07/10/2013
Dendrobium, a orquídea mais comum nos dias de hoje, também integra uma família enorme com mais de 450 variações. Ela vem lá do Sudeste Asiático, da Índia e da Austrália.
É uma planta epífera, isto é, se apoia nas árvores. Vive lá, agarradinha, enfeitando os troncos e as forquilhas. Olhem que interessante: Dendron significa árvore em grego e bios, vida. Ela vive na árvore e não da árvore.
Seu nome popular é “olho de boneca”. Isso porque, as variedades mais conhecidas e espalhadas por todos os cantos têm, no miolo de sua flor, um círculo escuro bem parecido com um olho negro ou castanho. Suas pétalas formam as pálpebras e os cílios. Agora é soltar a imaginação, pois parecem olhos de uma boneca.
Seu cultivo é fácil. Ao colocá-la em uma árvore, o lugar que ela mais se acomoda é a forquilha, aquele “V” que formam os galhos. Acomode sua orquídea e, se ela não estiver bem segura, amarre - sem apertar- com um fio de sisal ou barbante que vão se deteriorar quando a orquídea estiver presa sozinha. Não é bom usar arames. Eles não se acabam e podem estrangular a planta, impedindo o seu crescimento. Também não é recomendável envolver a raiz e o musgo ou qualquer outro substrato. Ela vai se prender ao ninho e não á arvore e corre o risco de ser derrubada pelo vento.
Você também pode amarrá-la em troncos lisos como os de uma palmeira. Em época seca dê uma borrifada com uma solução de água e óleo de nem (no frasco vem a proporção certa). A mistura vai adubar e proteger a planta de ataques de bichinhos. Só não borrife nas flores.
Se preferir plantar em vasos, escolha um de cerâmica, ou fibra de coco. Cuide para que a drenagem seja eficaz, pois a flor não suporta ambientes encharcados. Depois, acomode sua orquídea e preencha o vaso com substrato para orquídeas. (composto de carvão, cascas e mineirais).
Regue somente nas épocas secas. Quanto menos regar, mais as flores durarão.
A florada começa no fim do inverno e continua por toda a primavera. Se chover pouco. no verão lá estará a “boneca ainda nos olhando”.
Pesquisadores e colecionadores vão encontrar uma grande diversidade nesta família. Algumas parecem borboletas. Outras aparecem com cores fortes, outras ainda amarelas e menores, delicadas. Mas todas dão vida. Vida à alegria. Vida à beleza. Vida à árvore dendróbios.