TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Planeta Eu

02/07/2012

1, 2 e 3 de Oliveira 4


Jade é o nome da filha de Mick e Bianca Jagger. A filha de Jade se chama Assisse, porque foi na cidade de Assis, Itália, que ela conheceu seu marido.

Nomes... Caetano Veloso, que é pai de Moreno, Zeca e Tom, diz em uma de suas músicas: “Adoro nomes, nomes de nomes como Scarlet Moon de Chevalier e Maria da Fé”.

Consoantes são um tanto indigestas. Na Iugoslávia tem palavras sem vogais. Krk é como se chama lá uma tal ilha. Ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados. Será que ainda se ensina o que significa ilha com essa frase do meu tempo de primário?

Li uma vez na Isto É uma lista de nomes absurdos. Lembro de alguns: Um, Dois, Três de Oliveira Quatro. E a mãe que era fã de Ava Gardner e Gina Lolobrígida e por isso colocou o nome na filha de Ava Gina dos Santos.

Meus pais me deram o nome de Jany. Jã de Jayme, o nome do meu pai e Ny de Eny, minha mãe. Pensando bem, sou realmente a junção dos dois. Bagunceira e organizada ao mesmo tempo! Para fazer rir, costumo dizer que não gostava do meu nome, até que descobri que poderia ser Nija!

Li que ao nomear os filhos as expectativas relacionadas ao nome ficam ali presentes. Segundo o autor, quem recebe um nome de um antepassado, ganha junto um script inteiro relacionado ao dono original do nome. Por exemplo, nome de avô. A tarefa vai ser então renegar ou confirmar a fama do vovô. Duro, hem?

Sem saber que era um nome que estava na moda, coloquei o nome de Julia na minha filha porque queria antes de tudo um nome que as pessoas entendessem na primeira vez que ouvissem. Neste aspecto, meu nome dá muito trabalho. No telefone, digo: Aqui é Jany.

Geni? Perguntam. Não!, Respondo e repito: Jany!

Ah, Jane!, Entendem equivocados e satisfeitos. Acabo me dando por satisfeita também.

Na família, minha sogra – bravo! – me chama de Jany. Minha cunhada de Geni. Para quatro sobrinhos sou Jany, para dois deles sou Jane.

Outro dia perguntaram do outro lado da linha: Janice? Respondi: NãoJany só!

A moça exclamou de volta: Janysol!

E para que y, w? Queria um Paulo comum que todo mundo entende para nome de filho. Claro que tem problemas de superlotação nos nomes comuns. Morei em um lugar muito pequeno onde tinham cinco Paulos, e três deles tinham o sobrenome começando com C. Não dava nem para diferenciar com um : e aí PC?

Acabei colocando Pedro, no meu filho. Gosto desse nome. Eu e muitas muitas mães: Há hordas de Pedros em cada classe de escola. A minha Julia tem sempre o sobrenome colado ao seu nome para diferenciá-la. Ela não gosta. Quando ela nasceu, minha própria querida mãe me desapontou ao perguntar se Julia era o feminino do mês Julho. Minha amiga Nely, ou Neli, também tem que ter paciência.

Ela também resolveu dar o nome de Eliane para sua filha acreditando que seria um nome sem equívocos, mas que nada! Eliane com e ou com a? ela vive ouvindo essa pergunta. O Paulo que deu uma lidinha aqui sobre meus ombros disse que muitas vezes as pessoas entendem Mauro em vez de Paulo. Muito complicado. Será que não seria melhor mudarmos o sistema para números?

Que tal eu me chamar para facilitar Nija Um, ou talvez Dois ou Três de Oliveira Vargas?


Veja mais

Você está melhor?
No Baile com Hitler
Ela não veio
Santa ou maligna?
Isso é verdade ?
Sim, ele respondeu!
Ser cantora ou ciumenta?
Pirei na Batatinha!
Leva meu coração?
Eu minto sim!
Nana Nenê!
Os mansos e o presente
Vamos de mãos dadas!
Zezinho Bruce e eu, no Crepúsculo!
Papai Mamãe: um Clássico!
Piquenique com os Seres de Luz!
Sou feia!!
O corpo desobediente! por Jany
Não tem só bem pensar!
Voa Aurélio! por Jany

 


Jany

Escritora e Focalizadora de Dança Circular no UlaBiná.

Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR