24/09/2021
Existe hoje uma crescente busca nas pessoas e organizações por propósito.
Por que faço o que faço? Para que faço o que faço?
O próprio Google Trends mostra o crescente interesse de busca por essa palavra.
As novas gerações notadamente não querem só o bom salário, mas também alinhamento com quem são e com o que acreditam. Isso tem feito as empresas reverem também seus propósitos internos, para se atualizar às novas demandas destes tempos e inclusive para reter esses novos talentos que chegam ao mercado.
Quando alguém me procura para fazer um processo de transição de carreira, o pressuposto é que a pessoa está sempre buscando algo melhor, mais expansivo para sua vida.
Por isso, além de apoiar a pessoa em seu autoconhecimento, revendo seu lastro acumulado ao longo da vida e reconhecendo talentos e habilidades adquiridas, tenho uma provocação mais ousada:
Já que você quer rever sua vida profissional, o que essa sua nova versão, mais sábia, gostaria de criar daqui para frente?
E certamente no mínimo uma sessão será sobre o propósito. Não estou falando de propósito da vida toda, até porque cada vez mais vivemos várias vidas em uma, com a intensidade das mudanças da vida atual. Falo de ter clareza do seu propósito neste momento, uma direção, um norte, uma estrela-guia que vai te motivar, um porquê que te mova para aquele novo caminho.
Gosto de trabalhar com o conceito japonês do Ikigai, que equivale à Razão de Viver em português. No Ikigai, procura-se combinar:
- O que você tem talento para fazer? É bom em fazer?
- O que você ama fazer?
- O que o mundo está precisando?
- O que você pode ser pago para fazer?
Se você conseguir encontrar algo para fazer que combina as respostas acima, você está no seu Ikigai: usando o melhor de seus talentos e gostos, e entregando ao mundo algo que é necessário e você é pago para fazer. É uma mistura de paixão com missão, profissão e vocação.
Então comece respondendo as perguntas acima e refletindo sobre as possibilidades de trabalho que vão usar todo o seu lastro de conhecimento e gostos da melhor forma. Isso certamente trará novas motivações para você.
Muitas pessoas têm dificuldade até na primeira parte, de reconhecer seus talentos. Por isso o trabalho de um profissional habilitado pode ajudar muito neste trajeto de encontrar uma nova profissão, mais significativa e onde se possa ser mais inteiro.
Essa busca pela integralidade anda de braços dados com o propósito. Mas esta é uma conversa que fica para o nosso próximo texto. Hoje o convite é refletir se você está trabalhando com propósito, e se não, como seria possível ir nessa direção.
Daisy trabalha como Orientadora e mentora profissional, Coach e Master Avatar. Dentre as formações estão Administração de Empresas pela USP, Futuring e Novas Economias (Fluxonomia 4D), Master e Wizard Avatar, Coaching, Orientação Profissional, Facilitação online, dentre outras.
Apaixonada pelo desenvolvimento do potencial humano - “Meus olhos brilham quando apoio pessoas a trazerem à tona seu próprio brilho”.