TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Jardim Voltar

24/09/2012

Neem, um ótimo remédio pra curtir a Primavera


Uma árvore indiana, conhecida há 5000 anos e os homens não param de descobrir seus bons frutos.

Seu nome científico é (Azadirachta indica), é de clima tropical, mas se adapta bem ao clima subtropical. Uma árvore sobreira (chega a 20m), madeira vermelha e dura, lembra o mogno, flores brancas e perfumadas, folhas verde claro.

Suporta períodos de seca e não exige muito do solo.

Mas sua riqueza maior está na cura que trás em suas sementes, na casca, nas folhas e flores. Usadas para a cura dos homens, dos animais e das plantas.

Para as plantas podemos chamar para quem faz uso da homeopatia, de um remédio “de fundo”.

O neem é adubo foliar e combate os parasitas, como pulgões, cochonilhas e lagartas e os nematoides (vermiculitas que ficam na terra).

Ele ataca esses minúsculos insetos, impedindo o seu desenvolvimento e com persistência e paciência você elimina ele dos canteiros.

Se você tiver uma árvore de neem em casa pode produzir o seu remédio. Bata folhas, sementes e até a casca da árvore com água.

Deixe descansar por doze horas, coe e pulverize em suas plantas, ervas e horta. Essa receita tem validade por 24 horas, se sobrou um pouco do seu remédio jogue na terra para que sirva de adubo, com os resíduos da peneira.

Hoje encontramos o óleo de neem, em Gardens, e até em grandes supermercados, é muito fácil de aplicar, basta ler a dosagem que é indicada na bula, misturar com água e aplicar.

Sua toxidade é muito baixa e não apresenta nenhuma contra indicação. Se sua folha estiver muito tomada por “bichinhos”, passe o óleo direto com um algodão e vá removendo, pode ser aplicado em frutos e ervas. O único cuidado é que não se aplique nas horas de sol muito quente, a planta pode queimar dar uma cozinhadinha....coitada....

Também não aconselho nos dias de chuva, pois chuva irá desfazer uma boa parte do seu serviço.

Quanto à frequência, durante o período de Primavera e Verão, pode aplicar a cada 15 dias, no Inverno e Outono, uma vez por mês é suficiente.

Mas no caso de infestação aplique dia sim, dia não, até controlar a peste.

Não tem cheiro, não é veneno, pode usar nos vasos de dentro de casa sem se preocupar com as crianças e com os animais domésticos de sangue quente.

Aliás, os veterinários usam o neem para combate de pulgas e carrapatos, não deixe de consultá-los para saber a dosagem certa.

Pronto! Você está armada para se sentir amada nesta Primavera.

Sua “arma de neem” pode te ajudar a combater todos esses “bichinhos” que também se deliciam com a prosperidade da Estação e ainda fortifica sua planta para uma boa florada e bons frutos!

É muito bom curtir o seu jardim nesta época. Cuidar das plantas limpa a mente e o coração, e nos faz lembrar como somos felizes por morar na Granja Viana!!!

Até mais...


Veja mais

Acerola e Aceroleira
Jatrofa Podagrica
Época de Jasmim Manga
Primavera verde e amarela
Narciso, a flor de Agosto
Hortênsias: um toque azul no jardim
Plantas Nativas … por que plantar??
A Bela Emilia, plumbago auriculata!
Perpétua, a flor que não murcha
Minha planta está com piolho!
A Festa do Caqui! Por Regina
Marianinha, arbusto com buquês
Iris Neomarica caerulea "Regina"
Jasmim, a poesia do Outono!
Espatódea, a árvore do beija-flor
Seis plantinhas repelentes
Rosa, Rosinhas e Roseiras!
Jasminum azoricum, o Jasmim dos Açores
Que tal uma Berinjela no vaso??
"Pé de Escova de Garrafa" no meu jardim...

 


Regina Bittencourt

Regina Bittencourt, se apresenta como jardineira. Gosta de estar sempre perto das plantas , descobrir seus segredos e a melhor maneira de cuidá-las. Trabalha na Granja há 18 anos.

Pesquisar




X

























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR