TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Saúde Voltar

16/11/2019

Como seu corpo recebe 2020?


Você já pensou nisso? Usando toda sua imaginação, veja-se de frente a 2020.


O que você vê? E o que você sente quando vê essa imagem? Essa sensação está em qual parte do seu corpo? 


Esse é um exemplo de como você pode tomar consciência através da reação de seu corpo ao sentir-se diante de 2020: frente ao novo que está por vir.


Mas, de que corpo falamos?

Do corpo físico, material: dos nossos músculos, ossos, órgãos, metabolismo. 

Falaremos do seu corpo que é “sua casa”, onde habita sua força, seu espírito, sua alma. Daquela sua casa que é construída pelos genes da sua linhagem, pelos ambientes que o marcaram e por onde você tem andado. Pelos relacionamentos em que você tem se envolvido, esse corpo através do qual você se expressa, age  e desfruta sua vida terrena... e muito mais. Esse corpo que respira e é ação. Esse corpo visto no seu constante movimento interno (metabolismo | sentimentos) e externo (ação, atitudes). Pensaremos seu corpo enquanto “via de trânsito”, por onde passam todas as forças do Universo, como nos ensinou Nietzsche (filósofo alemão-1844|1900).

Então, se seu corpo, ou o corpo de cada um de nós, que é físico e matéria ao mesmo tempo, que é via de trânsito e composto pelas vivências, relacionamentos e tudo mais, parece que não é tão físico assim, nem tão matéria assim. 

Saiba que, nesse momento não falaremos do corpo biológico nem do cronológico, mas sim do corpo que se abre para ser reinventado: propriedade magnifica de cada um de nós. 

Falamos em artigos anteriores (ex. https://granjaviana.com.br/coluna/saude/a-nova-medicina-germanica, https://granjaviana.com.br/coluna/saude/um-ano-novo-mais-leve) sobre o corpo e a mente enquanto uma unidade e de como ele, o corpo, responde fisicamente a um trauma, por exemplo, alterando seu metabolismo ou criando uma tensão muscular. Para a Nova Medicina Germânica, os sintomas são nossos amigos, pois nos contam que algo necessita ser modificado. Por isso nossa consciência corporal é muito importante. Usar nossos 5 sentidos (visão, audição, tato, olfato, gustação) para percebermos como está nosso corpo pode ser uma importante chave para encontrar as causas dos sintomas e assim o tratarmos, para seguir adiante em desafios mais interessantes.

Esse pode ser o primeiro passo para recebermos bem 2020: Olhar para nosso corpo e sentir como ele está. 

Mas, onde está a capacidade do corpo se reinventar?

Heráclito (filósofo grego- 540 aC a 470 aC) disse que “nenhum homem toma banho no mesmo rio duas vezes, porque a cada instante é um novo homem e um novo rio”.

Veja que você já não é o mesmo daquele antes de iniciar a ler esse artigo, pois algo já o modificou, aliás você nem respira o mesmo ar. Deepak Chopra (medico indiano - 1946) nos conta que ao respirarmos, inspirarmos de 10 a 22 átomos que vem de toda parte do seu ambiente, cai na corrente sanguínea até chegar aos seus órgãos e células (ex. coração,  rins, músculos, pele). Ao exalar, você exala também a nível atômico “pedacinhos” do seu coração, das suas células. Pense então que, ao respirar, compartilhamos parte de nós com quem está por perto.

 Assim, mudamos a cada instante, mesmo sem perceber. Do mesmo modo o rio: a água passa e a cada instante as margens mudam, animais transitam nele, o solo do rio se altera.

Chopra fala ainda que “nosso corpo físico é um rio de mudanças”, e que elas ocorrem também a partir do que comemos, meditamos, pensamos e sentimos, intuímos, o modo como vivemos nosso cotidiano, o modo como nos cuidamos... nosso corpo está sempre se transformando.

Se somos sempre um novo corpo num novo rio, por que não nos reinventarmos no melhor de nós?

Não basta apenas tomar analgésicos para lidar com nossas dores. Cada um de nós pode tomar as rédeas para mudanças melhores. Afinal, nem somos tão matéria e nem estamos tão separados assim!

Para saber mais:

 @elianatessitorecuidesebem

Eliana Tessitore cuide-se bem!



Veja mais

A Nova Medicina Germânica
Auto-cuidado na gestação
Entenda a endometriose
Fisioterapia Pélvica para homens
Inchaço de verão
Um ano novo mais leve
Tratando de sua coluna vertebral!
Incontinência urinária em atletas
A todas as Mães!
A Prática da Constelação Familiar
O que é Constelação Familiar Sistêmica
Algo pode mudar SEU ANO de 2018!
Meditação na prática!
MEDITAÇÃO : Vamos conhecer melhor!
Boa postura dentro do carro!
Pressão Alta e alimentação por Lícia
Dor muscular no Inverno? Por Eliana
Reduza a incontinência urinária
Você não é só o que você come
Entenda a incontinência urinária

 


Eliana Tessitore

Fisioterapeuta - Crefito 3650f 
Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (EEUSP)
RPG/ Instituto Phillipe Souchard
Diretora da "Cia de Dança Eliana Tessitore".
Facebook: Eliana Tessitore Cuide-se Bem  
Telefone - 11 96456-0777

Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR