TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Minha Vida Animal

10/09/2020

O cão é um ser social


Assim como nós, os cães são seres sociais, ou seja, necessitam da vida em grupo, entre semelhantes, pois isso faz com que eles se sintam mais completos e felizes. Mas, assim como em nossos círculos sociais há quem se sinta bem sozinho, também há nos animais o "diferentão", aquele que prefere viver só. Sim, o comportamento dos cães também pode variar mas em sua maioria eles foram programados para interagir e se organizar em grupo.

Existem muitos cães de companhia que passam a vida adulta toda sem interagir com outros cães e a maioria não conviveu por muito tempo com a mãe e com os irmãos quando filhotes. Podemos classificar um cão que passou por essas situações como não  "socializado". 

A socialização é um processo longo, dura a vida toda, e quanto mais estados de humor e comportamentos diferentes o cão não socializado for exposto, maior vai ser a chance do deste cão saber se relacionar e se comunicar bem com o outro cão. Para ele ser bem socializado ele já foi exposto a vários cães e várias situações diferentes e na sua maioria, obteve uma boa resposta (foi calmo, soube se comunicar, foi amigável, etc). Além disso, a socialização do cão deve ocorrer com humanos também e assim  ele saberá se comunicar e se comportar, por exemplo, com idosos e com crianças; com pessoas mais "brutas" ou delicadas;  de formas diferentes e correspondentes a cada situação. 

A socialização é indispensável na educação canina. Muitas reclamações comportamentais que recebo como adestradora são referentes aos cães que foram pouco socializados quando filhotes, pois sejam eles adotados ou comprados são retirados antes dos 90 dias de convivência com a mãe e irmãos. Esse período da socialização primária repercute por todo resto da vida do animal, conhecido como período crítico é nele que devemos iniciar a socialização.  Se seu cão já passou dessa idade não tem problema, o quanto antes for iniciado o processo de socialização melhor mas qualquer idade tem potencial para ser sociável.

A socialização começa de uma maneira cuidadosa, verificando antes com os outros donos se o animal dele é socializado e amigável, assim  expondo seu amigo não-socializado a cães que têm uma maior receptibilidade. Depois vá inserindo maior variabilidade de comportamentos, com cães sociáveis mas não tão brincalhões. Esses outros temperamentos vão ensinando o cão não socializado a se comportar diante de diferentes tipos cães. 

Os cuidados a serem tomados durante a socialização são: 

·         Sempre ter cautela para não expor o cão a uma situação desagradável ou até traumática, 

·         supervisione sempre seu cão durante todo processo;

·         cães devem estar com todas vacinas em dia;

·         seja um tutor calmo e paciente e transmita isso ao seu cão, sem ficar tenso durante as aproximações dele a outro cão;

·         fazendo associações positivas durante a aproximação dos cães;

·         deve ser uma atividade regular do cão.


 O processo de socialização faz parte de uma rotina saudável do cão. Você quer ter um cão sociável mas ainda tem dúvidas?

Entre em contato com um adestrador ou consultor comportamental.


Veja mais

Treinando cães
Os cães e a quarentena
Como transportar animais corretamente
Vítimas anônimas
GPS para pets já é realidade
Buraqueira, uma corujinha muito fofa
Dia Nacional dos Animais por Ângela
Pets: uma ligação profunda
O espetáculo que mata!
O perigo das latas no lixo
A saúde dos beija-flores
Seu pet e a estação do inverno
O inverno chegou e com ele a Tosse dos Canis
Aranha marrom, pequena e perigosa!
Jacu, que ave é essa?
Maus tratos contra animal, ação imediata
Fisioterapia Animal, uma chance para eles
Pets x Fogos de Artificios
Herdeiro manso das selvas
Gatos nos deixam mais saudáveis

 


Alice Manochio

Alice é adestradora de cães e trabalha com muito amor na Bicho de Boa. Foi granjeira por 17 anos até ingressar na faculdade e se mudar para o interior do estado. Hoje, além adestradora, Alice é gestora ambiental.
instagram/bichodeboa

Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR