TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

de Olho na Granja

08/03/2021

"Cidadania no CEMUCAM"


O exercício da cidadania é um dos temas desta coluna, que permeia os exemplos da região aqui tratados. De forma simplificada, a cidadania envolve os direitos e deveres do cidadão e pressupõe sua participação ativa em prol do bem coletivo. Quando exigimos uma boa prestação de serviços públicos (aos quais temos direitos como cidadãos), precisamos também participar para melhorar nossa comunidade. Muitos granjeiros têm feito isso e desta vez vamos contar um pouco sobre alguns que “abraçaram” o CEMUCAM, parque municipal administrado pela Prefeitura de São Paulo, mas que fica em Cotia.

Conhecido como CEMUCAM, o Centro Municipal de Campismo foi criado em 1968, tem uma área total equivalente a um terço do Parque Ibirapuera e completou 52 anos dia 02 de março (veja matéria: https://granjaviana.com.br/noticia/52-anos). Há 7 anos um grupo de moradores de Cotia se uniu para defender e cuidar do parque, como representantes da sociedade civil: consolidou-se então a Associação de Amigos do Parque CEMUCAM - AAPC. Além da AAPC, o parque conta com a atuação do Conselho Gestor (implementado também em outros parques de São Paulo, Lei 15.910 de 27.11.2013), formado por representantes dos frequentadores (que participam voluntariamente), além do administrador do parque, Wagner Neves, funcionário da Prefeitura de São Paulo. Dentre as atribuições do Conselho Gestor estão a participação no planejamento, gestão, avaliação e controle da execução das atividades realizadas no parque. 

As reuniões do Conselho Gestor acontecem mensalmente e envolvem a discussão de aspectos técnicos, como o plantio de um novo corredor ecológico de árvores nativas, por exemplo, até demandas vindas da própria AAPC, como a solicitação de um Plano Diretor, documento que conterá as diretrizes do que pode ser feito na área do parque. Segundo Wagner Neves, que administra também outros 3 parques municipais de São Paulo, o Conselho Gestor do CEMUCAM é construtivo, parceiro, os membros são realmente “apaixonados pelo parque, não estão aqui para fazer política”. 

Já a AAPC é formada unicamente por frequentadores do parque. O grupo, atento às necessidades e a novos projetos, além das demandas ao Conselho Gestor, realiza também ações para arrecadar fundos. De acordo com Márcia Catunda, atual presidente, tinham eventos programados para 2020 para arrecadar recursos que seriam destinados a manutenções do parque que ficam de lado, por falta de verba disponível. Mas, devido à pandemia, foram adiados. 

Vários desafios já foram assumidos e superados graças a esse grupo ativo, cujos membros demonstram claramente o apreço que têm pelo parque. Em 2017, organizaram um mutirão, com a participação do Transition Granja Viana, e fizeram a limpeza das áreas do parque, que ficou desprovido de funcionários por falta de renovação de contrato de prestação de serviços. Geórgia Aquino, que faz parte da AAPC desde o início e é também membro do Conselho Gestor, conta com paixão “falar do parque é como falar de um filho”. Ela indicou o parque para receber uma geladeira literária, preparada com o maior carinho pelo Desperta Já Cotia.  A geladeira repleta de livros foi entregue dia 08.03.2020 (reveja aqui: https://granjaviana.com.br/coluna/de-olho-na-granja/noticias-boas) e continua fazendo a alegria dos frequentadores.  Outra iniciativa é preparar uma pista de corrida, já que Geórgia é ligada a grupos esportistas e está sempre antenada nestas novas possibilidades.

Sabem o que é melhor de tudo isso? Pessoas unidas por um ideal, por algo que acreditam e querem melhorar! Segundo Márcia, “o parque, além de ser um local importante de preservação da nossa mata atlântica e de refúgio para diversos animais, aproxima e envolve as pessoas com o meio ambiente, por isso são espaços fundamentais”. E Geórgia reforça: “queremos fazer com que as pessoas conheçam o parque, porque há moradores de Cotia e municípios vizinhos que não o conhecem”. A atuação desse grupo resume o que todos deveriam aprender na escola, conforme Nilson Machado menciona em seu livro “educar para a cidadania significa prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização desta participação motivada e competente, desta simbiose entre interesses pessoais e sociais, desta disposição para sentir em si as dores do mundo.”. 

E você, quer participar? Encontre o seu grupo, colabore com seu entorno. Só assim teremos um bairro melhor, uma cidade melhor, um lugar melhor para viver.

Faça parte do grupo da AAPC no Facebook:  https://www.facebook.com/groups/796561560358669

Machado, N. J. (2016). Educação. Autoridade, Competência e Qualidade. São Paulo -SP: Escrituras.

https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/morar/2017/12/1943767-moradores-de-cotia-se-unem-para-cuidar-do-parque-cemucam.shtml

https://leismunicipais.com.br/a/sp/s/sao-paulo/lei-ordinaria/2013/1591/15910/lei-ordinaria-n-15910-2013-dispoe-sobre-a-criacao-e-organizacao-de-conselhos-gestores-dos-parques-municipais

(Fotos tiradas antes da pandemia)


Veja mais

Vamos ajudar?
Projeto Inspire
Projeto Inspire
Protetoras Independentes
A solidariedade continua
Casa do Moinho
Unidos por Carapicuíba
Histórias inspiradoras
Ações solidárias
Notícias boas
Movimentos Cidadãos
Movimentos Cidadãos
A jovem Greta
Eleições 2006

 


Marise Barbosa Uemura

Marise é  Professora de empreendedorismo, pesquisadora e doutoranda em Administração de Empresas na FEAUSP. Moradora da Granja há 15 anos, acredita na educação e na prática da cidadania para transformar realidades. Como ativista social e ambiental, luta por um planeta mais sustentável e por uma Granja melhor para os granjeiros. “A melhoria de nosso entorno depende de nós! Juntos somos mais fortes!”

Pesquisar




X



























© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR