06/09/2006
Na vida é assim. Tudo tem um ritual. No dicionário, ritual significa conjunto de práticas consagradas pelo uso ou normas, e que se deve observar de forma invariável em ocasiões especiais. Existe o ritual do nascimento, do casamento, do aniversário e até da morte. Vivemos de rituais.
Até outubro estou vivendo um novo ritual na vida. O do casamento. Já vivi muitas situações que dependem de um belo ritual. Como por exemplo, seguir a tradição hindu, que é cheia de rituais espirituais. Mas o ritual do casamento é diferente. Existe uma indústria pronta para te atender e te ajudar a realizar o tal ritual do casamento.
E é nessa hora que a experiência e o bom senso entram em ação. Para tudo existe um jeito especial de fazer só para o casamento. Por este motivo tudo é mais caro e mais detalhado.
Vale lembrar que ritual vem de rito, sagrado, regras e cerimônias que devem observar na prática de uma religião. Portanto, se rito é sagrado não combina com consumo exagerado.
Tanto o casamento quanto o nascimento são motivos de alegria e que devem ser comemorados. Mas a comemoração pode ser feita, inclusive, apenas para duas pessoas. Isso não deixa de ser uma comemoração. Descobri que casar é unir felicidade e famílias. Os amigos, conhecidos, colegas de trabalho, que partilharam a vida conosco de qualquer maneira. Comemorar com uma grande festa, pode ser um ato desejado, mas não absolutamente necessário.
O ritual em si é a união de sonhos, de esforços e desejos de futuro. Este é o parâmetro para iniciar um ritual de paz e harmonia.
A festa, se for uma opção, nada valerá sem os princípios que regem um ritual de amor e serenidade.
Os presentes, nada serão sem o convite sincero para aquele que realmente esperamos para um abraço.
A cerimônia é insignificante perto do desejo falado baixinho, com carinho, no pé do ouvido.
Casar é promover a união de duas famílias, duas pessoas que se amam, dois sonhos e um futuro. Casar é construir, é crescer, é amadurecer, é plantar, é colher.
Casar é um ritual de amor, credo, amizade e paciência.
Casar é viver junto