10/05/2007
Só pra não dizer que eu só conto causos de caipira paulista – o que eu sou, com muita honra -, tem um lá do Nordeste, bem antigo. Dos tempos em que existiam vários bandos de cangaceiros e os dito cujos eram perseguidos pela polícia chamada de ``volante´´. Tem um causinho bem conhecido que serve de preâmbulo pra outro que eu vou contar depois. Sobre um daqueles ataques às vilas, num entrevero com a polícia, contava um velho cangaceiro, lembrando suas façanhas: ``Naquela batalha morreu tanto sordado, mas morreu tanto sordado... que urubu só comia de sargento pra cima´´.
Pois bem. O causo que eu vou contar agora aconteceu no dia em que a volante conseguiu, depois de muitos anos, prender o tão temido Capitão Ordovino. Cangaceiro dos bão. Da estirpe sanguinária do velho Lampião.
Na frente da mesa do delegado, estava o cangaceiro de cara amarrada – pois, afinal. O dito cujo tinha se deixado apanhar e agora deveria amargar uns belos anos atrás das grades. O delegado, por sua vez, não cabia em si de tanto orgulho.
DELEGADO (se recostando na poltrona) – Muito bem, capitão Ordovino. Até que enfim heim? Depois de tanto tempo, agora a minha polícia, sob o meu comando, consegue pegar o sinhô. Agora o sinhô vai vê o que é bom. Tantos anos saqueando, matando e zombando da gente e até do governo...
CAPITÃO (num resmungo, de cabeça baixa) – Éééé...
DELEGADO – Capitão Ordovino? Antes do sinhô ir pro xilindró, conta aqui pra gente: quantos homens o sinhô já matou nessa vida de cangaceiro?
CAPITÃO (reluta e balbucia) – É dois.
DELEGADO (não acredita no que ouve) – Como é que é? Péra aí! O sinhô não entendeu a pergunta. Eu perguntei quantos homens o sinhô já matou até hoje...
CAPITÃO (firme e articulado) – É dois.
DELEGADO – Dêxa de ser cara-de-pau. Como o sinhô tem a coragem de dizer que só matou dois homens até agora?
CAPITÃO (insistente) É dois mêmo!
DELEGADO – Olha aqui. O sinhô é tão descarado. Além de tudo, ainda mentiroso. Veja aqui (mostra um papel). Só numa lista que eu tenho aqui comigo, tá marcado que o sinhô matô 10 ! 10 homens. Olha aqui (mostra)!
CAPITÃO (sem ler, justifica) – Só se o sinhô tá contando aqueles 8 buliviano...