TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Minha Vida Animal

Jacu, que ave é essa? Os antigos moradores da Granja já estão acostumados com a sua presença

27/04/2016



Os antigos moradores da Granja já estão acostumados com a sua presença. Também quem já morou no mato, conhece bem. Mas, quem chegou à região há pouco tempo, estranha. Quem nunca se deparou, ao amanhecer ou ao entardecer, nas árvores de nossos jardins com uma ave parecendo uma mistura de pavão, galinha e peru? Prazer... São os simpáticos jacus (Penelope sp.).

Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir até 85 cm de comprimento. Sua plumagem é verde-bronze bem escura escamada, sendo o manto, pescoço e peito estriados de branco e as pernas negras. O macho possui a íris vermelha, ao contrário da fêmea. Grandes e barulhentos, eles produzem um ruído forte e esquisito com as asas enquanto voam ou pulam de galho em galho. Vivendo em bandos nas matas, na época do acasalamento andam em casais. É uma das aves monogâmicas. Ou seja, formam o casal para toda uma vida. Encontrado em áreas de matas da América do Sul: Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina se alimentam preferencialmente de frutos de palmeiras, no que é considerado um hábil dispersor de suas sementes.

Por falar em sementes e jacus, no município de Domingos Martins, Espírito Santo, tem gente protegendo essas aves e, ao mesmo tempo, ganhando dinheiro. Já ouviram falar no Café de Jacu, internacionalmente conhecido como Jacu Bird Coffee? Pois saiba que é considerado um dos melhores cafés do Brasil.

A história começou assim: os jacus invadiam a plantação para se alimentar dos melhores frutos do cafezal. O transtorno era tão grande que os proprietários pediram autorização do governo para controlar a população das aves. Foi então que os fazendeiros ouviram a história do Kolpi Luwaki, café produzido na Indonésia onde os grãos do café são retirados das fezes de um mamífero chamado Civeta (bicho semelhante a um gato), e de um café do Vietnã onde é utilizada a Doninha.

Assim, o Café Jacu é extraído depois que a ave come o fruto do café e defeca suas sementes despolpadas, que, depois de torrada e moída, é vendida a preço de ouro principalmente para a Europa e Estados Unidos. Para se ter uma ideia, 250 gramas de Jacu Bird Coffee podem custar mais de R$ 100! A produção é direcionada para a exportação, porém o café do jacu pode ser encontrado em algumas lojas do Brasil, como, por exemplo, no Museu do Café, em Santos.

Embora habitem matas, descem em campo aberto para se alimentarem. São predominantemente frugívoros, mas alimentem-se também de folhas, brotos, grãos e insetos. Defecam as sementes intactas. Alguns desses habitantes da nossa região, já se tornaram íntimos dos moradores. Chegam a até comer em nossas mãos... Adoram frutas!

Infelizmente, essa ave está sendo ameaçada de se extinguir devido à destruição de seu habitat e a caça predatória. Portanto, quando você vir um jacu, agradeça por estar morando e convivendo com mais esta raridade que a mãe natureza nos presenteia.

Foto: Eros Amaral


Veja mais

Dicas para higiene e banho em cães e gatos
Abandono no Lar - Só alimentar seu Pet não basta
Como escolher um cão para você por Alice Manochio
Adotar um pet
Dia dos Animais
Por que castrar seu Pet?
Cães e férias de verão
Cães X Fogos
Pets e Crianças
O cão é um ser social
Treinando cães
Os cães e a quarentena
Como transportar animais corretamente
Vítimas anônimas
GPS para pets já é realidade
Buraqueira, uma corujinha muito fofa
Dia Nacional dos Animais por Ângela
Pets: uma ligação profunda
O espetáculo que mata!
O perigo das latas no lixo

 


Angela Miranda

Angela Miranda, jornalista, geógrafa e moradora da Granja Viana há 30 anos.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR