TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Saúde Voltar

28/01/2019

Inchaço de verão


Estamos nos dias mais quentes de verão, dias claros, presenteados com sol maravilhoso. Ao mesmo tempo vivemos dias de intenso calor. Se percebemos que os anéis ou os sapatos ficam apertados, se temos a sensação de peso ou dores nas pernas, o diagnóstico parece ser:  inchaço  por causa do verão. 


Mas, o que se passa com nosso corpo?


O excesso de calor faz as veias do corpo se dilatarem causando extravasamento dos líquidos do nosso corpo. Isso ocorre principalmente com as veias dos membros inferiores (pernas e pés) que ficam mais dilatadas do que o normal, o que dificulta o retorno do sangue para o coração. Esse sangue fica ‘estacionado’ nas pernas, causando o inchaço. Isso acontece também com os membros superiores (punhos e mãos).


Além do inchaço, podem aparecer os sintomas de formigamento, sensação de peso e até dor nas pernas e nos pés. 


A permanência na posição sentada em casa, no trabalho ou durante longas viagens de avião, automóvel, ônibus e trens, também provoca o acúmulo de líquidos nos membros inferiores e pode causar inchaço nas pernas e nos pés. Mesmo sob o ar condicionado, a troca de temperatura entre o refrescamento interno e o calor no meio ambiente também pode ocasionar a vasodilatação das extremidades do corpo e consequente inchaço.


Essa situação pode se exacerbar especialmente se não praticamos exercícios físicos, se nos alimentamos inadequadamente, se tivermos nosso sono alterado, se formos obesos, fumantes, se ingerirmos bebidas alcoólicas em excesso, se usarmos anticoncepcionais. 



O que podemos fazer para evitar o inchaço?


1.Tomar muita água: ao menos 2 litros diariamente.

A água precisa fazer parte da nossa rotina e precisamos ingerir uma quantidade mínima do líquido para ajudar a manter o corpo hidratado, saudável e longe de inchaços. 


2.Cuidado com o sódio: usar menos sal.

O cloreto de sódio (também conhecido como ‘sal de cozinha’) é um elemento essencial para a vida, por isso precisamos dele. Ele está presente em muitos alimentos, em doses diferentes, e por isso é preciso atenção redobrada com o seu consumo, afinal, quanto mais sódio consumimos, mais inchaço sentimos pelo corpo. É importante tomarmos cuidado com o consumo de enlatados (como o atum), embutidos (como o presunto ou o peito de peru), alimentos em conserva ou industrializados. 


3.Faça exercícios físicos: dica – ingerir líquidos durante a atividade

Caminhar de 3 a 4 vezes na semana por 40 minutos cada vez já ajuda a prevenir, mas se temos tendência ou inchamos, melhor caminharmos diariamente por 40 minutos. A atividade física aumenta o retorno venoso e ajuda na liberação desses líquidos através da sudorese. 


4.Coloque alimentos diuréticos na alimentação

O pepino, a abóbora, o melão, a melancia, a laranja, o limão,  além de  outros alimentos ricos em água, também ajudam a eliminar o líquido acumulado no corpo.  


O chá de hibisco ou de sálvia são potentes diuréticos. O mesmo vale para sucos. A mistura de melancia com limão é ótima para esses casos e ainda é refrescante para os dias quentes.


5. Eleve as pernas para melhorar a circulação sanguínea.


O ideal é elevar as pernas acima do nível do nosso coração para facilitar ainda mais o retorno venoso. Devemos permanecer assim por volta de 20 minutos. Podemos dobrar e esticar os tornozelos, movimentar os dedos dos pés enquanto isso.


6. Não permaneça muito tempo em ambientes com temperaturas elevadas.


7. Movimente os pés: para cima e para baixo, para os lados e em círculos. 


Durante viagens longas devemos usar sapatos confortáveis e que não apertem os pés, meias elásticas se for o caso, caminhar dentro da aeronave ou veículo de transporte quando possível e fazer exercícios com a ponta dos pés, que também auxiliam na prevenção de problemas circulatórios.


8. Não permanecer por muito tempo sentado ou em pé 

Nestas posições, o retorno venoso das pernas ao coração acaba sendo prejudicado. A posição sentada, em longas viagens, por exemplo, pressiona os grandes vasos de retorno do sangue que estão nas pernas, com as dobras dos joelhos.


9. Podemos fazer um teste simples 

Apertar o tornozelo bem forte e ver em quanto tempo a marca da mão desaparece. Se for rápido, é um inchaço devido ao calor ou por má postura. Caso contrário, a melhor opção é consultar um especialista para identificar algum problema mais grave.


Cuide-se bem!


Para saber mais: elianatessitore@gmail.com





Veja mais

A Nova Medicina Germânica
Auto-cuidado na gestação
Entenda a endometriose
Fisioterapia Pélvica para homens
Um ano novo mais leve
Tratando de sua coluna vertebral!
Incontinência urinária em atletas
A todas as Mães!
A Prática da Constelação Familiar
O que é Constelação Familiar Sistêmica
Algo pode mudar SEU ANO de 2018!
Meditação na prática!
MEDITAÇÃO : Vamos conhecer melhor!
Boa postura dentro do carro!
Pressão Alta e alimentação por Lícia
Dor muscular no Inverno? Por Eliana
Reduza a incontinência urinária
Você não é só o que você come
Entenda a incontinência urinária
O peso da tecnologia por Eliana

 


Eliana Tessitore

Fisioterapeuta - Crefito 3650f 
Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (EEUSP)
RPG/ Instituto Phillipe Souchard
Diretora da "Cia de Dança Eliana Tessitore".
Facebook: Eliana Tessitore Cuide-se Bem  
Telefone - 11 96456-0777

Pesquisar




X























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR