05/08/2014
Muito simples e muitíssimo gratificante! Se você tem orquídeas dentro de vasos em sua casa que já floresceram, não perca tempo. Vamos achar uma árvore para que ela possa viver em liberdade! Comparo como se soltássemos um pássaro da gaiola! A orquídea no jardim recebe visitas divinas como pássaros, abelhas e borboletas.
Elas acordam com o orvalho da manhã, sentem a chuva e não se preocupam com suas árvores hospedeiras. Elas apenas se fixam, sem retirar nenhum nutriente, apenas pousam sobre troncos e forquilhas e as embelezam...
Segue aí algumas regras básicas para o sucesso de seu plantio:
Escolha da árvore
Se sua árvore possuir forquilhas (Y) em sua formação, é o lugar ideal para elas, principalmente pelo acúmulo natural de nutrientes. Mesmo assim, é preciso fixá-la, para que as orquídeas não caiam e sintam o choque.
Porém, árvores com cascas rugosas, mesmo retas, como o coqueiro, por exemplo, também são muito apreciadas pelas Sras. Orquídeas.
Elas não apreciam árvores lisas ou que trocam a casca (goiabeira, resedá, pitangueira, etc.) Mas isso não que dizer que não vivam nestas espécies, mas apenas demoram mais para se fixar.
Como fixar
Sempre: Com materiais perecíveis, que se desfaçam com o tempo, o que vai coincidir com a fixação da planta por si só na nova moradia (cipó, barbante, fitilho). Colocar o lado da orquídea que tiver mais brotos mais próximo do tronco. Prender bem presa sem machucar a planta.
Nunca: Arames, fios...Esses materiais ferem a orquídea impedindo o desenvolvimento das partes que prender. Além de ferirem o tronco que fixarem as plantas.
Cuidados
Em época de muita seca, borrife água nas raízes. Pode acrescentar adubos orgânicos líquidos, como o chorume do humos de minhoca.
Em caso de ataque de algum fungos, combata com Óleo de Neem, aplicando nas folhas, mas nunca nas flores. O Neem também atua com fertilizante foliar, pode -se acrescentar a água da rega com borrifador.
As orquídeas Phalaenopsis depois da florada, ao replantar na sua árvore, conte três gomos da sua haste e corte enviesado, nunca reto, as folhas mais novas próxima ao tronco.
Importante: Todas as orquídeas adormecem por um mês após o plantio.
Após esse período, começam a aparecer as novas raízes. Depois de um ano elas voltam a florescer.
As orquídeas Cybidium não se adaptam em árvores, escolha um canteiro que receba sol, e não seja encharcado, plante na terra e, uma vez por ano, ela vai florir.