TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

O risco que corre o tênis brasileiro O tênis brasileiro – e aí eu quero incluir todos os segmentos, principalmente promotores e dirigentes – precisa ficar alerta

21/09/2006



O tênis brasileiro – e aí eu quero incluir todos os segmentos, principalmente promotores e dirigentes – precisa ficar alerta. Afinal, o atual sistema utilizado para o tenista infanto-juvenil não passa de um caça-níquel. E ao invés de ajudar no trabalho de desenvolvimento e formação de jogadores, está tirando jovens do mercado.

Os torneios infanto-juvenis, num país geograficamente enorme, devem ser trabalhados com carinho e profissionalismo. Realizar um evento em quadra aberta no período de chuvas – e todo mundo sabe quando chove em determinadas cidades – é pedir para não ajudar o tênis. Como realizar um torneio para 500 participantes em quatro dias? Está na hora de limitar esse gigantismo sem propósito, que tem tudo para se transformar numa catástrofe.

Não é segredo para ninguém o quanto custa para os pais enviarem seus filhos a tantos torneios que existem no calendário. A passagem aérea não pára de subir, hotel, traslados, acompanhamento de um técnico ou familiar, enfim tudo é gasto. Sem falar que os garotos deixam de ir à escola, já que os torneios são espalhados pelo calendário escolar sem qualquer critério. No final das contas, acaba-se criando pessoas culturalmente alienadas, tudo pela possibilidade (abstrata) de sucesso como tenista.

Do ponto de vista mercadológico, quem vive do tênis e tem interesse de que mais jovens participem do esporte, acabam em médio prazo tendo enorme prejuízo, já que as más experiências fazem com que muitos desistam de continuar nas quadras.

Para ilustrar isso, existem lamentáveis exemplos no tênis norte-americano, a maior potência do planeta tanto no aspecto esportivo como econômico. No final do ano passado, o mais tradicional e importante evento entre países do calendário juvenil foi simplesmente cancelado por falta de patrocinadores. A Sunshine Cup e a Continental Cup são consideradas a versão juvenil da Copa Davis e da Fed Cup. Aliás, Guga Kuerten e Márcio Carlsson deram o inédito título ao Brasil em 94. Esses eventos eram preliminares do Orange Bowl e, com o cancelamento, houve uma dramática ausência de bons jogadores, a ponto de o Orange reunir apenas 5 dos top 20 do ranking mundial, tanto no masculino como no feminino.

O calendário nacional mostra também um desrespeito total ao estudo. Onde está a competência de quem oficializa os torneios nacionais em relação ao calendário escolar? E do custo que o tênis significa para cada família? Realizar eventos com set profissional nas rodadas decisivas ou em sedes com número de quadras insuficientes afugenta tenistas e patrocinadores. É muito ruim ser obrigado a disputar as rodadas finais de um torneio em locais alternativos, onde não está presente a faixa do patrocinador ou, pior ainda, aonde existe uma empresa concorrente ao próprio patrocinador. A conseqüência é colocar em risco até mesmo os campeonatos de grande tradição.

Isso explica por que o único torneio de tradição no atual calendário juvenil, associado a uma grande empresa patrocinadora, seja a Copa Gerdau. Os outros já se foram.


Veja mais

O ESG é Pop
O ESG é Pop
Monkeypox - Varíola Símia: Colaboradores da Saúde Participam de Capacitação
Um novo tempo
Ser sexy é ser feliz em qualquer idade
O Forehand é uma arma em potencial
Amenidades e Pressão
Eleições sem Fim
Quando o amor te pega de surpresa
O Diabo Veste Prada
Odair Santos, planejado para as conquistas
Novidades do mundo do vinho 3

 


Marcelo Meyer

Acompanhe aqui a reprodução de capítulo por capítulo do livro "Tênis - muito mais que um jogo" de Marcelo Meyer

Marcelo Meyer é um dos mais importantes técnicos do país, tanto na formação de jogadores como no plano profissional. Treinou, entre outros, Marcelo Saliola, Fernando Meligeni, Andrea Vieira

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR