TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Varal Com Texto

Corpos Pintados A arte estampada no corpo é o tema da exposição multimídia “Corpos Pintados”, em cartaz em São Paulo, que reúne trabalhos de mais de 150 artistas, entre fotógrafos, artistas plásticos, escritores e músicos

09/09/2005



A arte estampada no corpo é o tema da exposição multimídia “Corpos Pintados”, em cartaz em São Paulo, que reúne trabalhos de mais de 150 artistas, entre fotógrafos, artistas plásticos, escritores e músicos. Obras de cinco brasileiros também integram a mostra. São eles: Arcangelo Ianelli, Wesley Duke Lee, Luiz Allegretti, Ester Grinspum e Paulo Pasta.

O principal da exposição são as 221 ampliações fotográficas de corpos nus pintados. O show multimídia “Diaporama” exibe 1.500 registros dos trabalhos, sincronizados por projetores de slides em telões gigantes.

Corpos pintados nos lembram índios, aborígenes australianos e outros tantos povos espalhados pelo mundo. Por isso, a mostra contempla o adorno corporal utilizado por várias culturas. Além disso, vários retratos abordam as intervenções radicais e as mudanças naturais do corpo humano.

Uma série de documentários sobre o cotidiano de tribos africanas e americanas também está sendo exibida. E não ficaram de fora as tatuagens, as cirurgias plásticas e nem a troca de sexo.

Completam a exposição, esculturas hiper-realistas de personagens emblemáticos que podem até confundir o visitante. São 35 obras que só faltam falar, de tão naturais.

O responsável pela mostra é o fotógrafo chileno Roberto Edwards, que deu início ao projeto em Santiago (Chile), em 1981. Durante os primeiros dez anos, artistas locais tiveram suas sessões de pintura corporal documentadas através de fotos. E foi exatamente o resultado desse trabalho que deu origem a um livro e a exposição “Corpos Pintados: 45 artistas chilenos”, já tendo passado por 32 museus da América e da Europa. A versão que São Paulo abriga surgiu em 2003, como evolução do primeiro trabalho.

A trilha sonora da mostra é composta por 60 temas instrumentaiscriados a partir de sons produzidos pelo corpo humano. Há também uma série de eventos ao vivo, que inclui apresentações de dança, música e pintura.

Outros artistas contemporâneos também trabalham o corpo como suporte de suas criações. Vanessa Breecroft (que utiliza mulheres locais seminuas para montar suas performances), o americano Spencer Tunick (que fotografa grandes números de pessoas nuas em locais públicos) ou o professor alemão Gunther von Hagens (que causou polêmica em 1995, quando expôs cadáveres através de uma nova técnica de mumificação) estão aí para provar o fascínio que o corpo humano exerce nas pessoas. Nem que seja por curiosidade, “Corpos Pintados” vale uma visita.

Serviço:
Quando: até 3 de julho
Onde : OCA, Parque do Ibirapuera, tel. 6846-6000
Horários : terça a domingo, das 10h às 22h.
Preço : R$ 15 (Crianças até 12 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada).


Veja mais

Givenchy - o nome da elegância
Espartilhos - Quatro séculos de história
Anos 40 – A moda e a Guerra
Anos 30 – Tempos de Crise
Anos 20 – Quando a moda mudou
O Biquíni – uma verdadeira bomba
O mundo fashion sobre patas
Blythe – Brinquedo Fashion
Em defesa da moda
Madonna Forever
SPFW - O verão chega mais cedo
Zuzu Angel – o filme
A extravagância pode ser chique
A moda nas Copas
Moda e Surrealismo
Quando o punk virou moda
Casar está na moda
A História da Camiseta
A eterna minissaia
"Le Smoking"

 




Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR