17/04/2017
Flor de Outono, a Perpétua (Gomphrena globosa) adora Sol pleno, climas amenos e tropicais, não gosta de terra encharcada e tolera o clima seco desta Estação.
Enquanto as folhas caem das árvores caducas, os canteiros de Perpétua lançam suas flores formando um tapete violeta… Suas flores não murcham, elas secam e vão desbotando bem lentamente e o chão passa a ter muitos nuances de lilás.
É usada em arranjos florais, guirlandas de flores secas. Também tem seu lado mágico: na medicina natural é usada como expectorante. Consulte um médico ou naturólogo antes de usar qualquer remédio natural.
E cuidado! Flores produzidas para ornamentar jardins não são próprias para consumir, geralmente têm defensivos químicos.
A única exigência desta joia preciosa é um bom solo, rico em matéria orgânica. Tenho tido bons resultados preenchendo as covas de seu plantio com húmus de minhoca. Sua reprodução pode ser por galhos ou sementes, elas se reproduzem bastante renovando sempre seus próprios canteiros. Um pequeno detalhe, delicado, resistente e….. Perpétuo!