TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Planeta Eu

30/07/2020

Você está melhor?


O que eu quero é me tornar uma pessoa melhor!

Outro dia estava perto do olho do furacão de um conflito e aí perguntei: "O que você acha que ele vai fazer?"

Minha amiga respondeu: "o que ele vai fazer é com ele, só posso saber de mim, e o que eu quero é me tornar uma pessoa melhor!"

O budismo diz que tudo que estamos vivendo é o fruto amadurecido daquilo que plantamos um dia, inclusive em outras vidas. Ou seja, segundo esse raciocínio, não há outra saída a não ser aceitar o que nos acontece, mas conscientes de que nossas reações ao que estamos vivendo agora é o que está sendo plantado para amadurecer no futuro.

 Neste contexto, se tornar melhor, imagino, é a melhor maneira de preparar a terra para boas colheitas. Mas o que me encantou nessa fala não é o possível utilitarismo dela e sim esse objetivo de vida.

Comprar um apartamento, fazer uma viagem, casar? Qualquer plano! Mas acima de todos eles, permeando a vida, se tornar uma pessoa melhor! Que lindo e raro  objeto de consumo!!

Ser melhor é algo que só cada pessoa pode avaliar no que consiste. Ser menos dominado pela raiva, no caso de uma amiga. Ser mais consciente das consequências do que faço, no meu caso. Enfim, são desafios diários.

Sempre quis ser uma boa pessoa, mas andava desanimada, porque a todo momento a vida coloca dilemas e é difícil ser ético, coerente, bom, sempre. A imperfeição é inerente à condição humana, não tem como, mas se coloco essa estrela guia -  ser melhor – a travessia ganha um norte. Tudo que acontece passa a ser um exercício para me tornar melhor!

Não se trata de perfeccionismo, nem tirar boas notas, nem passar no julgamento final. É algo muito mais delicado: é uma conversa íntima e diária. Uma labuta delicada, persistente. Sem troféus, medalha de ouro, nem reconhecimento, porque é um movimento quase invisível, sutil, subjetivo.

É se tornar, aos poucos, uma flor perfumada, uma chuva que umedece a terra, um olhar limpo... um pouquinho melhor, a cada dia. 

Imagem: desenho em processo de Julia Vargas


Veja mais

Olha o passarinho!
No Baile com Hitler
Ela não veio
Santa ou maligna?
Isso é verdade ?
Sim, ele respondeu!
Ser cantora ou ciumenta?
Pirei na Batatinha!
Leva meu coração?
Eu minto sim!
Nana Nenê!
Os mansos e o presente
Vamos de mãos dadas!
Zezinho Bruce e eu, no Crepúsculo!
Papai Mamãe: um Clássico!
Piquenique com os Seres de Luz!
Sou feia!!
O corpo desobediente! por Jany
Não tem só bem pensar!
Voa Aurélio! por Jany

 


Jany

Escritora e Focalizadora de Dança Circular no UlaBiná.

Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR