TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Minha Vida Animal Voltar

25/05/2016

Aranha marrom, pequena e perigosa!


Quem não tem medo, pavor, fobia de aranhas? Acho que 99% da população mundial! E quanto maiores e mais peludas pior! Mas, você conhece as pequeninas aranhas marrons? É bom ficar esperto com esses aracnídeos. Do gênero Loxosceles sp, elas medem apenas cerca de 1 centímetro de comprimento por meio centímetro de largura. Contando com as patas, geralmente não ultrapassam mais do que apenas 3 ou 4 centímetros de diâmetro. Mas não se deixe enganar pelo pequeno porte dessas criaturas! Eu mesma fui vítima de uma delas, e o pior é que o efeito da picada é difícil de ser diagnosticado.

Apesar de não ser agressiva, a picada de uma aranha marrom é venenosa e traiçoeira. Como não é dolorosa, passa despercebida. Os sintomas costumam se manifestar horas depois, como vermelhidão, inchaço, queimação, coceira, surgimento de uma mancha roxa e bolhas.

Após alguns dias, podem aparecer outros sintomas mais graves, como dor de cabeça, febre, náuseas e a necrose da região picada. A gangrena pode chegar a uma área equivalente ao tamanho de uma mão humana. Em casos mais raros, as vítimas ainda podem sofrer falência renal, convulsões, icterícia, urinar sangue e entrar em coma.

Por sorte, as aranhas marrons gostam de abrigos escuros, quentes e secos. Em ambientes externos, elas se escondem em locais como buracos, folhas secas, cascas de árvores etc. Já dentro de casa, elas gostam de ocupar cantinhos como caixas, atrás de armários e quadros, estantes e livros. Elas também podem se esconder em locais como sapatos, toalhas, roupas, lençóis e cobertores, e é aí que os acidentes acontecem.

Lagartixas como predadoras naturais

A lagartixa de parede comum, a Hemidactylus mabouia, se mostrou um potencial agente de controle biológico da aranha marrom. Portanto, procure manter as lagartixas presentes em sua residência! Não as mate!

Seguem algumas dicas para o controle da Aranha Marrom
Fonte: http://www.aranhamarrom.net)

LIMPEZA: Esse é um ponto que necessita esclarecimento. Várias vezes, ao fazer coletas de aranhas-marrons em residências, observei que algumas pessoas ficavam envergonhadas, pois ouviam que as Loxosceles ocorriam mais em casas "sem limpeza". Isso não é verdade. Sem dúvida, ao limpar a casa, podemos encontrar aranhas e eliminá-las. No entanto, na limpeza com pano de chão e/ou vassoura apenas, mesmo que cuidadosa e frequente, muitas aranhas podem escapar. Recomendo fortemente o uso de aspiradores de pó, com preferência para os modelos mais potentes. As aranhas-marrons, jovens e adultas, têm o corpo frágil e morrem por impactos decorrentes do processo de sucção. Já aspirei inúmeras aranhas-marrons de todos os tamanhos com aspiradores para sólidos e líquidos, e nenhuma delas sobreviveu. Os aspiradores pequenos, que funcionam com bateria recarregável, não são recomendados para essa finalidade, pois várias aranhas aspiradas podem sobreviver. Durante a aspiração, procure sempre pelos cantos onde as aranhas podem se abrigar, como as encontrados nos rodapés, molduras de portas e janelas, e frestas em geral. Reforce a frequência de aspiração nos períodos mais quentes do ano, quando as aranhas se locomovem mais.

MOBILIÁRIO E HÁBITOS: As aranhas-marrons não são boas escaladoras de superfícies lisas. Elas podem, no entanto subir por superfícies mais rugosas, ou em móveis encostados na parede. Portanto:
- Evite encostar móveis como camas, armários, cômodas etc., muito junto das paredes. Faça periodicamente uma vistoria atrás desses, para verificar presença de teias.

- Não deixe as roupas de cama encostarem no chão! Cerca de 30% dos acidentes com aranhas-marrons ocorrem durante o sono, e essas aranhas se locomovem mais com pouca luminosidade (ou seja, à noite principalmente, nas casas). A roupa de cama pode servir como "rampa" para as aranhas.

- Se puder, coloque roupas de cama ou vestimentas em sacos plásticos fechados, e antes de usá-los verifique-os com cuidado.

- Cortinas: as aranhas-marrons podem facilmente subir por tecidos, e no caso de cortinas com acabamento nos trilhos, esses podem se constituir em bons abrigos para as aranhas.

- Não por acaso, as Loxosceles são chamados de "arañas de los cuadros" na Argentina - então verifique periodicamente atrás dos quadros!

- Móveis embutidos - hoje eles são muito comuns em dormitórios e cozinhas. Cuidado! Se o espaço (vão) entre o móvel embutido e a parede, chão ou teto não for bem vedado, ele pode se constituir em ótimo abrigo para aranhas-marrons, que ficam nos espaços internos da estrutura desses móveis, e com poucas possibilidades de serem controladas.

- Entulhos: a Loxosceles intermedia não é comum em áreas naturais, mas terrenos com entulhos, principalmente de construção, são ótimos refúgios para essas aranhas, que se locomovem muito e podem deslocar-se para construções próximas. Entulhos ou material acumulado próximos a casas, ou pior, encostados a essa, devem ser evitados.

- Material guardado: evite guardar material como revistas e documentos em caixas de papelão. Prefira sacos plásticos vedados ou recipientes plásticos que podem ser bem fechados. Se for utilizar caixas de papelão, procure vedá-las bem com fita adesiva. Aranhas-marrons adoram papel e papelão!


Veja mais

Como transportar animais corretamente
Vítimas anônimas
GPS para pets já é realidade
Buraqueira, uma corujinha muito fofa
Dia Nacional dos Animais por Ângela
Pets: uma ligação profunda
O espetáculo que mata!
O perigo das latas no lixo
A saúde dos beija-flores
Seu pet e a estação do inverno
O inverno chegou e com ele a Tosse dos Canis
Jacu, que ave é essa?
Maus tratos contra animal, ação imediata
Fisioterapia Animal, uma chance para eles
Pets x Fogos de Artificios
Herdeiro manso das selvas
Gatos nos deixam mais saudáveis
Seu cão é um “mala”?
Sua empresa na nuvem
Pets também sofrem com a separação

 


Angela Miranda

Angela Miranda, jornalista, geógrafa e moradora da Granja Viana há 30 anos.

Pesquisar




X















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR