TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Minha Vida Animal

19/03/2021

Dia dos Animais


Dia 14 deste mês comemoramos o dia nacional dos animais. Você sabia que o Brasil tem o segundo maior registro de  animais domésticos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos? Mas esse dia não surgiu só da necessidade de falarmos dos PETS, mas também dos animais silvestres e do nosso meio ambiente. E com um país tão rico em espécies da fauna e da flora, faz todo sentido eles terem um dia só deles. 

Com meu amor por bichos, na faculdade pude pesquisar sobre as espécies mais ameaçadas da fauna silvestre brasileira. Além do maior motivo que os ameaça - a perda de habitat (por desmatamentos, queimadas e formação de pastos para criação de gado) -, há também os atropelamentos, a caça e comércio ilegal que tiram as vidas de milhares de seres vivos todos os anos, cada vez mais. E se existe quem venda animais exóticos é porque tem quem compre. Sem falar de inúmeros vídeos de pessoas torturando ou abandonando animais domésticos que aparecem cada vez mais pelas redes sociais. Esse dia 14 serve para lembrarmos dessa situação preocupante que os animais, domésticos ou não, vivem… sujeitos à maldade dos homens, que se sentem superiores a todos os outros seres vivos.   

Pouco tempo atrás (em setembro de 2020), foi sancionada a lei que aumenta punição para abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais domésticos, domesticados ou exóticos. Antes o crime era previsto pela Lei de Crimes Ambientais, mas agora foi criada a Coordenadoria Nacional de Proteção e Defesa Animal. E com isso, a pena passou de apenas três meses a um ano de reclusão (com multa), para reclusão de dois a cinco anos, multa, proibição de guarda animal, possibilidade de prisão em flagrante e soltura só com pagamento de fiança, situação que antes não existia, pois o agressor do animal voltava para casa depois de uma breve ida à delegacia. Se a pessoa for reincidente, agora deverá cumprir a pena em regime fechado. 

A lei foi apelidada de Lei Sansão em razão de um caso no qual um pitbull de 2 anos teve as duas patas traseiras decepadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sim, leitor, é difícil ler esse tipo de notícia e mais difícil ainda para mim escrever sobre isso… é quase inconcebível que um ser humano tenha coragem de fazer isso com outro ser vivo. Mas com tantos retrocessos no país, ver uma lei melhorando e ficando mais rígida nos traz até um ar de esperança. Que casos como o de Sansão não existam mais e havendo, que seja feita a justiça dos homens, e um dia, a divina. 

Para denúncias de maus-tratos contra animais você pode ligar no número 181, que funciona 24h por dia ou pelo telefone da Demapa (11 3238-1225), em horário comercial.



Veja mais

Por que castrar seu Pet?
Cães e férias de verão
Cães X Fogos
Pets e Crianças
O cão é um ser social
Treinando cães
Os cães e a quarentena
Como transportar animais corretamente
Vítimas anônimas
GPS para pets já é realidade
Buraqueira, uma corujinha muito fofa
Dia Nacional dos Animais por Ângela
Pets: uma ligação profunda
O espetáculo que mata!
O perigo das latas no lixo
A saúde dos beija-flores
Seu pet e a estação do inverno
O inverno chegou e com ele a Tosse dos Canis
Aranha marrom, pequena e perigosa!
Jacu, que ave é essa?

 


Alice Manochio

Alice é adestradora de cães e trabalha com muito amor na Bicho de Boa. Foi granjeira por 17 anos até ingressar na faculdade e se mudar para o interior do estado. Hoje, além adestradora, Alice é gestora ambiental.
instagram/bichodeboa

Pesquisar




X



























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR