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Saúde Voltar

17/12/2018

Um ano novo mais leve


Na contagem regressiva rumo a 2019, você já pensou em um ano novo mais leve, deixando para trás as tensões que o acompanharam em 2018? É muito fácil e fará toda diferença!


Quando nos tensionamos, seja por uma sobrecarga física, por preocupações, angústias ou mesmo por uma tendência a ficarmos tensos, nossos músculos respondem da mesma maneira: eles se contraem.


Contraídos, os músculos fazem com que as articulações se aproximem, diminuindo o espaço normal entre um osso e outro, em alguns casos diminuindo até a respiração. Se um nervo passar por ali, ele poderá sofrer um pinçamento, ocasionando dores e assim por diante: dor muscular, respiração curta, desconforto, dor irradiada, dentre outras possibilidades.


Durante esse processo, a situação de contração constante ou repetidas vezes cria no cérebro um registro de que essa é uma resposta muscular “normal” e, do mesmo modo, seu músculo registra esse seu comportamento (tensão x encurtamento muscular) criando uma memória: o músculo tem receptores nervosos, por isso guarda as sensações de tensão e contrai em resposta. Assim você segue vivendo, repetindo sempre esse processo, muito provavelmente.


O que fazer?


Surpreenda-se: uma das possibilidades é espreguiçar-se! O corpo todo, com uma larga e profunda respiração! No mínimo duas vezes ao dia: antes de se levantar, pois prepara seu corpo para estar mais ativo, e ao se deitar, alongando todos os músculos que, de uma forma ou outra, sofreram tensões naquele dia.


Outra forma é:


  1. Fique em pé com seus pés paralelos e respire fundo 3 vezes

  2. Coloque sua atenção nas sensações do seu corpo e relaxe, lembrando que sua mente e corpo funcionam juntos.

  3. Sinta o apoio dos seus pés no chão

  4. Relaxe os joelhos

  5. Relaxe os quadris

  6. Agora leve o topo da cabeça em direção ao teto: você sentirá a barriga entrar um pouquinho

  7. Desse modo estará alongando toda a coluna e pernas

  8. Agora imagine que seus dedos das mãos vão se aproximar do chão. Você perceberá seus ombros baixarem. Isso mesmo!

  9. Deixando os braços assim esticados vá abrindo os braços até a altura dos ombros, como se eles fossem encostar nas paredes ao lado

  10. Nesse momento você deve estar com a sensação que seu corpo está todo esticado

  11. Fique assim e respire fundo 3 vezes

  12. Relaxe tudo

  13. Perceba suas sensações corporais e os movimentos da sua mente.

  14. Repetir uma vez ao dia


O que acontece?

Este combinado de respiração profunda e alongamento do corpo todo promove ao mesmo tempo o afastamento de um osso do outro, estica os músculos melhorando o metabolismo no corpo, limpando as memórias de tensão x encurtamento, resultando numa sensação de bem-estar e relaxamento.


Desejo que possamos receber 2019 com mais cuidado para conosco, com mais alegria, gentileza e leveza!


Para saber mais: elianatessitore@gmail.com



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Eliana Tessitore

Fisioterapeuta - Crefito 3650f 
Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (EEUSP)
RPG/ Instituto Phillipe Souchard
Diretora da "Cia de Dança Eliana Tessitore".
Facebook: Eliana Tessitore Cuide-se Bem  
Telefone - 11 96456-0777

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