TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Saúde Voltar

26/06/2019

Auto-cuidado na gestação


A gravidez provoca alterações importantes no corpo da mulher.

Paulatinamente o útero vai crescendo, acolhendo o feto que também cresce. Ao mesmo tempo as articulações e os ligamentos ficam mais frouxos e flexíveis para dar mais espaço ao útero e para preparar a mulher para o parto.

Com o avanço da gestação a barriga vai aumentando e por isso o centro de gravidade da gestante vai mudando. Para compensar os desequilíbrios as curvas da coluna aumentam e as passadas ficam mais abertas. 

Por isso muitas gestantes adotam uma postura incorreta. Consequentemente, a coluna, as articulações e os músculos ficam sobrecarregados exigindo da gestante um esforço desnecessário podendo causar frequentemente dores de diferentes intensidades, especialmente nas costas.

Para diminuir esses sintomas a gestante pode praticar atividades que lhe promovam estado de relaxamento. 

Os tratamentos pré e pós-parto que envolvem trabalhos respiratórios e reeducação da postura também resultam em grande benefício para o alivio de dores e mal estar, além de ser muito importantes para preparar o corpo para o parto e pós-parto. 

O tratamento de reeducação da postura para a gestante deve ser dinâmico e acompanhar as mudanças características dos diferentes períodos gestacionais, segundo as necessidades de cada gestante. 

Seguem algumas orientações posturais básicas que farão toda a diferença:

 1. Levantar da cama: 

Antes de levantar-se, respirar profundamente, movimentar os dedos das mãos e dos pés, seguidos dos punhos e tornozelos e assim o resto do corpo, espreguiçar-se para lubrificar melhor as articulações e preparar o corpo para os movimentos do dia a dia.

Virar-se de lado, colocar o antebraço apoiado na cama, esticar o cotovelo para levantar o tronco e assim sentar-se na cama. Observar se não ficou com tontura. Esperar e daí levantar-se.

 2. Deitar na cama: 

Fazer o caminho inverso: sentar-se na cama, virar-se de lado, apoiar o corpo no antebraço e deitar-se. Em seguida espreguiçar-se para relaxar.

    • Dormir: preferencialmente durma sobre o lado esquerdo do corpo (facilita a circulação). Para  aliviar a dor nas costas use um travesseiro que preencha o espaço entre a cabeça e os ombros e outro entre as pernas. Durante a noite você mudará de posição, o que será natural.

Outros momentos:

    • Ficar em pé: ao ficar em pé, a grávida deve deslocar o peso do corpo para a parte anterior dos pés, evitando sobrecarregar os calcanhares; para se posicionar desta forma, basta fletir ligeiramente os joelhos, contraindo as nádegas, um pouco os abdominais e o períneo (músculo entre a vagina e o ânus).

    • Caminhar: para realizar esta atividade mantenha a postura acima. Você deve usar sapatos confortáveis, de bico e salto largos. Procure relaxar os ombros e braços.

    • Sentar: procure sentar-se em cima das nádegas em cadeira com encosto para apoiar bem as costas e braços de apoio. Apoie os pés todos no chão. Caso fique muito tempo sentada bata gentilmente os pés no chão para ativar a circulação.

    • No trabalho: o seu posto de trabalho deve permitir o posicionamento e movimentação dos seus seguimentos corporais, seja em pé ou sentada. Nos postos em pé é recomendado você descansar periodicamente em uma cadeira confortável.

    •  Dirigir: manter seus braços e pernas semi flexionados, aproximar o banco da direção, sem comprimir o abdômen. Utilizar o cinto de segurança com a tira inferior abaixo do abdômen e a tira superior entre as mamas, desviando o abdômen.

    • Varrer: procurar vassouras e rodos de cabos mais longos para não se curvar durante a limpeza. Evitar torcer o tronco, empurrando o lixo para a frente do corpo. 

    • Levantar objetos: dobrar os joelhos, abrir as pernas, encaixar a barriga entre elas. A força deve incidir sobre os músculos das pernas e não sobrecarregando a musculatura da coluna lombar.

Devemos observar que toda orientação deve seguir as características de cada gestante por isso esse artigo fornece uma orientação geral e não substitui as orientações do seu médico e fisioterapeuta.

Para saber mais:  11 964560777 (Eliana), elianatessitore@gmail.com


Veja mais

Entenda a endometriose
Fisioterapia Pélvica para homens
Inchaço de verão
Um ano novo mais leve
Tratando de sua coluna vertebral!
Incontinência urinária em atletas
A todas as Mães!
A Prática da Constelação Familiar
O que é Constelação Familiar Sistêmica
Algo pode mudar SEU ANO de 2018!
Meditação na prática!
MEDITAÇÃO : Vamos conhecer melhor!
Boa postura dentro do carro!
Pressão Alta e alimentação por Lícia
Dor muscular no Inverno? Por Eliana
Reduza a incontinência urinária
Você não é só o que você come
Entenda a incontinência urinária
O peso da tecnologia por Eliana
Lista dos 12 alimentos proibidos

 


Eliana Tessitore

Fisioterapeuta - Crefito 3650f 
Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (EEUSP)
RPG/ Instituto Phillipe Souchard
Diretora da "Cia de Dança Eliana Tessitore".
Facebook: Eliana Tessitore Cuide-se Bem  
Telefone - 11 96456-0777

Pesquisar




X















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR