TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

de Olho na Granja

Cidadania no CEMUCAM Exercendo a cidadania cuidando de parques públicos

08/03/2021



O exercício da cidadania é um dos temas desta coluna, que permeia os exemplos da região aqui tratados. De forma simplificada, a cidadania envolve os direitos e deveres do cidadão e pressupõe sua participação ativa em prol do bem coletivo. Quando exigimos uma boa prestação de serviços públicos (aos quais temos direitos como cidadãos), precisamos também participar para melhorar nossa comunidade. Muitos granjeiros têm feito isso e desta vez vamos contar um pouco sobre alguns que “abraçaram” o CEMUCAM, parque municipal administrado pela Prefeitura de São Paulo, mas que fica em Cotia.

Conhecido como CEMUCAM, o Centro Municipal de Campismo foi criado em 1968, tem uma área total equivalente a um terço do Parque Ibirapuera e completou 52 anos dia 02 de março (veja matéria: https://granjaviana.com.br/noticia/52-anos). Há 7 anos um grupo de moradores de Cotia se uniu para defender e cuidar do parque, como representantes da sociedade civil: consolidou-se então a Associação de Amigos do Parque CEMUCAM - AAPC. Além da AAPC, o parque conta com a atuação do Conselho Gestor (implementado também em outros parques de São Paulo, Lei 15.910 de 27.11.2013), formado por representantes dos frequentadores (que participam voluntariamente), além do administrador do parque, Wagner Neves, funcionário da Prefeitura de São Paulo. Dentre as atribuições do Conselho Gestor estão a participação no planejamento, gestão, avaliação e controle da execução das atividades realizadas no parque. 

As reuniões do Conselho Gestor acontecem mensalmente e envolvem a discussão de aspectos técnicos, como o plantio de um novo corredor ecológico de árvores nativas, por exemplo, até demandas vindas da própria AAPC, como a solicitação de um Plano Diretor, documento que conterá as diretrizes do que pode ser feito na área do parque. Segundo Wagner Neves, que administra também outros 3 parques municipais de São Paulo, o Conselho Gestor do CEMUCAM é construtivo, parceiro, os membros são realmente “apaixonados pelo parque, não estão aqui para fazer política”. 

Já a AAPC é formada unicamente por frequentadores do parque. O grupo, atento às necessidades e a novos projetos, além das demandas ao Conselho Gestor, realiza também ações para arrecadar fundos. De acordo com Márcia Catunda, atual presidente, tinham eventos programados para 2020 para arrecadar recursos que seriam destinados a manutenções do parque que ficam de lado, por falta de verba disponível. Mas, devido à pandemia, foram adiados. 

Vários desafios já foram assumidos e superados graças a esse grupo ativo, cujos membros demonstram claramente o apreço que têm pelo parque. Em 2017, organizaram um mutirão, com a participação do Transition Granja Viana, e fizeram a limpeza das áreas do parque, que ficou desprovido de funcionários por falta de renovação de contrato de prestação de serviços. Geórgia Aquino, que faz parte da AAPC desde o início e é também membro do Conselho Gestor, conta com paixão “falar do parque é como falar de um filho”. Ela indicou o parque para receber uma geladeira literária, preparada com o maior carinho pelo Desperta Já Cotia.  A geladeira repleta de livros foi entregue dia 08.03.2020 (reveja aqui: https://granjaviana.com.br/coluna/de-olho-na-granja/noticias-boas) e continua fazendo a alegria dos frequentadores.  Outra iniciativa é preparar uma pista de corrida, já que Geórgia é ligada a grupos esportistas e está sempre antenada nestas novas possibilidades.

Sabem o que é melhor de tudo isso? Pessoas unidas por um ideal, por algo que acreditam e querem melhorar! Segundo Márcia, “o parque, além de ser um local importante de preservação da nossa mata atlântica e de refúgio para diversos animais, aproxima e envolve as pessoas com o meio ambiente, por isso são espaços fundamentais”. E Geórgia reforça: “queremos fazer com que as pessoas conheçam o parque, porque há moradores de Cotia e municípios vizinhos que não o conhecem”. A atuação desse grupo resume o que todos deveriam aprender na escola, conforme Nilson Machado menciona em seu livro “educar para a cidadania significa prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização desta participação motivada e competente, desta simbiose entre interesses pessoais e sociais, desta disposição para sentir em si as dores do mundo.”. 

E você, quer participar? Encontre o seu grupo, colabore com seu entorno. Só assim teremos um bairro melhor, uma cidade melhor, um lugar melhor para viver.

Faça parte do grupo da AAPC no Facebook:  https://www.facebook.com/groups/796561560358669

Machado, N. J. (2016). Educação. Autoridade, Competência e Qualidade. São Paulo -SP: Escrituras.

https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/morar/2017/12/1943767-moradores-de-cotia-se-unem-para-cuidar-do-parque-cemucam.shtml

https://leismunicipais.com.br/a/sp/s/sao-paulo/lei-ordinaria/2013/1591/15910/lei-ordinaria-n-15910-2013-dispoe-sobre-a-criacao-e-organizacao-de-conselhos-gestores-dos-parques-municipais

(Fotos tiradas antes da pandemia)


Veja mais

2024 – Boas perspectivas para as organizações do terceiro setor
Dia de Doar está chegando e você pode ajudar a impactar vidas
Um ano do movimento que une as organizações do terceiro setor da região
Mães e Pais que Lutam unidos pela causa autista
Movimento Juntos e o Brechó das Ongs
Entidades do terceiro setor compartilham saberes sobre Captação de Recursos
Um novo ano se inicia – como lembraremos de 2022?
O Movimento que unirá as organizações do terceiro setor da região
Colabore com a transformação da realidade de crianças e jovens. Acorde!
Centro de Desenvolvimento e Integração Tecnológica transforma vidas por meio do aprendizado, da cultura e do esporte
Transformando a realidade de crianças e jovens: vale a pena colaborar!
Felipe Cazé produz Arte com Economia Circular
Projeto Caucaia Solidário alimenta e resgata cidadania
Ao invés de brindes, empresa oferece aos clientes opção de ajudar causas sociais
Vamos doar? Faz bem para nós e mais ainda para quem precisa
Projeto Grãos de Ajuda atende 70 famílias em situação de vulnerabilidade na região
Instituto Cisne, uma história de 35 anos!
Conheça a ADRA, projeto social na região
Movimento Brasil sem Frestas – Granja Viana/ Cotia/ Carapicuíba
Vamos ajudar?

 


Marise Barbosa Uemura

Marise - doutora em Administração de Empresas pela FEAUSP, é sócia-proprietária da Precious Plastic Cotia, negócio de impacto socioambiental, atua no terceiro setor nas OSCs Âncora e SEAE - Sociedade Ecológica Amigos do Embu e é co-fundadora do Movimento Juntos Vamos Mais Longe. É facilitadora nas áreas de Empreendedorismo, Projeto de Vida e Cidadania. 

Moradora da Granja desde 2004, acredita na educação e na prática da cidadania para transformar realidades. Como ativista social e ambiental, luta por um planeta mais sustentável e por uma Granja melhor para os granjeiros. "A melhoria de nosso entorno depende de nós! Juntos somos mais fortes!"

Instagram@profmariseuemura   Linkedin/marisebarbosa





Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR