TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

de Olho na Granja

22/06/2021

Movimento Brasil sem Frestas – Granja Viana/ Cotia/ Carapicuíba



Mais um inverno chegou e precisamos olhar ao redor e ajudar a quem precisa. Temos diversas iniciativas na região para aquecer as pessoas com roupas e cobertores, mas há uma voltada ao aquecimento de casas: você conhece o Brasil sem Frestas?

Criado em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em 2009 por Maria Luisa Oliveira Camozzato, hoje tem multiplicadores em diversas cidades do país. O projeto consiste em confeccionar chapas feitas com embalagens tipo Tetrapak para revestir termicamente as paredes com frestas daquelas moradias mais precárias, evitando a entrada de frio, chuva e calor.  

Aqui em Cotia, a responsável é a Sandra Lynette James que, ao assistir a uma reportagem na TV em 2016 sobre a iniciativa, uniu a preocupação com o descarte indevido no meio ambiente e com as pessoas em situação de moradia vulnerável e decidiu arregaçar as mangas. Em 2018 chamou amigos e começou o projeto: ela e outros voluntários arrecadam caixas aqui na região da Granja Viana e, também, em São Paulo e ABC. As caixas devem ser entregues lavadas, cortadas nas extremidades e abertas (veja vídeo), facilitando assim a próxima etapa, que é a costura. Com as caixas abertas, duas costureiras voluntárias confeccionam as placas para a aplicação nas casas. 

O grupo tem um espaço para organização das caixas recebidas e das placas confeccionadas, que fica no Parque São Jorge. Além das placas, eles também fazem esteiras e mantas para moradores de rua, com o mesmo material. Segundo Sandra, o grupo ensina os próprios moradores a colocarem as placas nas suas moradias e, em associações de moradores ou ONGs que cuidam das comunidades atendidas, ensinam também a fazerem aventais e ecobags, para geração de renda. 

Em Cotia, já doaram placas e instalaram nas comunidades de Mandelinha e Arco Íris. E atuam também em Osasco, Itapevi, Guarulhos e Santo André. Além das caixas Tetrapak, aceitam como doações outros itens:

Materiais necessários para a confecção das placas: caixas tipo Tetrapak (leite, sucos, chá) limpas e abertas, grampos 106x8, grampeadores de tapeceiros, agulhas para máquinas nº14 e 16, linha de pesponto tex 55 ou mais, viés, fita, gorgorão.

Roupas, livros e brinquedos: encaminhados para as comunidades.

Lacres de alumínio, tampinhas plásticas e cabelo: encaminhados para o Instituto Amor Rosa, que fica em São Paulo (https://amorrosa.org.br/).

Inspiradora esta ação solidária, não é? Sandra relata com carinho: “Sinto-me muito grata em poder melhorar as condições de moradia de tantas pessoas em situação de vulnerabilidade, através do conforto térmico, da melhoria estética e do amor que conseguimos transmitir durante a aplicação.  Amo muito esse trabalho e o envolvimento de todos os voluntários.”. 

E você, quer ajudar? Além das doações dos itens, o grupo precisa de costureiras voluntárias, basta saber passar na máquina com costura reta. Contato: (11) 98229-6060

E para entregar as doações, os postos de coleta são:

  • Clínica Salvador Felis – Rua São Francisco, 44 – Granja Viana – Cotia/SP - Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 21h, Sábados: das 8h às 19h e Domingos: das 10h às 17h
  • Sede Brasil Sem Frestas Cotia: Praça Ayrton Sena, 75 - sala 3 - Parque São George, horário: Terça a sexta das 10h às 15h
  • Zanin Design – Av Elias Zarzur, 96-3 Parque São George. Segunda a sexta das 8h às 16:30h. 

Instagram @Brasilsemfrestascotia , @Brasisemfrestas.sp

Facebook @brasilsemfrestas.saopaulo



Veja mais

Vamos doar? Faz bem para nós e mais ainda para quem precisa
Projeto Grãos de Ajuda atende 70 famílias em situação de vulnerabilidade na região
Instituto Cisne, uma história de 35 anos!
Conheça a ADRA, projeto social na região
Vamos ajudar?
"Cidadania no CEMUCAM"
Projeto Inspire
Projeto Inspire
Protetoras Independentes
A solidariedade continua
Casa do Moinho
Unidos por Carapicuíba
Histórias inspiradoras
Ações solidárias
Notícias boas
Movimentos Cidadãos
Movimentos Cidadãos
A jovem Greta
Eleições 2006

 


Marise Barbosa Uemura

Marise é  Professora de empreendedorismo, pesquisadora e doutora em Administração de Empresas pela FEAUSP. Moradora da Granja desde 2004, acredita na educação e na prática da cidadania para transformar realidades. Como ativista social e ambiental, luta por um planeta mais sustentável e por uma Granja melhor para os granjeiros. "A melhoria de nosso entorno depende de nós! Juntos somos mais fortes!"


Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR