TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Jardim Voltar

18/10/2012

Agapanthus africanus


Vem chegando devagarinho... em alguns jardins já apontam seus botões de flor, como um rojão verde, prestes a estourar em flores... flores azuis... flores brancas... flores de Agapantus...

É um planta linda! Muito fácil de ser cuidada... Sua folhagem também é bela, e durante o período sem flor fazem um belo conjunto de lanças verdes. É na Primavera que se inicia o grande espetáculo e se estende por todo Verão.

O conjunto de pequenos cálices formam uma bola de flor, as cores variam entre lilás claro, outras quase azuis, algumas rosadas e as brancas. Elas duram um bom tempo, principalmente se não chover muito. Depois elas se transformam e cápsulas verdes, que guardam as sementes.

O ideal é que não deixe as sementes amadurecerem no pé, das flores. Para esse processo a planta puxa energia, e força vital da planta mãe... Daí algumas amarelam, o brotos nascem menor...nada que a planta não sobreviva, mas se quiser poupar sua plantinha, corte as “flores de sementes”, ainda verdes.

É indicada para maciços, canteiros......um espetáculo garantido!

O Agapanthus pede apenas, para que seu canto tenha Sol, muito Sol, quanto mais Sol mais flores. A terra precisa ser rica em composto orgânico, não há necessidade de adubos químicos.

Quase não fica doente, com parasitas... Aguenta frio e períodos sem rega. Se seu canteiro é antigo, antes da Primavera, tire o excesso de mudas, você pode até fazer outro canteiro!!!

Assim da uma arejada no seu jardim, mexe a terra e garante mas um lindo show de flores. Eu particularmente, não misturo as Agapanthus brancos no mesmo canteiro que os azuis, acho canteiros monocromáticos desta planta valorizam mais a sua beleza.

Uma vez um caboclo me disse que quando juntamos as duas cores elas se cruzam e terminam em um canteiro somente com flores lilas clarinho... Não sei se tem um fundo científico nisso, mas já vi acontecer...

As borboletas e os pequenos beija-flores com certeza virão fazer uma visita para agrandar a cena!!! Eles adoram flores em forma de cálice,que guardam seu melzinho para oferecer para os visitantes...

Você pode também usar algumas de suas flores para decorar sua casa, elas duram na água também. Use a imaginação... grandes vasos junto com folhagens, delicadas ikebanas... Agapante-se!!!


Veja mais

Acerola e Aceroleira
Jatrofa Podagrica
Época de Jasmim Manga
Primavera verde e amarela
Narciso, a flor de Agosto
Hortênsias: um toque azul no jardim
Plantas Nativas … por que plantar??
A Bela Emilia, plumbago auriculata!
Perpétua, a flor que não murcha
Minha planta está com piolho!
A Festa do Caqui! Por Regina
Marianinha, arbusto com buquês
Iris Neomarica caerulea "Regina"
Jasmim, a poesia do Outono!
Espatódea, a árvore do beija-flor
Seis plantinhas repelentes
Rosa, Rosinhas e Roseiras!
Jasminum azoricum, o Jasmim dos Açores
Que tal uma Berinjela no vaso??
"Pé de Escova de Garrafa" no meu jardim...

 


Regina Bittencourt

Regina Bittencourt, se apresenta como jardineira. Gosta de estar sempre perto das plantas , descobrir seus segredos e a melhor maneira de cuidá-las. Trabalha na Granja há 18 anos.

Pesquisar




X

























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR