, coordenadora do Ponto de Memória Ecomuseu Morro Grande, dissertou sobre território e pertencimento a partir do próprio ser e expandindo para comunidade. "O evento, além de ser um percursor da Cultura de Paz, este ano, dentro de sua proposta de território e Pertencimento, se configurou como um movimento de descolonização e de resistência das manifestações religiosas e culturais afrobrasileiras dentro do município", declara a pesquisadora.
O Movimento pela Cultura de Paz e não-Violência de Cotia é realizado por um coletivo : Instituto Girasol, Movimento de Paz e Não- Violência de COTIA/SP, Base Warmis, Mensagem de Silo, Parque de Estudos e Reflexão de Caucaia do Alto, Mães e Pais Que Lutam, Congada de São Benedito de Cotia, Raízes Ubunto, Casa de Ayrá Tradição e Cultura, Ilê Orixá Obá Ayrá. Secretaria de Direitos Humanos e da Mulher, Secretaria de Cultura de Cotia, Conselho Municipal de Cultura, e Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial também contribuem.
O encontro deste mês é em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo e PARQUE CEMUCAM.
“Entendemos que a PAZ hoje é uma resistência, uma forma de construir um futuro diferente para nossa comunidade.” completa Filocomo Robson em sua rede social. Na perspectiva do antropólogo Roberta Crema, “O Mau é relativo, o Amor é absoluto”.
Aquario
20 de janeiro a 18 de fevereiro
O S...
Previsão Completa