08/12/2005
A Safra de 2005 no Brasil está sendo considerada a melhor dos últimos 30 anos. Este fato foi comprovado durante a realização da XIII Avaliação Nacional de Vinhos na Serra Gaúcha.
O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que ocorreu em 24 de setembro, em Bento Gonçalves. Estavam presentes 78 enólogos de todo o País e dentre as várias amostras de vinhos recebidas, apenas 111 de um total de 368 foram escolhidas. Um recorde histórico.
Os vinhos desta safra foram considerados bons devido ao excepcional comportamento meteorológico, que proporcionou um bom repouso vegetativo da videira (inverno), brotação, floração, frutificação, crescimento das bagas (primavera), maturação (verão) e queda das folhas (outono).
A videira foi “premiada” com uma maior quantidade de horas de brilho solar, menor precipitação pluviométrica e menor número de dias de chuva. Uma boa condição climática faz com que a maturação das uvas seja mais longa, o que possibilita às bagas sintetizar e acumular mais açúcares, pigmentos, taninos, substâncias aromáticas e seus precursores. Além disso, a tecnologia hoje usada no Brasil para se fazer um vinho de qualidade é de ponta, os enólogos são excelentes e as mudas, muito bem selecionadas.
Vale a pena comprar vinhos da safra de 2005 quando estes já estiverem à venda. O fato é que ainda vamos esperar um pouquinho, mas garanto que com muita ansiedade.