TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Divã na Internet Voltar

16/10/2008

Plante uma árvore na internet


Muitos já devem ter encontrado entre seus emails mensagens propagando a preservação do planeta, a conservação da natureza, a economia de recursos naturais, alimentação saudável, a reciclagem do lixo, a proteção das espécies vivas, inclusive a nossa! A Internet é também, sem dúvida, um importante veículo difusor de saúde, de bem estar, de qualidade de vida, não só do indivíduo, mas da coletividade. Enquanto assistimos on-line, em tempo real, guerras pelo mundo afora, crises com ou sem precedentes que desestabilizam todas as nações, o declínio de tantos paradigmas políticos obsoletos e nefastos, a miséria humana escancarada diante do olhar prepotente de tantos governantes, parece crescer em nós um sentimento uníssono de que algo precisa ser feito urgentemente! A começar pela nossa essência, pela nossa casa, pelo nosso bairro. O mundo precisa de ajuda, está doente, o que nos cabe fazer? Qual a nossa quota de responsabilidade e participação?
Num artigo referente a esse assunto e a presença da internet nas questões humanas, observo uma frase que chama a atenção: "Plante uma árvore no cyberespaço", metáfora de um admirável mundo novo que gostaríamos de ter para nós, mas cada vez mais difícil de imaginar, diante do que temos visto e vivido nesta nossa passagem pelo planeta. Nessa linha, o autor sugere utilizarmos o espaço virtual visitado por milhões de pessoas todos os dias como um microcosmo, um caminho experimental para a conscientização de mudanças importantes que podemos realizar aqui, no nosso mundo real, no sentido de preservá-lo, de impedir sua destruição.
Vejo também um outro percurso que pode ser feito e que cada vez mais pessoas estão procurando e precisando: o da reciclagem interna. Revisão de valores, releituras do caminho trilhado, desapego de velhos preceitos e preconceitos, a busca da alma, do sossego interior, da paz de um espírito que parece estar partindo e nos deixando na mão, com uma mãe Terra que está perdendo sua fertilidade. O mundo real é nossa metáfora virtual, o espelho de quem somos. Assim, precisamos começar por nós, pelo nosso cerne, a cuidar bem da saúde, do alimento, do corpo físico que sempre dá seus sinais quando as coisas não vão bem, escutá-lo quando ele quiser conversar, em todas suas dimensões. Reciclar nosso lixo interno, saber nos desapegar do que nos impede de crescer, do que não nos serve mais, ocupando o lugar onde outras sementes hão de germinar e dar novos frutos. Que o que passou fertilize novamente o nosso solo, pois um dia nos foi muito precioso também. Cuidar do nosso lar (o lugar e as pessoas que lá estão), dos afetos, do trabalho que realizamos e que nos realiza, do coração que pede colo e respeito, diante da opressiva e impositiva razão. Zelar pelo amor, nossa matéria prima, para que seja constante e imperecível. Ele é a semente que deixaremos por aqui, a árvore que plantamos neste mundo e que sobreviverá a nós.

A Terra está pedindo socorro, nossa humanidade também. Há muito a ser feito, temos recursos, idéias e caminhos - reais, virtuais, possíveis. Plante uma árvore no cyberespaço, neste mundo, na sua rua – e dentro da sua casa!


Veja mais

Pai nosso de cada dia
Dicas e cuidados na Black Friday
No Olho do Furacão - Apenas o Essencial
De antenas ligadas por Maluh
Autoamáveis por Maluh
Contentes Contatos
Aprendiz de Feiticeiro Por Maluh
Novos tempos!
Internet parceira no vestibular
A escolha profissional - o futuro à vista!
Internet: um desafio para a Educação
Educar ou punir
De perto, ninguém é normal
Internet Segura por Maluh Duprat
Era digital: um novo modo de vida
Internet: E a vida depois da morte?
Resiliência - Cirulink indica o caminho da superação
Resiliência - Nossa história não é nosso destino
Pai nosso de cada dia
A voz do povo é a voz de Deus?

 


Maluh Duprat

Maluh Duprat é psicóloga clínica, orientadora vocacional e membro do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI), da PUC/SP.

Pesquisar




X















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR