TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

TV Esporte Voltar

13/12/2005

História das Relações Internacionais II
O Século XX: do declínio europeu à Era Global


Meu novo livro, lançado na última quarta feira na Casa do Saber, trata do momento histórico de passagem da “Era Européia” para a “Era da Civilização Global”, momento que ainda é motivo de debates. Alguns historiadores escolheram 1917 como ano de mudança. Outros estudiosos consideram 1947, marco do início da Guerra Fria ou da independência da Índia, ou 1949, ano da revolução chinesa, como momentos cruciais de mudança das eras.
Assim como a declaração de guerra dos EUA, em 1917, transformou o conflito europeu em conflito mundial, a Revolução Bolchevique na Rússia desafiou a ordem política e social existente, dividindo o mundo em dois campos de conflito ideológico com diferentes concepções para a função do Estado e do produto da atividade econômica. A independência da Índia e a Revolução Chinesa significaram o ressurgimento da Ásia independente das potencias ocidentais. Todos estes foram acontecimentos importantes para a definição dos atores fundamentais na história das Relações Internacionais no século XX. De qualquer maneira, antes de 1917, já florescia uma economia mundial unificada e a ascensão dos Estados Unidos como potência econômica desde 1870, dava uma amostra do que viria a acontecer no futuro. O final do século XX, comprovou que o mundo não vivia mais sob uma “Era Européia”. Ela foi ultrapassada por uma “Era Global” marcada justamente pela criação de um mundo único forjado pelos europeus durantes séculos.
Os conflitos que marcaram o período 1941-1945, são também reconhecidos como uma espécie de segunda Guerra dos Trinta Anos, com referência ao conflito entre 1618-1648, que consolidou o sistema internacional dos Estados nacionais modernos. O esgotamento dos recursos europeus em 1945 só iria ser retomado simbolicamente com a formação da Comunidade Econômica Européia em 1957. Paralelamente, duas super-potências, os Estados Unidos e a União Soviética, receberiam o legado europeu de manutenção da distribuição do poder mundial e sua rivalidade marcaria o tempo da bipolaridade, fenômeno que provou ser temporário. A reconstrução da Europa e a emancipação de várias nações asiáticas e africanas, além da ascensão do Japão ao seleto grupo de potências industriais, determinou um novo quadro internacional. O fim do conflito de concepções marcado pela queda do Muro de Berlim em 1989, trouxe finalmente uma nova constelação na qual o confronto deixou de ser ideológico para ser entre nações ricas e pobres, basicamente entre populações brancas e mestiças.
O historiador Eric Hobsbawn descreveu o século XX como um século “curto”. Em sua obra “The Age of Extremes: the short twentieth century 1914-1991”, o século passado teria começado realmente em 1914, com o fim do modelo de equilíbrio de poder que sustentou o século XIX sob a velha diplomacia européia, e terminado prematuramente, com a queda do Muro de Berlim em 1989 e a derrocada do socialismo soviético em 1991.
Apresentar as mudanças na distribuição do poder mundial durante o breve século XX é o objetivo deste livro. Conhecer os atores que determinaram a seqüência dos fatos políticos do século XX é entender melhor o mundo em que vivemos.

Lançamento na Casa do Saber

Data: 13 de dezembro de 2005
Horário: das 18h às 21h
Local: Livraria da Vila na Casa do Saber
Rua Dr. Mário Ferraz, 414 – São Paulo


Veja mais

Prenúncio de um desastre: a indústria têxtil brasileira
França se recusa a enfrentar o futuro
Governança Global:
O dilema norte-americano

2006: o cenário internacional e as eleições no Brasil
Quo vadis América Latina?
Alemanha unida, 15 anos
O Brasil virou Itália?
Bolívia, e agora Brasil?
E a França disse não
O Triste Quadro Político Sul-Americano
O marco da Constituição Européia
O futuro do ocidente: relações entre Europa e EUA
O Mundo e o segundo mandato de Bush
Política Alemã: mudança de poder à vista?

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR