TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Granja Sustentável

22/05/2013

Horta em Vasos!



Em tempos de pandemia, muitas pessoas resolveram fazer ou diversificar suas hortas. Para quem tem espaços menores a sugestão é plantar ervas e temperos em vasos! A paisagista Regina Bittencourt explica os cuidados básicos para este tipo de horta. Acompanhe as dicas no vídeo e as informações colhidas por Sílvia Rocha, diretamente com a paisagista.

Hortelã:
Gosta de meia sombra e deve ser regado diariamente, em tempo seco. A poda deve ser feita no final do talo, para ele não enfraquecer. Indicado como chá digestivo e descongestionante nasal. Seubochecho é bom para combater o mau hálito. Acompanha bebidas refrescantes, como suco de abacaxi e é recomendado como tempero em assados, com o destaque para o tradicional quibe de forno de origem árabe.

Manjericão e família
(manjericão miúdo, manjerona, manjericão roxo, orégano e zátar): Muito sol (e procure que o vaso tome sol por inteiro); rega dia sim, dia não e cuidado especial quando as flores brotarem: arrancá-las! Caso contrário, suas sementes prejudicarão o desenvolvimento da planta. Ao colher seu manjericão, dê preferência às folhas menores. Deixe as maiores no talo, para que elas absorvam mais energia para manter o vaso em desenvolvimento. Na Índia e na tradição católica, o manjericão é considerado uma planta sagrada. Seu escalda-pés é conhecido para ajudar em problemas circulatórios. Macerado e, depois, misturado com água, é um ótimo repelente para ser borrifado nos ambientes. Tempero que pode ser utilizado cru ou cozido. Conhece o tradicional pesto genovês? Trata-se de uma iguaria de origem italiana, cuja base é o manjericão (lá, conhecido como basílico).

Alecrim:  Muito sol e rega dia sim, dia não. Ao colhê-lo, recomenda-se pegar o galho todo, pois ele não brota novamente. É conhecido como potente repelente de ratos. Dentre suas propriedades, destaca-se a de ser altamente revigorante, até mesmo, anti-depressivo. Porém, seu chá, se tomado seguidamente (ao longo de uma semana, por exemplo), pode causar úlceras estomacais. O alecrim é muito utilizado em peixe, frango, carne de porco, legumes e há quem goste muito de colocá-lo em torradas e pizzas, com sal e azeite.

Salsinha:  Sol e meia sombra e rega dia sim, dianão. É uma planta que, após um período, deve ser plantada novamente. Dizem que é boa para pressão alta e sua infusão com a planta toda (folhas, caule e raiz)é recomendada para cólicas menstruais. Em nossa região, acompanha um sem número de alimentos, dando cor, vida e sabor a eles.

Cebolinha: Cuidados semelhantes aos da salsinha. Muito utilizada na culinária oriental (sobretudo japonesa e chinesa) de preferência, crua.

Louro:  É uma árvore e, como tal, precisa de seu próprio vaso. Gosta de sol e terra boa e rega a cada 2 dias (pois não gosta de terra muito molhada). Recomenda-se borrifar água de cravo fervido para evitar pragas, às quais é muito suscetível. Dizem que está associado à nobreza e à auto-estima. Muito utilizado em ensopados, e quase imprescindível nos feijões e feijoada.

Boldo:  Sol e regas constantes. Macerado, com água fria, é indicado para mal-estar ligado ao fígado.

Pimenta: Sol e regas diárias. Alerta: assim que amadurecerem, colha as pimentas, caso contrário, a planta morre. Deve serevitada por quem apresenta problemas de estômago. 


Fotos: Ligia Vargas

Por Sílvia Rocha

Serviço: 

Regina  Bittencourt

Facebook.com/regina.bittencourt

@regina.bittencourt

Whatsapp - 11 9 4104 1471

Pintura artística dos vasos: Heloisa Holl em vasos - heloisaholl@hotmail.com

(14)9776-9018 e (11)98678-8201


Veja mais


 


Silvia Rocha

Escreve matérias, artigos e crônicas para
veículos impressos e virtuais.
Foi contemplada pelo ProAC 18/2019  - 
Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP-para a publicação de MATUTU DO, um livro de haikais (poemas de 3 versos) sobre
o Vale do Matutu, em Minas Gerais. O livro será lançado este ano.
Dá oficinas de haikais, aulas de escrita e cria quadros poéticos, integrantes de seu
projeto Põe Poesia.



www.silviarocha.com.br

Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR