01/12/2005
Que tal se deliciar com o maravilhoso panettone com um apaixonante Sauternes?
Este delicioso alimento foi inventado há séculos, permanecendo muito tempo na cidade italiana de Milão, oficialmente sua terra natal. Depois de muito tempo, em 1921, Ângelo Motta, um milanês muito perseverante, ampliou seu horizonte. Abriu seu negócio, começou a produzir industrialmente o panettone, que foi incrementado com ingredientes que não eram usados na época, como baunilha, laranja e limão. E ainda determinou seu formato cilíndrico… Depois esta receita foi copiada por outras pessoas, que a difundiram por horizontes que iam além da Itália.
O Sauternes é um dos vinhos de sobremesa mais reverenciados do mundo. Suas uvas são plantadas em um terroir único, o da região de Bordeaux. Sua doçura é natural das uvas. Isso porque elas são colhidas tardiamente, depois de serem atacadas pela podridão nobre, causada pelo fungo Botrytis cinerea.
Existem vários tipos de Sauternes a preços acessíveis, porém o rei da família ainda é o insuperável Château d`Yquem. Contudo, os Sauternes mais acessíveis, quando bem-feitos, são envolventes e uma ótima opção para acompanhar as mesas em que imperem doces, frutas secas e o panettone.
SUGESTÃO: Château Grolet 2001 – preço justo e boa qualidade.