TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Saúde Voltar

23/05/2017

Reduza a incontinência urinária


Dando continuidade a um artigo anterior sobre o tema da incontinência urinária - http://bit.ly/colunasaude, nesta matéria vamos propor uma série de exercícios que podem ajudar bastante no controle desse problema.

Existem 3 tipos de incontinência urinária feminina:

1. A incontinência urinária feminina de esforço: ao tossir, rir, ao realizar exercícios ou determinados movimentos.
2. A incontinência urinária feminina de urgência: vontade repentina de urinar, quando a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro.
3. A incontinência urinária feminina mista, que é a mistura dos dois tipos mencionados acima.

Você ou talvez alguém que você conheça pode ser uma das milhares de mulheres no mundo todo que perdem involuntariamente urina. Sabemos o quanto isso interfere no conceito de si mesmo (ex. autoestima, autoconfiança), nas atividades da vida diária, na realização de esportes e na qualidade de vida como um todo.

Uma vez que a incontinência urinária é um sintoma e é progressiva, se faz importante buscar e tratar a causa como mencionamos no artigo anterior.

Uma parte muito importante do tratamento está na realização de exercícios físicos para o fortalecimento do assoalho pélvico (músculos internos e externos dos quadris: Ginástica Íntima), segmento da Fisioterapia Pélvica.

Vamos experimentar os exercícios com os músculos que ajudam a controlar a micção:

1. Esvazie a bexiga.

2. Para sentir onde estão esses músculos: sente-se num banquinho mantendo a postura ereta e flexione um pouco seu tronco trazendo-o mais a frente do seu corpo, coloque sua atenção na região do períneo (músculo entre a vagina e o ânus), respire profundamente e, de modo relaxado, imagine agora que você esta com a bexiga cheia e não pode esvaziá-la, contraindo assim levemente o períneo. Feito esse movimento, agora contraia e solte o períneo como se ele estivesse pulsando levemente. O períneo é o músculo principal do assoalho pélvico.

3. Agora contraia o períneo gradativamente por 2 até 10 segundos de forma cada vez mais intensa até sentir a contração de músculos mais internos, que também compõem o assoalho pélvico.

4. Ao mesmo tempo relaxe o resto do corpo.


5. Para o fortalecimento dessa musculatura, pratique este exercício diariamente de 10 a 50 vezes por dia, a qualquer momento, independente da situação.

6. Você pode praticar deitada, sentada ou em pé, enquanto faz suas atividades diárias, enquanto está conversando, vendo TV ou no computador.

7. Por volta de um mês você sentirá diferença obtendo bons resultados, mas mesmo assim a prática desse e outros exercícios deve continuar! Caso tenha alguma dificuldade procure um fisioterapeuta especializado.

8. Para as que não têm incontinência urinária, mas querem praticar, vale a pena, pois estes exercícios além de preventivos, mantêm a saúde da região pélvica, aumentam o prazer feminino e do parceiro pelo aumento do controle do canal vaginal ao acionar o períneo e o restante do assoalho pélvico.

De qualquer maneira, é importante buscar o acompanhamento do fisioterapeuta especializado e do médico, visto que a incontinência urinária pode provocar problemas mais graves, por isso, vamos resolver a questão o quanto antes.


Veja mais

Como seu corpo recebe 2020?
A Nova Medicina Germânica
Auto-cuidado na gestação
Entenda a endometriose
Fisioterapia Pélvica para homens
Inchaço de verão
Um ano novo mais leve
Tratando de sua coluna vertebral!
Incontinência urinária em atletas
A todas as Mães!
A Prática da Constelação Familiar
O que é Constelação Familiar Sistêmica
Algo pode mudar SEU ANO de 2018!
Meditação na prática!
MEDITAÇÃO : Vamos conhecer melhor!
Boa postura dentro do carro!
Pressão Alta e alimentação por Lícia
Dor muscular no Inverno? Por Eliana
Você não é só o que você come
Entenda a incontinência urinária

 


Eliana Tessitore

Fisioterapeuta - Crefito 3650f 
Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (EEUSP)
RPG/ Instituto Phillipe Souchard
Diretora da "Cia de Dança Eliana Tessitore".
Facebook: Eliana Tessitore Cuide-se Bem  
Telefone - 11 96456-0777

Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR