22/06/2021
Mais um inverno chegou e precisamos olhar ao redor e ajudar a quem precisa. Temos diversas iniciativas na região para aquecer as pessoas com roupas e cobertores, mas há uma voltada ao aquecimento de casas: você conhece o Brasil sem Frestas?
Criado em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em 2009 por Maria Luisa Oliveira Camozzato, hoje tem multiplicadores em diversas cidades do país. O projeto consiste em confeccionar chapas feitas com embalagens tipo Tetrapak para revestir termicamente as paredes com frestas daquelas moradias mais precárias, evitando a entrada de frio, chuva e calor.
Aqui em Cotia, a responsável é a Sandra Lynette James que, ao assistir a uma reportagem na TV em 2016 sobre a iniciativa, uniu a preocupação com o descarte indevido no meio ambiente e com as pessoas em situação de moradia vulnerável e decidiu arregaçar as mangas. Em 2018 chamou amigos e começou o projeto: ela e outros voluntários arrecadam caixas aqui na região da Granja Viana e, também, em São Paulo e ABC. As caixas devem ser entregues lavadas, cortadas nas extremidades e abertas (veja vídeo), facilitando assim a próxima etapa, que é a costura. Com as caixas abertas, duas costureiras voluntárias confeccionam as placas para a aplicação nas casas.
O grupo tem um espaço para organização das caixas recebidas e das placas confeccionadas, que fica no Parque São Jorge. Além das placas, eles também fazem esteiras e mantas para moradores de rua, com o mesmo material. Segundo Sandra, o grupo ensina os próprios moradores a colocarem as placas nas suas moradias e, em associações de moradores ou ONGs que cuidam das comunidades atendidas, ensinam também a fazerem aventais e ecobags, para geração de renda.
Em Cotia, já doaram placas e instalaram nas comunidades de Mandelinha e Arco Íris. E atuam também em Osasco, Itapevi, Guarulhos e Santo André. Além das caixas Tetrapak, aceitam como doações outros itens:
• Materiais necessários para a confecção das placas: caixas tipo Tetrapak (leite, sucos, chá) limpas e abertas, grampos 106x8, grampeadores de tapeceiros, agulhas para máquinas nº14 e 16, linha de pesponto tex 55 ou mais, viés, fita, gorgorão.
• Roupas, livros e brinquedos: encaminhados para as comunidades.
• Lacres de alumínio, tampinhas plásticas e cabelo: encaminhados para o Instituto Amor Rosa, que fica em São Paulo (https://amorrosa.org.br/).
Inspiradora esta ação solidária, não é? Sandra relata com carinho: “Sinto-me muito grata em poder melhorar as condições de moradia de tantas pessoas em situação de vulnerabilidade, através do conforto térmico, da melhoria estética e do amor que conseguimos transmitir durante a aplicação. Amo muito esse trabalho e o envolvimento de todos os voluntários.”.
E você, quer ajudar? Além das doações dos itens, o grupo precisa de costureiras voluntárias, basta saber passar na máquina com costura reta. Contato: (11) 98229-6060
E para entregar as doações, os postos de coleta são:
Instagram @Brasilsemfrestascotia , @Brasisemfrestas.sp
Facebook @brasilsemfrestas.saopaulo