TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Saúde

01/09/2016

Rosácea: o que é?


Rosácea é uma inflamação crônica de pele que acomete 10% da população, tanto em homens como mulheres, sendo muito rara entre crianças e adolescentes. O quadro típico acomete principalmente pacientes brancos, de pele muito clara, mas pode aparecer também em indivíduos com a pele mais escura. 

Geralmente, a rosácea aparece após os 30 anos e se manifesta de início com o aparecimento de vasinhos, gerando uma vermelhidão facial. Com o passar do tempo, se desenvolvem as pápulas e pústulas (espinhas) e eventualmente coceira ou descamação. Após muitos anos de evolução da enfermidade, pode ainda aparecer um espessamento grosseiro da pele do nariz – a rinofima. Além das manifestações cutâneas, podem existir também manifestações oculares - vermelhidão e coceira das pálpebras e conjuntivas. 

Existe uma hipersensilbilidade da pele a agentes externos e ambientais. Muitos cosméticos comuns podem agredir a pele com rosásea; extremos de temperatura ambiente, exposição solar ou a ventos frios determinam uma piora do quadro. 

As crises podem ser desencadeadas ou pioradas por stress emocional, bebidas alcoólicas (principalmente vinho tinto), alimentos condimentados ou muito quentes. 

A Rosácea não tem cura, mas tem controle. O tratamento deve sempre ser prescrito por um dermatologista. Se existir acometimento ocular, um oftalmologista também deve ser consultado. O paciente deve ser adequadamente orientado, pois seu estilo de vida pode influenciar em muito a evolução do quadro. Deve-se evitar situações estressantes, exposição ao sol, frio ou calor intensos, alimentos condimentados, bebidas alcoólicas, sopas ou bebidas muito quentes, uso de produtos cosméticos inadequados. A prescrição ainda pode incluir antibióticos por boca e cremes ou géis tópicos. 

Um tratamento complementar interessante e eficaz para a vermelhidão facial é a Luz Intensa Pulsada (LIP).É uma tecnologia com luz,realizada pelo dermatologista em consultório. 

É importante lembrar que manter o paciente fora de crise previnirá sequelas no futuro. Por isto um seguimento adequado proporcionará uma qualidade de vida melhor ao paciente com rosácea.


Veja mais

Cardíacos: grupo de risco
Alimentação e Longevidade
Como seu corpo recebe 2020?
A Nova Medicina Germânica
Auto-cuidado na gestação
Entenda a endometriose
Fisioterapia Pélvica para homens
Inchaço de verão
Um ano novo mais leve
Tratando de sua coluna vertebral!
Incontinência urinária em atletas
A todas as Mães!
A Prática da Constelação Familiar
O que é Constelação Familiar Sistêmica
Algo pode mudar SEU ANO de 2018!
Meditação na prática!
MEDITAÇÃO : Vamos conhecer melhor!
Boa postura dentro do carro!
Pressão Alta e alimentação por Lícia
Dor muscular no Inverno? Por Eliana

 


Eliana Tessitore

Fisioterapeuta - Crefito 3650f 
Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (EEUSP)
RPG/ Instituto Phillipe Souchard
Diretora da "Cia de Dança Eliana Tessitore".
Facebook: Eliana Tessitore Cuide-se Bem  
Telefone - 11 96456-0777

Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR